Na atividade 'Construindo Nossa História', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a desenvolverem sua criatividade, expressão oral e escrita a partir de informações compartilhadas previamente em apresentações pessoais. Será um exercício de comunicação, em que cada participante contribuirá com elementos da própria vida, gostos e hobbies para a criação de personagens de uma história. Os grupos, formados por 4 a 5 alunos, trabalharão na elaboração de narrativas que incluam aventuras ou situações humorísticas, promovendo assim a inclusão de diferentes perspectivas e estimulando o respeito mútuo. Posteriormente, cada grupo apresentará sua história para a classe, possibilitando a prática da oratória e da escuta ativa. A atividade será concluída com uma roda de debate para refletir sobre o processo criativo, as decisões tomadas e a importância da comunicação eficaz e do trabalho em equipe.
Este projeto tem como objetivo principal fomentar a expressão oral e escrita dos alunos, além de desenvolver habilidades de escuta ativa e compreensão. Através da criação colaborativa de histórias, os alunos poderão explorar a diversidade de pensamentos e expressões dentro do próprio grupo, valorizando as contribuições individuais. Busca-se também exercitar a capacidade de síntese ao selecionar informações pertinentes para a história, bem como a habilidade de trabalhar coletivamente, respeitando as ideias dos colegas e aprendendo a fazer escolhas conjuntas.
A abordagem desta atividade alinha-se aos conteúdos programáticos do 3º ano, integrando leitura, produção textual e oralidade. Além disso, enfatiza-se a importância da habilidade de escuta, fundamental para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos. A criação de uma narrativa coletiva, baseada nas experiências e interesses pessoais, serve como instrumento para explorar conceitos de protagonismo, empatia e colaboração.
A metodologia da atividade combina técnicas de trabalho em grupo com a roda de debate, enfatizando a participação ativa dos alunos. Inicialmente, serão formados grupos heterogêneos para garantir a diversidade de ideias. A construção da história será guiada por etapas, com momentos específicos para discussão, escrita e revisão em grupo. As apresentações finais servirão como prática de oratória, enquanto a roda de debate final proporcionará espaço para reflexão conjunta sobre a experiência vivida.
A carga horária total da atividade será de 1 hora, distribuída em um encontro. Este momento será dividido em introdução e formação dos grupos (10 minutos), desenvolvimento da história em grupos (25 minutos), apresentações (15 minutos) e roda de debate (10 minutos).
A avaliação será formativa, observando a participação efetiva de cada aluno durante as etapas da atividade. Será considerada a criatividade, o envolvimento com o grupo, a qualidade da história criada em termos de coesão e coerência, além da capacidade de expressão oral durante a apresentação. Feedbacks construtivos serão proporcionados após as apresentações e durante a roda de debate, enfocando os pontos fortes e aspectos a serem melhorados, sempre buscando estimular a autoreflexão e o crescimento contínuo.
Os recursos para a realização da atividade incluirão papéis para anotações e rascunho, canetas ou lápis. Tendo em vista a apresentação das histórias, pode-se considerar o uso de recursos como microfone para amplificar a voz dos alunos e garantir que todos ouçam. A roda de debate poderá ser facilitada pelo uso de um objeto que indique a vez de falar, promovendo a organização e o respeito pela fala de cada um.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula