Solução de Problemas com Palavras

Desenvolvida por: Vaneci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de textos

A atividade é desenhada para estimular a escrita criativa e a empatia entre alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão problemas fictícios baseados em situações cotidianas do ambiente escolar, como dividir brinquedos ou esperar a vez. Cada grupo deverá escrever uma pequena história que descreva o problema apresentado e uma solução positiva para ele. Essa atividade pretende promover o trabalho colaborativo, a habilidade de resolver conflitos de maneira pacífica e a capacidade de expressão escrita em um contexto significativo, que espelha o dia a dia das crianças. Ao término, as histórias criadas serão compartilhadas com toda a turma, permitindo uma discussão aberta sobre as diferentes soluções e abordagens, incentivando a reflexão sobre questões de convivência e empatia.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta aula é promover o desenvolvimento das habilidades de produção textual, expressão escrita e resolução de problemas de forma coletiva. A atividade almeja também fomentar habilidades socioemocionais, como empatia e cooperação. Os alunos aprenderão a trabalhar em equipe, articulando ideias de forma criativa e coerente, o que contribuirá para o desenvolvimento de competências essenciais mencionadas na BNCC. A cooperação entre pares e a empatia desempenham papel central na construção de uma cultura de respeito mútuo e compreensão no ambiente escolar.

  • Desenvolver a habilidade de escrita criativa e coerente.
  • Estimular a resolução pacífica de conflitos.
  • Favorecer o trabalho colaborativo e a empatia entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP17: Planejar e produzir textos com finalidade e destinatário definidos.
  • EF12LP18: Revisar texto com a colaboração dos colegas e professores, considerando o planejamento textual.
  • EF12LP19: Socializar o texto produzido com outros alunos, levando sempre em consideração quem irá ler o texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na produção de textos orais e escritos, abordando a estrutura e a linguagem adequada para narrar histórias que envolvam a resolução de conflitos do cotidiano escolar. Os alunos são incentivados a identificar problemas, articular soluções criativas e compartilhar seus textos, enriquecendo o repertório linguístico e o pensamento crítico, indispensáveis para a progressão nas etapas seguintes do ensino. Este conteúdo promove o fortalecimento das habilidades de comunicação interpessoal, fundamentais para a convivência social e o desenvolvimento pessoal.

  • Produção e revisão de textos narrativos.
  • Trabalho colaborativo em grupos.
  • Apresentação oral e discussão de ideias.

Metodologia

A metodologia incorpora atividades práticas de escrita colaborativa e apresentação oral para estimular o engajamento dos alunos. Em grupo, os alunos trabalham em problemas fictícios que demandam soluções criativas, previamente discutidas entre os pares. Sem uma metodologia ativa formalmente definida, o foco está em permitir que os estudantes conduzam sua aprendizagem em um ambiente que fomente a autonomia e o pensamento crítico, integrando práticas de feedback e discussão coletiva para reflexões profundas sobre as narrativas criadas.

  • Escrita colaborativa em pequenos grupos.
  • Apresentação e discussão de histórias em círculo.
  • Atividades de feedback entre pares.

Aulas e Sequências Didáticas

O plano de aula será executado em uma aula de 60 minutos. Durante essa aula, os alunos terão tempo para ouvir a apresentação do problema, trabalhar em soluções criativas em grupos e compartilhar suas narrativas com a turma. O cronograma foi planejado para acomodar tempo suficiente para cada etapa da atividade, permitindo uma experiência de aprendizagem tranquila e integrada, onde os alunos possam receber feedback construtivo e participar de discussões.

  • Aula 1: Atividade de escrita colaborativa, criação de histórias e discussão em grupo.
  • Momento 1: Introdução à Atividade e Formação dos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente a atividade para os alunos, explicando que irão trabalhar em grupos para criar uma história baseada em problemas cotidianos na escola. Explique a importância da empatia e da resolução pacífica de conflitos. Divida a turma em pequenos grupos, de acordo com a quantidade de alunos, garantindo que estejam equilibrados em termos de habilidades.

    Momento 2: Desenvolvimento da História em Grupo (Estimativa: 25 minutos)
    Oriente cada grupo a escolher um dos problemas fictícios apresentados. Incentive-os a discutir como seria a situação e possíveis soluções positivas. Permita que cada aluno contribua com ideias. É importante que o professor circule entre os grupos, oferecendo suporte e incentivando todos a participar. Observe se os alunos estão colaborando efetivamente e incentive a expressão criativa e respeitosa entre eles.

    Momento 3: Revisão e Ilustração das Histórias (Estimativa: 15 minutos)
    Peça que os grupos revisem suas histórias para garantir clareza e coerência. Forneça lápis e marcadores coloridos para que ilustrar suas histórias no papel. Durante a revisão, auxilie os alunos a organizarem suas ideias e sugira melhorias quando necessário. A intenção é que as histórias sejam claras e visualmente atraentes.

    Momento 4: Apresentação e Discussão em Círculo (Estimativa: 10 minutos)
    Organize a turma em círculo e peça que cada grupo apresente sua história. Depois de cada apresentação, abra para comentários breves dos colegas, destacando as soluções criativas apresentadas. Incentive a reflexão sobre as diferentes abordagens e escolhas feitas. Faça anotações das interações para futuros feedbacks.

Avaliação

A avaliação será formativa e incluirá observação direta, revisão dos textos produzidos e participação nas discussões. O objetivo é avaliar a habilidade dos alunos em produzir uma narrativa coerente e criativa, enquanto colaboram efetivamente com seus pares. Os critérios de avaliação incluem a clareza da solução apresentada no texto, coesão e cooperação entre grupo. Por exemplo, cada grupo poderá apresentar sua história para a turma, enquanto o professor observa a dinâmica do grupo, oferece feedback e incentiva o autoconhecimento, além de ajustar suas estratégias de ensino conforme necessário. Flexibilidade na adaptação dos critérios e no feedback formativo garante a inclusão de alunos com diferentes necessidades, promovendo uma aprendizagem inclusiva e equitativa.

  • Observação e anotação das interações dos grupos.
  • Análise dos textos quanto à clareza, criatividade e coesão.
  • Feedback formativo para melhorar a produção textual.

Materiais e ferramentas:

Os recursos educacionais para esta atividade incluem materiais básicos, como papel, lápis, marcadores coloridos e quadros brancos para exposição das histórias e feedback. Optou-se por recursos de fácil acesso, que não exigem grandes adaptações. O foco está na instrumentalização pedagógica com materiais familiares e acessíveis, que estimulem a criatividade e a expressão dos alunos, respeitando a equidade e a inclusão. Ferramentas simples são empregadas para facilitar a produção e interação, promovendo um ambiente de aprendizagem criativo e colaborativo.

  • Papéis para a criação dos textos.
  • Lápis e marcadores coloridos para ilustração.
  • Quadros brancos para a apresentação das histórias.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o esforço e dedicação dos professores no ambiente escolar, e compreendendo as exigências diárias que enfrentam, propomos recomendações que busquem garantir que todos os alunos participem ativamente da atividade sem custos adicionais. A personalização das atividades com suporte individualizado, quando necessário, garante que cada aluno seja encorajado a compartilhar suas ideias. Além disso, o enfoque em um ambiente inclusivo e diversificado ecoa nos valores da empatia e respeito à diversidade. Sendo assim, estratégias de apoio, materiais acessíveis e adaptações simples formam um arcabouço eficaz e adaptativo de inclusão, acomodando as várias formas de participação e aproveitamento.

  • Uso de materiais acessíveis e de baixo custo.
  • Adaptação do cronograma para assegurar tempo de participação a todos.
  • Suporte individualizado para alunos com dificuldades específicas.

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