Caça ao Tesouro das Palavras Encantadas

Desenvolvida por: Vaness… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Linguagem Oral e Escrita

A atividade Caça ao Tesouro das Palavras Encantadas visa estimular o interesse e a habilidade dos alunos em leitura, oralidade e escrita, de forma lúdica e interativa. Os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo receberá um mapa do tesouro contendo pistas feitas com palavras do vocabulário que já estudaram anteriormente. Essas pistas apresentarão pequenos desafios, que exigem dos alunos habilidades de leitura e compreensão das palavras. Uma vez encontrado o 'tesouro', que será um conjunto de palavras, os grupos devem se reunir novamente e utilizar essas palavras para criar e escrever uma história breve de forma cooperativa, reforçando tanto a escrita compartilhada quanto a correta ortografia. Este projeto permite consolidar o aprendizado através da prática, promovendo o trabalho em equipe e a troca de ideias.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no aprofundamento das habilidades de leitura e escrita dos alunos do 3º ano do ensino fundamental. Através de desafios práticos, as crianças exercitarão a leitura fluente, a compreensão textual e a ortografia correta, além de desenvolverem a habilidade de trabalhar colaborativamente. A atividade também encoraja os alunos a se expressarem de maneira criativa e lógica através da construção de narrativas, o que é crucial para o desenvolvimento pleno da competência em linguagem.

  • Estimular a leitura e compreensão de texto.
  • Reforçar a ortografia correta.
  • Desenvolver a habilidade de escrita colaborativa.
  • Promover a criatividade na formação de textos narrativos.

Habilidades Específicas BNCC

  • [EF15LP0

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca no desenvolvimento das competências leitora e escritora através de atividades práticas e colaborativas. Com a utilização de pistas que demandam leitura, os alunos terão a oportunidade de exercitar a compreensão das palavras estudadas e sua aplicação na construção de narrativas em grupo. Esta abordagem possibilita o reforço do vocabulário de forma significativa e contextualizada, além de estimular a criatividade individual e coletiva dos estudantes.

  • Leitura de palavras do vocabulário estudado.
  • Compreensão de pistas através de leitura.
  • Escrita cooperativa de narrativas.
  • Revisão e correção ortográfica em grupo.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade baseia-se no aprendizado ativo e colaborativo. Os alunos terão a oportunidade de interagir com seus colegas em busca de soluções para os desafios que lhes são apresentados, promovendo a socialização e o trabalho em equipe. A atividade também utiliza o método de ensino baseado em jogos, onde o aprendizado ocorre de forma lúdica e divertida, mantendo o engajamento dos alunos e despertando a curiosidade.

  • Trabalho em grupo para resolução de pistas.
  • Atividade prática baseada em jogos.
  • Criação cooperativa de histórias.
  • Discussão e revisão em grupo das atividades realizadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será claramente estruturado para assegurar que todos os alunos tenham tempo suficiente para compreender e participar de cada etapa do processo. Com uma carga total de 5 horas, serão conduzidas 6 aulas de 50 minutos cada. Este planejamento permitirá a introdução, desenvolvimento das atividades de campo, criação cooperativa e recapitulização. Cada segmento foi projetado para garantir uma máxima assimilação e envolvimento dos alunos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e organização dos grupos.
  • Aula 2: Início da caça ao tesouro - leitura e compreensão das pistas.
  • Aula 3: Continuação da procura e resolução dos desafios.
  • Aula 4: Conclusão da caça e reunião do tesouro.
  • Aula 5: Elaboração da história cooperativa.
  • Aula 6: Revisão, correção e apresentação das histórias.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em critérios claros e objetivos, que incluem a capacidade de leitura e compreensão das pistas, a contribuição individual em grupo, a criatividade e a coerência na escrita da narrativa final e a correção ortográfica. A avaliação será contínua e observará o envolvimento dos alunos durante todas as etapas da atividade. Exemplos práticos incluem observação da participação ativa nas discussões em grupo, qualidade das soluções propostas para os desafios de leitura e a originalidade e estrutura da história construída coletivamente.

Materiais e ferramentas:

Diversos recursos educacionais serão usados para apoiar esta atividade, incluindo materiais impressos e digitais. Cada grupo de alunos receberá um mapa do tesouro, preparado com pistas e desafios adequados ao seu nível de aprendizagem. Computadores ou tablets podem ser utilizados para auxiliar na escrita final das histórias, proporcionando uma introdução ao uso de tecnologias de escrita. Esses recursos, cuidadosamente escolhidos, visam fomentar o engajamento e a participação ativa das crianças.

  • Mapas do tesouro com palavras do vocabulário estudado.
  • Fichas com pistas para leitura.
  • Papéis e canetas para escrita de narrativas.
  • Equipamentos digitais como tablets ou computadores para revisão final das histórias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo