Detetives da Lingua: Em busca das funções dos textos!

Desenvolvida por: Mirna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Função Social dos Textos

Na atividade 'Detetives da Língua: Em busca das funções dos textos', alunos do 3º ano do Ensino Fundamental se transformarão em verdadeiros detetives. Com lupas em mãos, serão desafiados a investigar a função social de diversos textos encontrados em envelopes misteriosos, tais como receitas, avisos e notícias. Divididos em pequenos grupos, os pequenos investigadores deverão analisar os textos, identificando a que público se destinam, onde circulam, quem os produziu e qual sua verdadeira função na sociedade. Esta exploração visa a familiarização com diferentes gêneros textuais e a compreensão de suas funções sociais. Após a investigação, uma 'Roda de Debate' será formada, permitindo que cada grupo compartilhe suas descobertas e aprendizados, estimulando o diálogo e a troca de conhecimentos. A atividade é planejada para ser dinâmica, interativa e profundamente educativa, fornecendo aos alunos ferramentas para compreenderem melhor o mundo letrado que os cerca.

Objetivos de Aprendizagem

A principal meta desta atividade é introduzir e consolidar os conhecimentos sobre os diferentes gêneros textuais e suas funções sociais nos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Através de uma metodologia ativa, pretende-se desenvolver nas crianças habilidades de interpretação, análise crítica e capacidade de argumentação. Os participantes aprenderão a identificar para que propósitos diferentes textos são produzidos, quem são seus potenciais leitores, em que contextos circulam e quais objetivos comunicacionais pretendem alcançar. Dessa forma, espera-se que os alunos se tornem mais aptos a navegar pelo vasto universo textual que os rodeia, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar.

  • Identificar e compreender a função social de diferentes gêneros textuais.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e análise textual.
  • Promover o trabalho em equipe e o respeito pelas opiniões dos colegas.
  • Desenvolver a capacidade de apresentar e discutir ideias em grupo.
  • Familiarizar os alunos com a diversidade textual presente no dia a dia.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba a exploração e o estudo da função social de textos diversos que compõem o cotidiano dos alunos. Pretende-se abordar a diversidade textual através da análise de gêneros como receitas, avisos, notícias, entre outros, contextualizando-os dentro da sociedade. Os alunos serão instigados a refletir sobre a importância dos textos, seu papel na comunicação e como eles são moldados conforme o público-alvo e o contexto de divulgação.

  • Identificação e análise de diferentes gêneros textuais.
  • Função social dos textos.
  • Público-alvo, contexto de circulação e propósito dos textos.
  • Características de textos injuntivos.
  • Apresentação e debate de ideias em grupo.

Metodologia

Utilizaremos uma abordagem pedagógica ativa, na qual os alunos terão papel central no seu processo de aprendizagem. A atividade inicia-se com a divisão dos alunos em pequenos grupos, cada qual recebendo um 'envelope misterioso' contendo vários tipos de textos. Com o uso de lupas, investigarão as características e funções desses textos, guiados por um questionário estruturado. Após a investigação, os grupos apresentarão suas descobertas numa 'Roda de Debate', favorecendo a troca de experiências e o desenvolvimento de habilidades oratórias.

  • Trabalho em grupo para promover a análise colaborativa.
  • Uso de lupas para explorar os textos de forma interativa.
  • Investigação guiada por questionários específicos.
  • Roda de Debate para compartilhamento e discussão das descobertas.
  • Aplicação prática dos conceitos teóricos abordados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, será realizada a introdução à atividade, distribuição dos materiais e início da investigação dos textos. A segunda aula será dedicada à finalização da investigação, preparação para a Roda de Debate e execução desta última, permitindo a todos os grupos compartilhar suas descobertas.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos e início da investigação.
  • Aula 2: Finalização da investigação e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, colaboração em grupo, compreensão e capacidade de analisar os textos investigados. Observaremos a habilidade dos alunos em identificar as funções dos textos, bem como a qualidade e clareza das apresentações durante a Roda de Debate. Será dada ênfase ao processo de aprendizagem colaborativa, ao respeito pelas opiniões dos colegas e à habilidade de argumentação e síntese das ideias.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários envelopes contendo diversos tipos de textos, lupas para cada aluno, questionários de investigação, um espaço apropriado para a realização da 'Roda de Debate' e materiais para anotações. O uso de recursos visuais, como cartazes elaborados pelos alunos durante a apresentação, também é incentivado para facilitar a visualização e compreensão das informações compartilhadas.

  • Envelopes com textos variados.
  • Lupas.
  • Questionários de investigação.
  • Ambiente preparado para a Roda de Debate.
  • Materiais para anotação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo