Roda de Leitura: Contos de Profissões

Desenvolvida por: Andrei… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita, Leitura, Oralidade

A atividade Roda de Leitura: Contos de Profissões destina-se a alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, visando explorar o mundo das profissões por meio de contos lidos pelo professor. Durante a atividade, o professor narrará contos curtos sobre diversas profissões, estimulando a imaginação e a curiosidade dos alunos. Após cada leitura, haverá um momento de discussão, onde os alunos compartilharão suas impressões, identificarão novos vocabulários e refletirão sobre as profissões apresentadas. Como parte do desenvolvimento da escrita e da oralidade, os alunos serão convidados a escolher uma profissão que os interessa, escrevendo e desenhando sobre ela. Este exercício visa não apenas à prática da escrita autônoma, mas também ao incentivo de habilidades sociais, como a partilha de ideias e o respeito pelas opiniões dos colegas. A atividade está alinhada com os objetivos de alfabetização da BNCC, promovendo leitura, interpretação, produção escrita e trabalho em equipe, além de fomentar o autoconhecimento e a empatia.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são promovidos através da integração de habilidades cognitivas e socioemocionais. Levando em consideração a faixa etária e o nível de desenvolvimento dos alunos do 2º ano, o foco está em desenvolver a compreensão de textos, enriquecer o vocabulário, estimular a produção escrita autônoma e promover habilidades de interpretação e análise crítica. A interação em grupo fortalece o respeito e a empatia entre os alunos, capacidades essenciais nesta etapa da educação, além de incentivar o gosto e a curiosidade pela leitura e exploração de novas ideias. Cada um desses objetivos alinha-se às diretrizes da BNCC para a formação integral dos alunos nesta etapa de escolaridade.

  • Compreender e interpretar textos narrativos orais.
  • Enriquecer o vocabulário relacionado a diferentes profissões.
  • Produzir pequenos textos escritos de forma autônoma.
  • Desenvolver a capacidade de expressar opiniões e respeitar diferentes pontos de vista.
  • Estabelecer conexões entre as histórias e o imaginário pessoal dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP08: Reconhecer e utilizar vocabulário próprio de áreas de interesse.
  • EF15LP05: Produzir textos escritos que contemplem segmentos narrativos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está centrado na exploração literária de contos e profissões, na prática da escrita e oralidade, respeitando a progressão dos alunos na compreensão e expressão de ideias. O uso de narrativas curtas facilita a internalização de novos vocabulários e conceitos, enquanto a produção escrita promove o desenvolvimento da autonomia e da organização lógica das ideias. A troca de ideias em grupo desenvolve habilidades de diálogo e discussão, importantes para o crescimento pessoal e acadêmico.

  • Leitura de contos sobre profissões.
  • Discussão de vocabulário e conceitos novos.
  • Produção escrita sobre profissão de interesse.
  • Troca de ideias em grupo.
  • Desenvolvimento de habilidades orais.

Metodologia

A metodologia aplicada alia escuta, leitura, escrita e produção oral, utilizando uma abordagem centrada no aluno. A narrativa de contos será feita de forma envolvente, estimulando a curiosidade e o interesse dos alunos, que, posteriormente, são incentivados a debater e expressar suas opiniões e aprender colaborativamente. A atividade escrita é desenhada para ajudar os alunos a organizar seus pensamentos e comunicar ideias de forma clara e coesa. Esta abordagem incentiva a aprendizagem ativa, onde o aluno participa diretamente do processo de aprendizagem, de modo a promover desenvolvimento cognitivo e social.

  • Leitura compartilhada de contos.
  • Discussões em grupo.
  • Produção autônoma de textos.
  • Desenvolvimento de vocabulário.
  • Expressão oral de ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para esta atividade é planejado para ser executado em uma única aula de 60 minutos, o que permite uma abordagem aprofundada porém compacta da atividade. O tempo é dividido entre leitura, discussão e atividade escrita, garantindo assim um equilíbrio entre a escuta, interação e produção individual. Cada segmento foi cuidadosamente planejado para maximizar o engajamento dos alunos e assegurar que os objetivos da aula sejam claramente atingidos dentro do tempo alocado.

  • Aula 1: Início com a contextualização e objetivo da atividade. Leitura e discussão de contos sobre profissões. Realização da atividade escrita e apresentação dos trabalhos pelos alunos.
  • Momento 1: Contextualização e Apresentação do Objetivo (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e estabelecendo o objetivo da atividade. Explique que irão explorar o mundo das profissões através de contos e atividades criativas. É importante que você conquiste a atenção dos alunos logo no início, por exemplo, perguntando sobre quais profissões eles conhecem e o que os atrai nelas. Use essa fase para situar os alunos no tema e fomentar a curiosidade.

    Momento 2: Leitura de Contos sobre Profissões (Estimativa: 20 minutos)
    Escolha um ou dois contos curtos sobre profissões e leia em voz alta para os alunos. Durante a leitura, faça pausas estratégicas para explicar palavras novas ou complexas e permitir que as crianças façam perguntas. Observe se há engajamento visual e verbal dos alunos, incentivando-os a interagir com a história. Ao final da leitura, discuta brevemente sobre os contos, perguntando o que eles acharam interessante ou surpreendente.

    Momento 3: Discussão Coletiva (Estimativa: 10 minutos)
    Forme um círculo com os alunos para uma discussão coletiva sobre os contos lidos. Permita que os alunos compartilhem suas impressões e expressem suas opiniões sobre as profissões apresentadas. Encoraje o respeito pelas opiniões alheias. Aproveite para revisar o vocabulário e os conceitos novos que surgiram durante a leitura. Avalie a capacidade dos alunos em expressar-se e em relacionar as histórias com suas próprias experiências.

    Momento 4: Atividade Escrita e Ilustração (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que escolham uma profissão de interesse e criem uma pequena peça escrita e uma ilustração sobre ela. Forneça papéis e lápis de cor para essa atividade. Oriente-os a escreverem uma frase ou pequeno parágrafo e a completarem com um desenho representando a profissão escolhida. Circule pela sala para oferecer ajuda e esclarecimentos, avaliando o desenvolvimento de escrita autônoma e criatividade.

    Momento 5: Apresentação dos Trabalhos (Estimativa: 5 minutos)
    Organize um momento rápido para que os alunos apresentem suas produções para a turma. Essa atividade irá fomentar a autoconfiança e habilidades de expressão oral. Incentive que eles falem sobre o que desenharam e porque escolheram tal profissão. Avalie o uso do novo vocabulário e a capacidade de expressar e defender suas ideias.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não tenha sido identificado nenhum aluno com condição específica, é importante ficar atento a possíveis dificuldades dos alunos durante a aula. Para os alunos que possuam dificuldades de leitura ou escrita, ofereça suporte extra, como o auxílio de um colega ou atividades adaptadas que priorizem a oralidade ou ilustração em vez de textos longos. Se algum aluno demonstrar dificuldade em participar das discussões, incentive-o gentilmente e valorize cada pequena contribuição. Esteja sempre disponível para redirecionar ou adaptar atividades conforme necessário, respeitando o ritmo de aprendizado de cada aluno.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada em observações durante a atividade, focando no engajamento, na participação dos alunos nas discussões e na produção dos textos. Metodologias diversificadas incluem observação direta e registros do envolvimento individual e coletivo dos alunos. O foco será no progresso individual e no desenvolvimento de habilidades de expressão e comunicação. Esta abordagem formativa permite adaptar a direção da aula em tempo real e fornece um feedback construtivo constante para o aluno. Exemplo prático: o professor poderá medir a compreensão dos alunos através do vocabulário usado em suas produções e na clareza com que eles expõem suas ideias.

  • Observação de participação e engajamento.
  • Análise da produção escrita.
  • Feedback contínuo e construtivo.
  • Adaptação conforme necessidade dos alunos.
  • Registros de progresso individual e coletivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade são simples, acessíveis e visam o engajamento dos alunos sem a dependência de tecnologia digital. Livros de contos, papéis e lápis de cor são utilizados para estimular a criatividade e apoiar o desenvolvimento das atividades práticas relacionadas à leitura e escrita. Estes materiais auxiliam na concretização das ideias, permitindo que os alunos explorem as suas capacidades criativas e de expressão, mantendo o ambiente de aprendizagem dinâmico e envolvente.

  • Livros de contos sobre profissões.
  • Papéis para produção escrita.
  • Lápis de cor para ilustrações.
  • Quadro para discussão em grupo.
  • Cartazes para nova aquisição de vocabulário.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos as exigências e desafios que os professores enfrentam diariamente, no entanto, estratégias de inclusão são essenciais para assegurar um ambiente justo e respeitoso para todos os alunos. Neste plano, sugerimos o uso de adaptações práticas para motivar a participação equânime. Materiais visuais e táteis, ao invés de recursos digitais, podem ser utilizados, o que é acessível e econômico. Para alunos que possam ter dificuldade em expressar-se verbalmente, o professor pode permitir que eles mostrem suas ideias por meio de desenhos ou símbolos. É importante manter um diálogo constante com os pais para apoiar a aprendizagem fora da sala de aula e promover práticas inclusivas dentro da escola. Incentivar a cooperação entre os alunos, como criar pares ou grupos de apoio, também pode ajudar a melhorar a interação social e o envolvimento de todos na atividade.

  • Adaptação de materiais visuais.
  • Permitir expressões por meio de desenhos.
  • Diálogo contínuo com os pais.
  • Criação de pares ou grupos para suporte.
  • Foco na participação equitativa.

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