Slogans Criativos: A Magia das Palavras

Desenvolvida por: Débora… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de Textos, Escrita (compartilhada e autônoma)

A atividade 'Slogans Criativos: A Magia das Palavras' busca introduzir os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao conceito de slogans, explorando sua função e importância em campanhas publicitárias. Na primeira aula, o objetivo é familiarizar os alunos com exemplos de slogans famosos, destacando suas características de impacto e brevidade. Já na segunda aula, as crianças estarão engajadas em uma atividade prática em grupos, onde criarão seus próprios slogans para uma campanha fictícia. Esse processo estimula não apenas a escrita criativa, mas também a colaboração, o respeito às ideias dos colegas e o trabalho em equipe. A prática de criar slogans usará materiais simples, como cartolinas e canetas coloridas, promovendo um ambiente de aprendizagem ativo e motivador.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam desenvolver competências essenciais na área de escrita e produção textual, alinhadas às diretrizes da BNCC. A atividade enfoca a habilidade de formular e expressar ideias de forma sintética e criativa, algo crucial para a compreensão da linguagem como meio de comunicação e expressão. O engajamento em grupos promove ainda o desenvolvimento de habilidades sociais, como cooperação e comunicação respeitosa. Ao final do processo, espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer a importância do uso preciso das palavras em contextos variados, compreendendo o impacto que um slogan eficaz pode ter em alcançar uma audiência.

  • Conceituar e identificar as características de um slogan.
  • Criar slogans originais de forma colaborativa.
  • Estimular o uso criativo e contextual da linguagem escrita.
  • Desenvolver habilidades sociais e de trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Desenvolver a escrita de palavras, tendo em vista a segmentação convencional, fundamentada na consciência fonológica, reconhecimento de unidades sonoras como letra/som, rimas e aliterações.
  • EF02LP04: Identificar o uso de sinais de pontuação como forma de organizar o texto e os sentidos que derivados do uso desses sinais, ampliando e compreendendo suas funções.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Slogans Criativos' aborda inicialmente a introdução ao conceito de slogans e suas funções na literatura de marketing e campanhas publicitárias. Este conteúdo é contextualizado no cenário do cotidiano dos alunos, através de exemplos de slogans conhecidos, permitindo que eles façam associações e compreendam a aplicação prática das palavras. Na sequência, o foco se desloca para a aplicação prática das ideias discutidas em sala de aula. Os alunos são convidados a aplicar conceitos aprendidos por meio da criação e discussão de slogans em grupos, o que reforça a aprendizagem coletiva e promove uma apreciação mais profunda e crítica das nuances da comunicação escrita.

  • Definição e função dos slogans.
  • Exemplos de slogans famosos.
  • Características de slogans eficazes.
  • Criação colaborativa de slogans.

Metodologia

A metodologia da atividade é baseada em metodologias ativas que engajam os alunos de maneira prática e interativa, promovendo o protagonismo estudantil. Na primeira aula, será utilizada uma abordagem expositiva interativa, permitindo que os alunos explorem e discutam exemplos de slogans. Isso estimulará o pensamento crítico e a análise de textos curtos. Na segunda aula, a metodologia de 'mão-na-massa' centrada no aluno, será implementada para facilitar a criação de slogans em grupos. Essa abordagem promove a criatividade e a colaboração, oferecendo aos alunos a oportunidade de serem autores e críticos de seu próprio processo de aprendizagem.

  • Abordagem expositiva com interação em sala.
  • Atividade prática de criação em grupos.
  • Discussões e reflexões coletivas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é dividido em duas aulas de 50 minutos cada, o que proporciona tempo adequado para a compreensão teórica e a prática aplicada do conteúdo. Na primeira aula, o foco será a apresentação e discussão dos slogans. Esta abordagem permitirá que os alunos se familiarizem com as características-chave de slogans eficazes. A segunda aula será dedicada à atividade prática onde os alunos trabalharão em grupos para criar seus próprios slogans. Esta divisão em dois momentos assegura uma participação ativa dos alunos, promovendo tanto a aprendizagem individual quanto o desenvolvimento de habilidades interpessoais.

  • Aula 1: Introdução aos slogans e análise de exemplos.
  • Momento 1: Introdução ao Conceito de Slogans (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula apresentando o tema do dia: slogans. Explique de forma simples e objetiva o que são slogans e sua importância na publicidade. Utilize exemplos do cotidiano que os alunos possam conhecer, como slogans de marcas famosas. É importante que você use imagens e recursos visuais para capturar a atenção dos alunos. Observe se os alunos estão compreendendo o conceito básico e incentive perguntas e comentários.

    Momento 2: Análise de Slogans Famosos (Estimativa: 15 minutos)
    Projete ou distribua cartazes com slogans famosos (visualize para facilitar a compreensão). Divida a turma em pequenos grupos e atribua a cada grupo um ou dois slogans famosos. Peça que discutam quais características tornam esses slogans memoráveis. Circule pela sala, apoiando os grupos e oferecendo intervenções sempre que necessário. Permita que cada grupo compartilhe suas descobertas com o restante da turma. Utilize a participação e o engajamento dos alunos como indicadores de aprendizagem.

    Momento 3: Identificando Características de Slogans (Estimativa: 15 minutos)
    Com base nas discussões dos grupos, elabore coletivamente uma lista no quadro com as características identificadas pelos alunos sobre o que faz um slogan eficaz (por exemplo, simplicidade, impacto emocional, criatividade). Incentive os alunos a participarem ativamente na elaboração da lista. Use perguntas orientadoras para ajudar os alunos a refinar seu entendimento. Avalie se todos os alunos estão contribuindo e compreendendo através da observação e participação.

    Momento 4: Revisão e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Faça uma breve revisão dos principais conceitos discutidos durante a aula. Pergunte aos alunos o que acharam mais interessante sobre os slogans e se teriam alguma ideia de slogan. Permita que compartilhem essas ideias com a turma, criando um ambiente acolhedor para as contribuições. Reforce os pontos positivos e incentive a criatividade. Avalie a compreensão final dos alunos através da autoavaliação e feedback dos pares.

  • Aula 2: Criação de slogans em grupos e compartilhamento de ideias.
  • Momento 1: Revisão do Conceito de Slogans (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula com uma breve revisão do conceito de slogans discutido na aula anterior. Relembre aos alunos as características de um slogan eficaz, como simplicidade e impacto emocional. Utilize perguntas para engajar os alunos, como 'O que faz um slogan ser marcante?' e 'Alguém lembra de algum slogan famoso que discutimos?'. Essa revisão rápida prepara o terreno para a atividade prática.

    Momento 2: Introdução à Atividade de Criação (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos que eles irão se dividir em grupos para criar seus próprios slogans para uma campanha fictícia. Descreva como será a campanha (por exemplo, uma campanha para promover a leitura entre crianças). É importante que o tema da campanha seja algo que ressoe com o cotidiano e interesses dos alunos. Distribua os materiais necessários, como cartolinas e canetas coloridas. Estimule os alunos a pensarem de forma criativa e a colaborarem com os colegas.

    Momento 3: Atividade em Grupo - Criação dos Slogans (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente que os alunos se dividam em grupos pequenos e escolham um líder para coordenar as ideias. Incentive-os a discutir e anotar diferentes ideias antes de decidirem sobre o slogan final. É importante que todos os integrantes do grupo participem do processo criativo. Circule pela sala, oferecendo apoio e fazendo perguntas que ajudem a direcionar o raciocínio dos alunos, como 'O que vocês querem comunicar com esse slogan?' e 'Como podemos tornar essa frase mais impactante?'. Avalie a participação de cada aluno observando o envolvimento e a colaboração durante o trabalho em grupo.

    Momento 4: Apresentação e Compartilhamento de Ideias (Estimativa: 10 minutos)
    Convide os grupos a apresentarem seus slogans ao restante da turma. Cada grupo deve explicar brevemente o processo de criação e o significado por trás do slogan escolhido. Promova um ambiente acolhedor para o compartilhamento, elogiando o trabalho de cada grupo e incentivando o feedback construtivo entre os pares. Use essa sessão para avaliar a compreensão dos alunos sobre os conceitos trabalhados e sua capacidade de trabalhar em equipe.

    Momento 5: Reflexão e Feedback Final (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula com uma reflexão coletiva sobre o que aprenderam e o que acharam da experiência de criar slogans. Pergunte aos alunos quais estratégias acharam mais eficazes para a criação dos slogans e se têm sugestões para melhorar a atividade. Essa é uma oportunidade para que pratiquem a autoavaliação e forneçam feedback aos colegas.

Avaliação

A avaliação será feita por meio de uma combinação de autoavaliação, observação pelo professor e feedback entre pares. O objetivo primordial é avaliar a compreensão e aplicação criativa dos conceitos relacionados aos slogans. Os critérios de avaliação incluem a originalidade do slogan, sua clareza e o trabalho colaborativo no grupo. A diversidade das avaliações permite adaptações para alunos com necessidades específicas, focando em seus pontos fortes e desafios individuais. Através do feedback construtivo, o professor poderá oferecer suporte contínuo, incentivando a reflexão sobre o processo e o resultado final. Por exemplo, cada grupo pode apresentar seu slogan para a turma, explicando suas escolhas de linguagem e o impacto pretendido.

  • Autoavaliação de compreensão e contribuição.
  • Observação direta e feedback do professor.
  • Feedback entre pares sobre o trabalho final.

Materiais e ferramentas:

Para o desenvolvimento da atividade serão necessários recursos simples e facilmente acessíveis, que estimulam a criatividade e o trabalho em equipe. Estes recursos incluem materiais como cartolinas, canetas coloridas e imagens inspiradoras, que ajudam a ilustrar as ideias. Ferramentas tecnológicas também podem ser usadas, caso estejam disponíveis, para enriquecer a apresentação final dos slogans, por exemplo através de apresentações em slides. A escolha destes materiais foi feita de forma a garantir a participação inclusiva de todos os alunos, permitindo adaptações conforme necessário e incentivando o uso criativo dos recursos disponíveis.

  • Cartolinas e canetas coloridas.
  • Imagens temáticas para inspiração.
  • Projetor e computador (opcional).

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos os desafios enfrentados pelos professores ao lidar com as diversas necessidades dos alunos, e oferecemos sugestões de estratégias de inclusão acessíveis para esta atividade. Para alunos com TDAH, sugerimos a divisão das tarefas em etapas menores, com pausas regulares para manter o foco. Alunos com autismo podem se beneficiar de instruções claras, com apoio visual, e, se apropriado, de uma breve rotina antes das atividades em grupo. Estudantes com deficiência intelectual podem participar de forma significativa através da simplificação das tarefas, fornecendo exemplos concretos e usando reforço positivo constante. Essas adaptações não oneram financeiramente e garantem que todos os alunos tenham uma experiência de aprendizagem inclusiva e equitativa.

  • Divisão de tarefas em pequenas etapas para TDAH.
  • Instruções claras e apoio visual para alunos com TEA.
  • Simplificação de tarefas e reforço positivo para deficiência intelectual.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo