Nesta atividade, intitulada 'Críticos de Propaganda', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de análise crítica e compreensão dos elementos paralinguísticos presentes em anúncios publicitários. Organizados em um círculo, assistirão a uma curada seleção de comerciais que destacam variados usos de expressões faciais e tonalidade de voz. Após cada exibição, será promovido um debate guiado pelo professor, com o objetivo de discutir como esses elementos influenciam a eficácia transmitida pela mensagem publicitária. Esta atividade visa não só aprofundar a compreensão dos estudantes sobre as diferentes formas de comunicação e persuasão, mas também fomentar uma reflexão crítica sobre os anúncios visualizados, estimulando a expressão de opiniões e interpretações individuais.
Esta atividade pedagógica está desenhada para aprimorar a compreensão dos alunos sobre os elementos não linguísticos na comunicação, especificamente em contextos midiáticos como os anúncios publicitários. Ao final, espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar e compreender a importância da expressão facial e tonalidade de voz na transmissão e interpretação de mensagens, assim como adquirir a habilidade de avaliar criticamente o conteúdo de diferentes tipos de propaganda.
O conteúdo programático abrange a compreensão dos aspectos paralinguísticos na comunicação, tais como expressões faciais e tonalidade de voz, bem como técnicas de análise crítica de mensagens publicitárias. Através deste foco, os alunos serão guiados a explorar como esses elementos contribuem para a eficácia da mensagem em anúncios.
A metodologia adotada é a de aprendizado ativo, incentivando a participação ativa dos estudantes através da observação, análise e discussão de anúncios publicitários selecionados. A atividade será realizada em formato de círculo para facilitar o debate e a troca de ideias, permitindo que cada aluno compartilhe suas percepções e reflexões.
A atividade terá a duração total de 2 horas, dividida em uma única aula de 120 minutos, na qual serão intercalados momentos de visualização de anúncios e discussão.
A avaliação dessa atividade será realizada de forma formativa, mediante a observação e participação dos alunos durante as discussões. O professor avaliará as contribuições individuais em termos de relevância, criatividade e capacidade de argumentação, bem como a compreensão geral dos conceitos trabalhados. Exemplos de participações avaliativas podem incluir: capacidade de identificar elementos paralinguísticos nos anúncios, qualidade das justificativas em relação à influência desses elementos na mensagem e engajamento ativo nas discussões em grupo.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos como um datashow ou televisão para a exibição dos anúncios publicitários e acesso à internet para selecionar os comerciais. Além disso, será útil dispor de um espaço que permita a organização dos alunos em círculo, favorecendo a interação e o debate.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula