Nesta atividade prática, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental se tornarão pequenos cientistas, explorando o ambiente escolar, como o jardim e o pátio, para observar e registrar fenômenos naturais ou objetos interessantes que chamem sua atenção. Após a fase de exploração, os estudantes se reunirão em grupos para discutir suas observações e escolherão uma dentre elas para investigar mais a fundo. Esta investigação incluirá a formulação de perguntas sobre o fenômeno ou objeto selecionado e a busca por informações com o auxílio do professor. Posteriormente, cada grupo planejará e produzirá um pequeno relato de sua investigação, onde descreverão o processo de observação, as hipóteses levantadas durante a exploração e as conclusões alcançadas ao final. Estes relatos serão apresentados para toda a turma e expostos em um mural na sala de aula, possibilitando a integração das áreas de Ciências da Natureza e Língua Portuguesa através do desenvolvimento de habilidades de escrita, observação e pesquisa científica, em um contexto de aprendizagem significativa e lúdica.
O objetivo desta atividade é promover a curiosidade científica nos alunos, estimular a observação atenta do mundo ao redor, desenvolver habilidades de comunicação escrita e oral e incentivar o trabalho em equipe. Os alunos aprenderão a planejar e executar pequenas investigações, a levantar hipóteses, buscar informações de forma guiada e a organizar suas descobertas em relatos escritos. Além disso, exercitarão a habilidade de ouvir os colegas e apresentar seu trabalho, valorizando as diversas observações e interpretações do mesmo fenômeno ou objeto.
A integração da exploração do ambiente e de investigação científica com práticas de escrita e apresentação oral permite a criação de um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo. Os alunos poderão explorar e se conectar com o mundo natural de uma forma direta, aplicando conceitos de Ciências da Natureza em contextos reais e desenvolvendo simultaneamente suas habilidades de leitura, escrita e comunicação eficaz. Esse processo valoriza a aprendizagem baseada em projetos e a interdisciplinaridade, essenciais para a formação integral dos estudantes.
Utilizaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos como metodologia ativa, promovendo uma abordagem investigativa e colaborativa. Os alunos, ao explorarem o ambiente escolar e escolherem objetos ou fenômenos para investigar, estarão engajados em um processo de aprendizagem significativa. Eles serão incentivados a fazer questionamentos, realizar observações detalhadas, colaborar com os colegas na busca por respostas e na construção conjunta do conhecimento. A escrita do relato de investigação e a apresentação dos resultados também são etapas fundamentais que estimulam a reflexão e aprimoram a comunicação e expressão dos estudantes.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a exploração do ambiente escolar e a discussão inicial sobre as observações. Na segunda aula, os alunos trabalharão na produção dos relatos e preparação das apresentações.
A avaliação será formativa e processual, levando em consideração a participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade, desde a exploração do ambiente até a apresentação dos relatos. Observaremos o envolvimento e colaboração no grupo, a capacidade de realizar observações detalhadas, a habilidade de formular perguntas e buscar informações, a qualidade do relato escrito, considerando a clareza, a estruturação das ideias e a originalidade, e, por fim, a eficácia na comunicação durante as apresentações. Exemplos de comportamentos positivos incluem iniciativa para explorar, cooperação com os colegas, esforço na busca por informações e empenho na preparação dos relatos e apresentações.
Serão utilizados cadernos ou fichas para o registro das observações e anotações iniciais, materiais para a escrita e elaboração dos relatos, como papel, canetas e lápis, e recursos multimídia para as pesquisas, como acesso à internet sob supervisão do professor. Também serão empregados materiais para a montagem do mural de apresentação, como cartolina, tesoura, cola e marcadores. Esses recursos visam apoiar os alunos na documentação de suas descobertas e na comunicação de suas investigações, estimulando a criatividade e a expressão.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula