Nesta atividade interativa e colaborativa, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar o conceito de palavras no grau aumentativo de maneira divertida e significativa. Inicialmente, os alunos assistirão, em casa, a um vídeo selecionado pelo professor sobre o uso e formação do grau aumentativo dos substantivos e adjetivos, preparando-se para a atividade em sala de aula. Durante a aula, serão formados pequenos grupos, onde cada um receberá cartões com palavras no grau normal. A tarefa dos grupos será utilizar dicionários, tanto impressos quanto online, para transformar essas palavras em seus aumentativos e, em seguida, criar frases divertidas e criativas utilizando essas palavras no grau aumentativo. Essa atividade estimula a pesquisa, a colaboração entre alunos e a criatividade. Ao final, cada grupo apresentará suas frases mais criativas para toda a classe, promovendo um ambiente de compartilhamento de conhecimento e estimulando a oralidade. Este exercício não apenas reforça o aprendizado do conceito gramatical de forma lúdica, mas também promove habilidades de trabalhar em equipe, de pesquisa e de apresentação oral.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão sólida e prática sobre o uso e a formação do grau aumentativo dos substantivos e adjetivos, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da pesquisa e da capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, busca-se reforçar habilidades de leitura e interpretação, ao utilizar dicionários e recursos online para encontrar os aumentativos, e promover a oralidade e a autoconfiança, através da apresentação das frases criadas para a turma.
A atividade será estruturada para incorporar o conceito gramatical de grau aumentativo, incentivando a aplicação prática e a internalização desse conhecimento linguístico de forma criativa e interativa. Por meio da execução da tarefa, os alunos ampliarão não apenas seu vocabulário, mas também aperfeiçoarão habilidades de pesquisa, interpretação textual, colaboração e expressão oral, fundamentais para o desenvolvimento integral como leitores e comunicadores eficientes.
Esta atividade foi planejada seguindo as abordagens da Sala de Aula Invertida e da Metodologia Ativa 'Mão-na-massa', visando incentivar a autonomia dos estudantes em seu processo de aprendizagem. Ao preparar-se em casa com os vídeos e aplicar o conhecimento em sala através de tarefas práticas em grupos, os alunos terão a oportunidade de explorar o conteúdo de maneira ativa e colaborativa, facilitando a construção do conhecimento participativa e significativa.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, após uma breve revisão do vídeo, os alunos formarão os grupos e iniciarão a pesquisa dos aumentativos e a criação das frases. Na segunda sessão, os grupos finalizarão suas frases e as apresentarão para a classe.
Os alunos serão avaliados de maneira formativa, considerando-se principalmente a participação ativa, a colaboração em grupo, a criatividade e originalidade das frases, bem como a capacidade de aplicar corretamente o conceito de grau aumentativo. A qualidade das apresentações e a coesão no trabalho em equipe também serão critérios importantes. Feedback construtivo será fornecido para incentivar a melhoria contínua e o reconhecimento dos esforços de cada aluno.
Para a realização desta atividade, serão necessários vídeos educativos sobre o grau aumentativo, dicionários impressos e acesso a dicionários online, além de cartões ou papéis com as palavras no grau normal. Um espaço adequado para o trabalho em grupo e a apresentação das frases também é essencial para o sucesso da atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula