Caça-palavras Rimadas

Desenvolvida por: Patríc… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Rimas e Poesia

Nesta atividade interativa, 'Caça-palavras Rimadas', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão o objetivo de explorar o universo das rimas de forma criativa e colaborativa. Inicialmente, o professor distribuirá uma lista de palavras, organizadas por temas variados, para as duplas formadas pelos alunos. O principal desafio será criar juntos, pequenos poemas ou quadrinhas, utilizando as palavras fornecidas, com ênfase na criação de rimas autênticas e originais. Após a fase de escrita, as duplas apresentarão seus trabalhos para toda a classe, iniciando uma competição amistosa em busca das rimas mais criativas e expressivas. Esta atividade busca não apenas desenvolver a habilidade de rimar, um importante elemento da poesia, mas também fomentar o espírito de trabalho em equipe, a criatividade, e o desenvolvimento de habilidades linguísticas de forma lúdica e atraente.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na prática da criação literária através da poesia, com ênfase na rima como recurso estilístico. Visa desenvolver não apenas a capacidade dos alunos de identificar e produzir rimas, mas também estimular a criatividade, a reflexão sobre a linguagem e a habilidade de trabalhar em colaboração. Além disso, a atividade objetiva fomentar a apreciação pela literatura e pelas diversas possibilidades expressivas do idioma, incentivando a expressão pessoal e a comunicação efetiva.

  • Explorar a estrutura e a função da rima na poesia.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e expressão pessoal.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Fomentar a apreciação pela literatura e pelas artes linguísticas.
  • Praticar habilidades de apresentação e comunicação oral.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui o estudo da rima como elemento constitutivo da poesia, abordando suas funções estéticas e expressivas. Será abordada a estrutura de versos e estrofes, e como as rimas contribuem para o ritmo e musicalidade dos poemas. Também serão exploradas técnicas de escrita criativa e expressão pessoal, valorizando a liberdade criativa dos alunos dentro das construções poéticas.

  • Elementos da poesia: verso, estrofe e rima.
  • Tipos de rima e sua aplicabilidade na poesia.
  • Técnicas de escrita criativa e desenvolvimento de temas.
  • Análise de poemas e composições poéticas.
  • Práticas de declamação e expressão oral.

Metodologia

A atividade utiliza metodologias ativas como 'Atividade Mão-na-massa', 'Sala de Aula Invertida' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Os alunos serão inicialmente imersos na teoria por meio de materiais preparatórios e então, na sala de aula, praticarão a criação de poemas em colaboração, aplicando de forma prática o conhecimento teórico. A 'Sala de Aula Invertida' será utilizada para propiciar aos alunos o estudo prévio dos elementos da poesia. Já na 'Atividade Mão-na-massa',os alunos, em duplas, colocarão em prática o aprendizado, e por meio da 'Aprendizagem Baseada em Jogos', a apresentação e competição de rimas favorecerá um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo.

  • Discussão guiada sobre elementos da poesia.
  • Atividades de escrita criativa em duplas.
  • Competição de rimas com apresentação para a classe.
  • Análise coletiva das composições, destacando criatividade e uso de rimas.
  • Utilização de materiais e recursos digitais para pesquisa e inspiração.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 4 horas, divididas em 6 aulas de 40 minutos cada. Inicialmente, será feita a exploração teórica dos elementos da poesia (1 aula), seguida da formação de duplas e distribuição das palavras (1 aula). As próximas aulas serão destinadas à criação dos poemas (2 aulas), preparação para apresentação (1 aula), e por fim, a competição de rimas e feedback (1 aula).

  • Aula 1: Introdução aos elementos da poesia e estruturação da atividade.
  • Aula 2: Formação de duplas e distribuição das palavras.
  • Aula 3-4: Desenvolvimento dos poemas ou quadrinhas em duplas.
  • Aula 5: Preparação para as apresentações.
  • Aula 6: Competição de rimas e feedback da atividade.

Avaliação

A avaliação será baseada na criatividade, originalidade das rimas, coesão e coerência dos poemas ou quadrinhas criados. Será valorizado o trabalho em equipe, a capacidade de apresentação, e o uso efetivo das palavras-chave distribuídas. A originalidade e expressividade serão aspectos centrais na avaliação. Exemplos positivos e pontos de melhoria serão discutidos após a apresentação, providenciando a todos um feedback construtivo. A competição de rimas mais criativas não terá um vencedor único, priorizando a experiência de aprendizado coletivo e participativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como papel, canetas e acesso a computadores ou tablets com internet para pesquisar formas e estilos de rimas, além de exemplos de poemas. Também será utilizado um espaço adequado para as apresentações, podendo ser a própria sala de aula ou um auditório, se disponível. O professor pode enriquecer a experiência trazendo autores convidados ou vídeos sobre poesia e composição poética.

  • Lista de palavras por tema para as duplas.
  • Papel e canetas para a escrita dos poemas.
  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Projetor de vídeo para apresentações e exemplos de poesias.
  • Espaço adequado para as apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo