Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão convidados a embarcar numa ‘expedição’ pela biblioteca da escola ou por uma seleção especial de livros organizada pelo professor. O objetivo principal é explorar e descobrir os livros de forma lúdica e educativa. Antes de iniciar a leitura efetiva, os pequenos exploradores irão observar atentamente o livro escolhido, concentrando-se na capa, no título, nas imagens e no índice, com a intenção de fazer previsões sobre o conteúdo. Durante a leitura, eles terão a chance de confirmar se suas suposições estavam corretas ou se precisam de ajustes. Esta atividade não apenas fomenta a curiosidade e o prazer pela leitura, mas também desenvolve habilidades críticas de interpretação e análise textual, estimulando os alunos a se tornarem leitores ativos e reflexivos. É uma oportunidade valorosa para trabalhar a expectativa em relação ao texto e desenvolver estratégias de leitura preditiva.
Esta atividade tem como principal objetivo desenvolver nos alunos a capacidade de estabelecer expectativas antes da leitura de um texto, aprimorar a habilidade de fazer previsões acertadas baseando-se em elementos paratextuais e fortalecer as estratégias de leitura preditiva. Os alunos aprenderão a utilizar suas experiências e conhecimentos prévios para explorar e inferir o conteúdo dos livros selecionados, além de ajustar suas hipóteses iniciais à medida que avançam na leitura. Este processo não apenas melhora a compreensão leitora, mas também estimula a curiosidade, a autonomia e o prazer pela descoberta literária.
A atividade Expedição ao Mundo dos Livros explora a habilidade dos alunos em fazer previsões sobre os textos que irão ler, o que é fundamental para a compreensão leitora. Por meio da observação de capas, tÃtulos, imagens e índices, os alunos práticam estratégias de leitura preditiva, essenciais para uma leitura eficaz e prazerosa. Esta abordagem permite aos alunos não apenas desfrutar da leitura, mas também desenvolver habilidades de análise crítica e reflexiva sobre a literatura e outros textos.
Utilizando uma metodologia ativa, esta atividade envolve os alunos em um processo de aprendizagem no qual eles são os protagonistas. A Expedição ao Mundo dos Livros é estruturada para que os alunos façam inferências, utilizem conhecimentos prévios e interajam com diversos tipos de textos de maneira crítica e reflexiva. A abordagem estimula a participação ativa e a colaboração entre os alunos, incentivando-os a compartilhar suas expectativas, previsões e descobertas sobre os livros explorados.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo aos alunos explorar metodicamente os livros e compartilhar suas descobertas e aprendizados.
A avaliação dessa atividade focará na participação, engajamento e capacidade de fazer previsões e validar hipóteses durante a leitura. Será dada especial atenção à habilidade dos alunos de utilizar conhecimentos prévios para fazer inferências sobre os textos e como ajustam suas previsões. Observações diretas, notas sobre engajamento nas discussões, precisão das previsões iniciais e capacidade de ajuste após a leitura serão usadas para avaliar o progresso. Exemplos de autoavaliações e feedbacks construtivos também serão incorporados para encorajar a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
Para a realização deste projeto, serão necessários acesso à biblioteca da escola ou a uma coleção de livros previamente selecionada pelo professor, cadernos ou tablets para registros das observações e previsões, além de espaços adequados para leitura e discussão em grupos. Estes recursos são essenciais para proporcionar uma experiência imersiva e interativa durante a Expedição ao Mundo dos Livros.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula