Detetives de Histórias

Desenvolvida por: Rosine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gêneros Textuais

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental se transformam em detetives das palavras, explorando a diversidade dos gêneros textuais. O projeto começa com a seleção de um tema de interesse comum, seguida de uma investigação que engloba a pesquisa em diversos suportes como livros e artigos online. O objetivo é que os estudantes planejem e estruturem coletivamente um texto, integrando o conhecimento adquirido sobre os diferentes gêneros. Esta experiência permite que os alunos compreendam melhor as características, o público-alvo, a finalidade e a organização dos textos, seguindo os elementos propostos pela BNCC. Posteriormente, cada grupo planeja a sua própria narrativa, incorporando as informações coletadas durante a fase de pesquisa. A atividade culmina em uma roda de debate, onde os grupos compartilham suas descobertas e reflexões, discutindo as diferentes formas e estruturas textuais identificadas. Esta etapa promove uma rica troca de experiências e aprendizados, incentivando a análise crítica e a criatividade dos alunos no uso da linguagem.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem estimular a capacidade de pesquisa, análise e síntese dos alunos, promovendo a compreensão e produção de diferentes gêneros textuais. Pretende-se desenvolver habilidades de planejamento textual, considerando aspectos como público-alvo, finalidade e organização do texto, de acordo com os parâmetros estabelecidos pela BNCC. Além disso, busca-se fomentar a interação e o trabalho colaborativo entre os alunos, melhorando suas habilidades comunicativas tanto na oralidade quanto na escrita, e incentivando o respeito por diferentes pontos de vista através da partilha de opiniões na roda de debate.

  • Estimular a pesquisa e análise de diferentes gêneros textuais.
  • Desenvolver habilidades de planejamento e produção textual conforme a BNCC.
  • Promover o trabalho colaborativo e a interação entre os alunos.
  • Fomentar o pensamento crítico e a criatividade na criação de textos.
  • Incentivar a comunicação efetiva e o respeito por diversas perspectivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • EF35LP09: Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é centrado na exploração e compreensão de diversos gêneros textuais. Os alunos serão introduzidos aos conceitos básicos relacionados à textualidade, tais como estrutura, propósito e audiência, através de uma abordagem prática e colaborativa. Além do desenvolvimento de habilidades de pesquisa e análise textual, a atividade propõe o aprimoramento da expressão escrita e oral dos alunos, fomentando a capacidade de argumentação e discussão em grupo. A experiência visa também aperfeiçoar a capacidade dos alunos em planejar e estruturar seus próprios textos, considerando os diversos elementos que compõem um texto coerente e coeso.

  • Conceitos básicos sobre gêneros textuais.
  • Habilidades de pesquisa e análise de textos.
  • Planejamento e estruturação de textos.
  • Expressão oral e escrita.
  • Debate e argumentação.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade incorpora abordagens de aprendizagem ativa, como 'Mão-na-massa' e 'Roda de Debate'. Inicialmente, os alunos serão divididos em pequenos grupos para realizar pesquisas sobre gêneros textuais, seguido pelo planejamento e estruturação de um texto coletivo. Essa fase possibilitará o desenvolvimento prático de habilidades de pesquisa, análise, e escrita. Posteriormente, a condução de rodas de debate permitirá aos alunos compartilhar suas descobertas, refletir sobre os processos de criação textual e discutir as características dos diferentes gêneros textuais explorados.

  • Divisão dos alunos em grupos de pesquisa.
  • Pesquisa sobre diferentes gêneros textuais.
  • Planejamento e estruturação de textos em grupo.
  • Condução de rodas de debate para partilha de descobertas.
  • Reflexão coletiva sobre os processos de criação textual.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a formação dos grupos e a introdução ao projeto, seguida pela fase de pesquisa e planejamento textual. A segunda aula será dedicada à finalização dos textos pelos grupos e à realização das rodas de debate, onde os alunos terão a oportunidade de apresentar suas produções e compartilhar suas aprendizagens.

  • Aula 1: Formação dos grupos, introdução à atividade e início da pesquisa.
  • Aula 2: Finalização dos textos e roda de debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará de maneira formativa, considerando o engajamento dos alunos em todas as etapas do projeto. Será avaliado o esforço individual e coletivo na pesquisa, planejamento e produção textual, assim como a participação ativa nas rodas de debate. O critério de avaliação incluirá a habilidade dos alunos de trabalhar em equipe, a profundidade das pesquisas realizadas, a criatividade e coesão no planejamento dos textos, e a habilidade de argumentar e respeitar diferentes pontos de vista durante as discussões. Feedback personalizado será providenciado, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades comunicativas e analíticas dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários computadores com acesso à internet para a pesquisa dos gêneros textuais, livros e artigos variados sobre o tema, materiais para anotação como cadernos e canetas, e um espaço propício para as rodas de debate. O professor pode enriquecer a experiência disponibilizando guias de pesquisa e estruturação textual, e apresentações sobre gêneros textuais para auxiliar no processo de aprendizagem.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Livros e artigos sobre gêneros textuais.
  • Materiais para anotação.
  • Guias de pesquisa e estruturação textual.
  • Apresentações sobre gêneros textuais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo