Aventura dos Contos de Fadas

Desenvolvida por: Cleide… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Criativa e Oralidade

Nesta atividade, intitulada 'Aventura dos Contos de Fadas', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo dos contos de fadas por meio de um projeto prático e colaborativo. A atividade começa com a leitura de contos clássicos, como 'Cinderela' e 'Os Três Porquinhos', para destacar suas características principais, como elementos mágicos, personagens protagonistas e antagonistas, cenários encantadores e lições morais. No decorrer das aulas, os alunos irão trabalhar em grupos pequenos para criar suas próprias histórias, fortalecendo habilidades de escrita, colaboração e pensamento crítico. Este projeto promove a criatividade ao mesmo tempo que possibilita que os alunos pratiquem a oralidade ao compartilhar suas histórias com a turma, permitindo um feedback construtivo que incentiva o desenvolvimento contínuo de suas habilidades narrativas e sociais. O plano pedagógico está desenhado para ser inclusivo, garantindo que alunos com diferentes necessidades, como aqueles com transtorno do espectro autista (Nível 1), possam participar plenamente e se beneficiar das atividades educacionais propostas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade visam principalmente incentivar a imaginação e o desenvolvimento narrativo dos alunos, alinhando-se às competências comunicativas previstas pela BNCC para o Ensino Fundamental. Os alunos serão capacitados a identificar e descrever elementos típicos dos contos de fadas, enquanto desenvolvem habilidades para criar e organizar suas ideias em uma sequência lógica e coerente. Além disso, eles serão estimulados a discutir e expressar opiniões sobre as histórias lidas e criadas, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e encorajador. Estas atividades não apenas visam melhorar a escrita e a leitura, mas também integrar práticas de oralidade que são essenciais à formação integral dos estudantes.

  • Incentivar a criatividade e a imaginação através da criação de contos de fadas.
  • Desenvolver a habilidade de identificar elementos narrativos típicos dos contos de fadas.
  • Fomentar a escrita estruturada e coerente em sequências lógicas.
  • Promover a oralidade e a capacidade de receber e dar feedback construtivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP01: Reconhecer diferentes gêneros textuais, como contos de fadas.
  • EF35LP02: Planejar e produzir textos narrativos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é cuidadosamente elaborado para cobrir aspectos fundamentais da escrita e oralidade conforme orientações da BNCC. Através de atividades práticas e interativas, os alunos terão a oportunidade de reconhecer e aplicar elementos narrativos essenciais nos contos de fadas, como personagens arquetípicos e ciclos narrativos repetitivos. Além disso, o programa contempla práticas de leitura crítica e reflexiva, incentivando a comparação de diferentes histórias e a avaliação de seus elementos constitutivos. Ao longo do processo de criação de suas histórias, os alunos são guiados a utilizar técnicas de ortografização e coesão textual, facilitando assim o desenvolvimento de suas habilidades de escrita e leitura.

  • Leitura e análise de contos de fadas clássicos.
  • Identificação de elementos narrativos recorrentes em contos.
  • Planejamento e escrita de textos narrativos.
  • Técnicas de ortografização e coesão textual.

Metodologia

A metodologia adotada é centrada no aluno, promovendo o aprendizado ativo e colaborativo. Durante o desenvolvimento das atividades, os alunos são incentivados a trabalhar em grupos para criar seus próprios contos de fadas, participando de discussões e trocas de ideias que enriquecem o processo de aprendizagem. Valorizam-se práticas de ensino diferenciadas e adaptadas, especialmente para atender alunos com necessidades específicas. A estratégia de ensino utilizada integra leitura compartilhada, debates em sala e atividades práticas de escrita e reescrita, criando um ambiente de sala de aula onde o aluno é protagonista de sua própria aprendizagem. Tais práticas têm um enfoque significativo no desenvolvimento das competências de leitura, escrita e oralidade, aliadas ao fortalecimento das habilidades socioemocionais dos alunos.

  • Leitura compartilhada de contos de fadas clássicos.
  • Debates em sala sobre elementos narrativos.
  • Criação coletiva e apresentação de contos próprios.
  • Atividades práticas de reescrita e feedback.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado em três aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos irão explorar diferentes contos de fadas através de leitura compartilhada e discussão das principais características desses textos. Na segunda aula, os alunos formarão grupos e dedicarão seu tempo ao planejamento e início do processo de criação de seu próprio conto de fadas. Finalmente, na terceira aula, os alunos compartilharão suas histórias com a turma, promovendo a prática da oralidade e permitindo um espaço para feedback construtivo. Esta estrutura permite que os alunos não apenas desenvolvam suas habilidades de leitura e escrita, mas também aprimorem aptidões sociais como trabalho em equipe e comunicação efetiva.

  • Aula 1: Leitura e discussão de contos de fadas clássicos.
  • Momento 1: Introdução ao Mundo dos Contos de Fadas (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula saudando os alunos e explicando o objetivo da atividade: explorar o mundo encantador dos contos de fadas. Permita que os alunos compartilhem rapidamente alguns contos de fadas que conhecem. Escolha um ou dois contos clássicos para a leitura conjunta, destacando que a análise será feita com base nos elementos narrativos desses contos.

    Momento 2: Leitura Compartilhada (Estimativa: 20 minutos)
    Leia em voz alta um conto de fadas clássico, como 'Cinderela'. Durante a leitura, faça pausas para discutir com os alunos os elementos narrativos e personagens apresentados. Pergunte ao grupo suas impressões sobre os personagens e os desafios enfrentados por eles. Observe se todos estão acompanhando a leitura e intervenha se necessário, solicitando a participação dos alunos para garantir o entendimento.

    Momento 3: Discussão dos Elementos Narrativos (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em grupos pequenos e peça que façam uma lista dos elementos identificados na história, como personagens, cenários e lições morais. Permita que um representante de cada grupo compartilhe suas descobertas. Dê feedback positivo e acrescente informações quando necessário. Avalie a compreensão dos alunos pela participação e coerência nas discussões.

    Momento 4: Síntese e Fechamento (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna novamente a turma e faça uma síntese dos pontos principais discutidos. Incentive os alunos a refletirem sobre como esses elementos podem ser utilizados na criação de suas próprias histórias nas próximas aulas. Conduza um breve feedback perguntando o que aprenderam de novo e o que acharam mais interessante sobre a aula de hoje.

  • Aula 2: Planejamento e início da criação de contos de fadas em grupos.
  • Momento 1: Revisão dos Elementos Narrativos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando os elementos dos contos de fadas discutidos na aula anterior. Permita que os alunos compartilhem exemplos de personagens, cenários ou lições morais que os impressionaram. Use um quadro branco para listar essas características e ajude a fixá-las. É importante que reforce a estrutura narrativa básica de início, meio e fim, preparando os alunos para a criação de suas próprias histórias. Avalie a participação por meio da contribuição nas discussões.

    Momento 2: Divisão de Grupos e Planejamento (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos pequenos e explique que cada grupo irá planejar seu próprio conto de fadas. Ofereça materiais de papelaria e deixe disponível um aplicativo de escrita criativa, caso utilizem tablets ou computadores na escola. Oriente os alunos a começar listando seus personagens, cenário e a moral da história. Passe pelos grupos para auxiliar no processo de brainstorming, questionando e fornecendo feedback imediato. Observe se todos os grupos estão se organizando adequadamente e se as ideias estão coerentes.

    Momento 3: Início da Escrita do Conto (Estimativa: 20 minutos)
    Instruí-los a começar a redigir suas histórias, focando no primeiro parágrafo, que introduzirá o cenário e personagens principais. É importante que enfatize a linguagem clara e a estrutura lógica. Passe pelos grupos para prestar apoio individual ou em grupo, auxiliando na coesão das ideias. Sugira que pensem em detalhes mágicos para enriquecer os contos.

    Momento 4: Compartilhamento e Ajustes Iniciais (Estimativa: 5 minutos)
    Peça que um representante de cada grupo compartilhe o início de suas histórias com a turma. Incentive os demais alunos a darem feedback construtivo sobre o que ouviram, focando em pontos positivos e sugestões de melhoria. Avalie tanto a recepção do feedback quanto como as ideias irão ser ajustadas. Reforce a importância do trabalho em equipe e da escuta ativa.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com transtorno do espectro autista (Nível 1), é importante fornecer apoio visual, como cartazes com os elementos dos contos e fluxogramas para estrutura narrativa. Permita que esses alunos liderem ou participem de atividades de sua preferência dentro dos grupos, garantindo que o conforto pessoal não os impeça de colaborar. Incentive a expressão oral de ideias, mas ofereça alternativas, como a expressão através de ilustrações ou escrita, caso seja mais confortável. Esteja atento para mediar interações sociais, facilitando uma comunicação positiva e equilibrada entre os integrantes do grupo.

  • Aula 3: Apresentação de contos criados e feedback em grupo.
  • Momento 1: Preparação para as Apresentações (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula saudando os alunos e explicando o objetivo do dia: compartilhar e ouvir as histórias criadas por cada grupo. É importante que todos os alunos estejam cientes de que, além de apresentar, devem ouvir ativamente os colegas para fornecer feedback construtivo. Organize o espaço da sala para que todos possam ver e ouvir bem durante as apresentações. Se necessário, ofereça tarefas específicas para o aluno com TEA, como ajudar a preparar o espaço ou distribuir materiais, para envolver todos de alguma forma desde o início.

    Momento 2: Apresentação dos Contos de Fadas Criados (Estimativa: 25 minutos)
    Instrua cada grupo a apresentar seu conto de fadas, permitindo cerca de 5 minutos para cada apresentação. Durante as apresentações, observe se os alunos estão seguindo a estrutura narrativa dos contos de fadas, incluindo os elementos discutidos anteriormente. Dê atenção especial à clareza da comunicação e ao uso da linguagem. Oriente os alunos a usar recursos visuais, como desenhos ou cartazes, para auxiliar na narrativa, principalmente para apoiar a compreensão de alunos com diferentes estilos de aprendizagem.

    Momento 3: Feedback em Grupo (Estimativa: 10 minutos)
    Apos cada apresentação, permita que os alunos ofereçam feedback. Estimule um ambiente positivo onde o foco seja apontar aspectos que podem ser melhorados e elogiar o que foi bem feito. Reforce a empatia e o respeito durante as discussões. É importante que, ao final de cada rodada de feedback, você como professor faça uma breve síntese, destacando os pontos mais relevantes mencionados. Isso ajudará a fixar o aprendizado.

    Momento 4: Fechamento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Para encerrar, reúna a turma e discuta o que aprenderam com esta experiência de criação e apresentação. Incentive os alunos a refletirem sobre o processo de criação e o quanto o trabalho coletivo contribuiu para o desenvolvimento de suas histórias. Pergunte o que acharam mais fácil e mais desafiador durante a tarefa. Conclua valorizando o empenho e a criatividade de todos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para incluir o aluno com transtorno do espectro autista (Nível 1), forneça um roteiro visual das etapas das apresentações e feedbacks. Considere dar a ele a função de ajudar a cronometrar as apresentações, se isso for confortável para ele. Ofereça alternativas de participação, como apresentação de ilustrações que expressem suas ideias caso ele não se sinta à vontade para falar em público. Esteja atento para qualquer sinal de desconforto e ofereça apoio discreto quando necessário, garantindo um ambiente acolhedor e respeitoso para todos.

Avaliação

O processo avaliativo desta atividade será multidimensional, incorporando autoavaliação e avaliação por pares, além de observação contínua pelo professor. O objetivo é avaliar tanto o produto final - o conto de fadas criado - quanto os processos de aprendizado durante as atividades. Critérios como coerência narrativa, originalidade, ortografia e capacidade de trabalhar em equipe serão considerados. Um exemplo prático seria os alunos realizarem uma apresentação das suas histórias, enquanto os colegas oferecem feedback sobre aspectos como criatividade e clareza narrativa. Além disso, os alunos serão incentivados a autoavaliar seu progresso e desafios encontrados, promovendo a autoreflexão. Considerações serão feitas para adaptar critérios para alunos com necessidades especiais, garantindo que todos os alunos recebam feedback formativo e apoiador.

  • Avaliação contínua do envolvimento nas atividades.
  • Autoavaliação sobre o processo de escrita e desafios enfrentados.
  • Feedback coletivo sobre a apresentação e narrativa dos contos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para essa atividade serão focados em materiais que estimulem a criatividade e a interação dos alunos. Livros de contos de fadas, tanto impressos quanto em formato digital, serão utilizados para a leitura compartilhada e análise. Ferramentas online e aplicativos de escrita criativa podem ser introduzidos para motivar os alunos a digitalizar suas histórias, tornando-as mais acessíveis. O uso de quadros brancos e outros recursos visuais ajudará na organização das ideias e no planejamento das histórias. Além disso, disponibilizaremos materiais de papelaria para que os alunos possam esboçar seus roteiros e construir elementos físicos de suas narrativas, como personagens e cenários.

  • Livros de contos de fadas (impressos e digitais).
  • Aplicativos de escrita criativa.
  • Quadros brancos e recursos visuais.
  • Materiais de papelaria (canetas, papéis, etc.).

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos o imenso desafio que muitos professores enfrentam ao criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e queremos oferecer apoio através de estratégias práticas e acessíveis. Para incluir alunos com transtorno do espectro autista, propomos o uso de materiais visuais como apoios durante a atividade, como quadros com imagens e símbolos para facilitar a compreensão e o engajamento. Estabelecer uma rotina clara e oferecer explicações antecipadas sobre cada etapa da atividade também auxiliará na adaptação desses alunos. Técnicas de comunicação como o uso de sentença curtas e diretas, combinadas com um tom de voz calmo, serão essenciais, assim como a implementação de pausas regulares para permitir que esses alunos processem informações novas. Em caso de dificuldades, os professores devem estar atentos a sinais de sobrecarga sensorial e oferecer espaços tranquilos para que os alunos possam se recuperar. Colaboração estreita com a família é recomendada para ajustar e personalizar estratégias conforme necessário.

  • Uso de materiais visuais e simbólicos para suporte ao aluno.
  • Estruturação de rotinas claras e previsíveis.
  • Comunicação com frases curtas e diretas.
  • Monitoramento de sinais de sobrecarga sensorial.

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