Viagem Literária com Milton Nascimento

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura, escrita e interpretação de texto através da música

A atividade 'Viagem Literária com Milton Nascimento' busca proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental uma imersão no universo poético e musical de Milton Nascimento, estimulando o desenvolvimento da leitura, escrita, escuta ativa e interpretação textual. Inicialmente será feita a apresentação de algumas canções de Milton Nascimento, selecionadas com antecedência pelo professor, que conduzirá uma escuta ativa. Os alunos serão incentivados a ouvir atentamente e, em seguida, participarão de uma discussão guiada pelo professor para identificar palavras-chave, metáforas e mensagens nas letras das músicas. Esta etapa destina-se a fomentar a leitura crítica e a interpretação de texto. Na sequência, os estudantes se dividirão em grupos para criar pequenos textos, poesias ou narrativas, inspirados nas emoções e temas abordados nas canções. Esta atividade prática permitirá aos alunos exercitar a produção textual de forma compartilhada, aplicando os conceitos trabalhados anteriormente. Através desta metodologia, os alunos também serão introduzidos a elementos da cultura brasileira, utilizando a música como ferramenta educativa para explorar linguagem, arte e emoção.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivo fomentar habilidades de leitura crítica, escrita criativa e interpretação de texto nos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, por meio da exploração do repertório de Milton Nascimento. Almejamos que os estudantes desenvolvam a capacidade de escuta ativa, identificando e analisando elementos como palavras-chave e metáforas nas letras das músicas. Outro objetivo é estimular a produção textual compartilhada, onde cada aluno poderá contribuir com suas ideias e emoções, favorecendo a cooperação e a criatividade. Espera-se, ainda, que os alunos ampliem seus conhecimentos sobre a cultura brasileira, valorizando a música como expressão artística e meio de comunicação.

  • Desenvolver a escuta ativa e a leitura crítica.
  • Identificar palavras-chave, metáforas e mensagens em textos musicais.
  • Exercitar a produção textual colaborativa.
  • Estimular a criatividade e a expressão pessoal.
  • Ampliar o conhecimento sobre a cultura brasileira.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF02LP04: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
  • EF02LP14: Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo a ser abordado nesta atividade engloba a apreciação musical, leitura crítica, interpretação textual e produção de textos inspirados em letras de músicas. Os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes formas de linguagem e expressão através da música, aprender sobre estrutura textual e desenvolver habilidades de escrita criativa e colaborativa. A atividade está alinhada ao currículo do 2º ano do Ensino Fundamental e buscará integrar conhecimentos de Língua Portuguesa com a sensibilidade artística e cultural.

  • Escuta ativa de música
  • Leitura e interpretação de letras de música
  • Produção textual colaborativa
  • Elementos da música (ritmo, melodia e harmonia)
  • Cultura e história da música brasileira

Metodologia

Utilizando metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, a proposta fomenta a interação, colaboração e participação ativa dos estudantes. Iniciará com a exploração das músicas, seguida de análise colaborativa em grupo, culminando na criação de textos inspirados pelas canções. Essa abordagem prática facilita o aprendizado significativo, promovendo o engajamento e favorecendo a assimilação de conteúdos de forma lúdica e contextualizada.

  • Apresentação de canções de Milton Nascimento
  • Roda de debate sobre os temas das músicas
  • Trabalho em grupo para produção de textos
  • Aprendizagem baseada em jogos: dinâmicas de associação de ideias e palavras

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será feita a exploração e discussão das músicas. Na segunda aula, os alunos trabalharão na produção dos textos, culminando na apresentação de suas criações.

  • Aula 1: Apresentação e análise musical - 50 minutos
  • Aula 2: Produção textual e compartilhamento - 50 minutos

Avaliação

A avaliação consistirá na análise da participação ativa dos alunos durante as atividades de escuta e debate, bem como na avaliação dos textos produzidos em grupo. Será avaliado o engajamento dos alunos, sua capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade e aderência ao tema proposto nas suas produções textuais. Será valorizada a originalidade, o uso adequado da linguagem e a capacidade de expressar ideias e emoções influenciadas pelas canções. Exemplos de critérios específicos de avaliação podem incluir a coesão e coerência dos textos, o respeito às características do gênero proposto e a habilidade de utilizar vocabulário e estruturas textuais aprendidas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como sistema de som para reprodução das músicas, acesso à Internet para pesquisa e visualização de letras, materiais de papelaria para anotações e composição dos textos (papel, canetas, lápis), além de projetor (opcional) para exibição de vídeos sobre a vida e obra de Milton Nascimento. Estes recursos permitirão uma experiência de aprendizado dinâmica e imersiva, dando suporte à execução das atividades propostas.

  • Sistema de som
  • Computador com acesso à Internet
  • Materiais de papelaria (papel, canetas, lápis)
  • Projetor e tela (opcional)
  • Cópias das letras de músicas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo