Histórias de Viajantes Imaginários

Desenvolvida por: Ingrid… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Exploração da escrita criativa através das aventuras de um viajante fictício

Nesta sequência de atividades, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de desenvolver habilidades de escrita criativa, partindo do contexto lúdico das aventuras de um viajante imaginário. Na primeira aula, os alunos participarão de uma roda de debate, explorando suas próprias experiências e desejos de viagem, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades sociais essenciais, como expressar opiniões e respeitar as dos colegas. A segunda aula utilizará o modelo de sala de aula invertida, onde o contexto familiar de leitura em casa é aproveitado para a interpretação textual, focando em identificar funções sociais e informações explícitas do texto lido. Finalmente, na terceira aula, em um exercício prático de escrita, os alunos poderão criar e compartilhar suas próprias histórias, aplicando a ortografia correta de dígrafos como lh, nh, e ch, favorecendo a compreensão e uso da norma padrão da língua.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade abrangem o desenvolvimento de habilidades de escrita e interpretação, ao lado da sensibilização para a utilização correta de dígrafos, elemento indispensável na ortografia da Língua Portuguesa. Os alunos serão incentivados a identificar a função social de textos, compreender informações explícitas e a aplicar suas descobertas na criação de suas próprias narrativas. A atividade também visa fomentar habilidades socioemocionais, como trabalhar em grupo e respeitar opiniões divergentes, essencial para o sucesso acadêmico e social. A progressão através das aulas permitirá um desenvolvimento gradual das competências, começando pelo debate, passando pela interpretação, e culminando na produção escrita, de forma coerente com os objetivos estabelecidos pela BNCC.

  • Identificar a função social dos textos
  • Localizar informações explícitas
  • Escrever narrativas criativas utilizando dígrafos de forma correta

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF03LP03: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado no desenvolvimento da leitura e escrita de forma significativa e alinhada aos interesses dos alunos. Inicialmente, os alunos serão instigados a participar de uma roda de conversa sobre suas experiências de viagem, desenvolvendo habilidades de escuta ativa e expressão verbal. Em seguida, a atividade de leitura orientada em casa permitirá que os alunos reforcem a habilidade de identificar a função social dos textos de viagem e as informações explícitas neles contidas. Finalmente, a atividade prática de escrita incentivará o uso correto de dígrafos, ampliando o vocabulário e a competência em produção textual. Essa organização permite que a aprendizagem seja dinâmica e engajadora, contemplando as diversas facetas do ensino da Língua Portuguesa.

  • Roda de conversa sobre experiências de viagem
  • Leitura interpretativa de textos sobre viagens
  • Produção de textos utilizando dígrafos corretamente

Metodologia

As metodologias aplicadas nesta atividade são cuidadosamente selecionadas para envolver os alunos de forma ativa e participativa. A roda de conversa inicial promove um ambiente de troca de experiências, indispensável para o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas. Na segunda aula, a metodologia de sala de aula invertida estimula a autonomia dos alunos, que terão a oportunidade de ler e interpretar o texto em casa, trazendo suas conclusões para a aula seguinte, onde a discussão será aprofundada. Por fim, a aula prática de produção textual estimula a criatividade e a aplicação do conhecimento adquirido, assegurando que a aprendizagem seja não apenas teórica, mas também prática e aplicável. A combinação dessas metodologias visa criar um ambiente de aprendizado inclusivo e eficaz.

  • Roda de conversa
  • Sala de aula invertida
  • Atividade prática de produção textual

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma das aulas é estruturado para maximizar a efetividade de cada etapa do processo de aprendizagem. A primeira aula será dedicada ao debate, oferecendo espaço e tempo para que cada aluno participe e contribua com suas ideias sobre viagens. Na segunda aula, a leitura em casa será revisada em sala, com foco na análise e discussão colaborativa do texto, o que solidificará o conhecimento adquirido de forma autônoma. Por último, a terceira aula será voltada à criação e apresentação das histórias escritas pelos alunos, com foco na aplicação prática e no feedback entre os pares. Cada aula de 220 minutos foi planificada para conectar as atividades de forma contínua e progressiva, permitindo que os alunos avancem de forma estruturada através dos objetivos de aprendizagem.

  • Aula 1: Discussão de experiências e desejos de viagens em roda de conversa
  • Momento 1: Introdução à Roda de Conversa (Estimativa: 30 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o objetivo da atividade: discutir experiências e desejos de viagens. Estimule sua imaginação ao mencionar locais famosos e fictícios. É importante que você estabeleça algumas regras básicas de respeito e escuta ativa para a conversa. Permita que os alunos compartilhem suas expectativas sobre a atividade. Isso ajuda a criar um ambiente de respeito e segurança.

    Momento 2: Compartilhando Experiências de Viagem (Estimativa: 60 minutos)
    Peça aos alunos que formem um círculo, dando espaço para que todos possam falar. Pergunte quem gostaria de começar a compartilhar uma experiência de viagem real ou imaginar um lugar que gostaria de visitar. Observe se os alunos estão expressando suas ideias com clareza e incentivando uns aos outros a falar. Intervenha quando necessário para ajudar os alunos mais tímidos a se expressarem. Avalie verbalmente a participação, promovendo sempre feedback positivo e encorajando o respeito entre os pares.

    Momento 3: Discussão sobre Desejos de Viagem (Estimativa: 60 minutos)
    Após as experiências compartilhadas, estimule a discussão sobre os destinos de viagem dos sonhos de cada um. Peça que pensem sobre o que os lugares teriam, quem gostariam de ter como companhia e por quê. Ajude a guiar a discussão levantando questões sobre diferentes culturas e tradições para incrementar o interesse. Encoraje os alunos a formularem perguntas entre si. Avalie a capacidade de ouvir opiniões diferentes e argumentar com base nas informações que ouviram usando observações diretas.

    Momento 4: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 40 minutos)
    Conduza um momento de reflexão, pedindo aos alunos que escrevam brevemente sobre o que aprenderam ouvindo seus colegas. Incentive-os a mencionar algo que os surpreendeu ou que os fez mudar de perspectiva. Permita que alguns compartilhem suas reflexões ao final. Conduzir uma avaliação informal através de um fechamento em que você sintetiza alguns dos pontos principais discutidos ajudará a consolidar o aprendizado. Ofereça feedback sobre como as habilidades sociais e de comunicação foram utilizadas e valorizadas.

  • Aula 2: Revisão e discussão de texto lido em casa para reforçar interpretação
  • Momento 1: Revisão Individual e Coletiva (Estimativa: 50 minutos)
    Comece a aula pedindo que os alunos se organizem em grupos pequenos. Solicite que compartilhem suas impressões sobre o texto lido em casa. Oriente que eles busquem identificar a função social do texto e as informações que consideraram importantes. É importante que cada grupo tenha a chance de expor um resumo das discussões. Observe se todos os alunos participam ativamente e incentive os alunos mais tímidos a expressarem suas opiniões. Avalie a participação através de observações diretas e intervenções para auxiliar na retomada dos pontos principais do texto.

    Momento 2: Debate Orientado (Estimativa: 60 minutos)
    Organize um debate em sala de aula seguindo as regras de respeito e escuta estabelecidas previamente. Introduza questões que desafiem os alunos a relacionar o texto com suas experiências pessoais, incentivando-os a argumentar e a ouvir as diferentes perspectivas dos colegas. Forneça feedback imediato e positivo para encorajar a interação e respeito. Utilize intervenções para esclarecer dúvidas e aprofundar a discussão. A avaliação acontecerá por meio da observação atenta da capacidade dos alunos em argumentar e respeitar as opiniões divergentes.

    Momento 3: Análise Detalhada de Trechos (Estimativa: 50 minutos)
    Peça aos alunos que, individualmente, selecionem um trecho do texto que consideraram mais interessante ou desafiador. Dê tempo para que analisem o trecho escolhido escrito. Instrua-os a refletirem sobre o propósito do trecho e como ele se conecta ao restante do texto. Incentive os alunos a apresentarem suas análises para a turma e discutir as diferentes interpretações possíveis. Avalie a capacidade dos alunos de identificar funções sociais e informações explícitas do texto por meio de perguntas direcionadas e observação.

    Momento 4: Produção Coletiva de Resumo (Estimativa: 60 minutos)
    Divida a turma novamente em grupos e peça que cada um elabore um resumo coletivo do texto em um cartaz. Cada grupo deverá compartilhar seu resumo com a turma, explicando suas escolhas de informações consideradas essenciais. Oriente os grupos a considerarem as discussões anteriores ao elaborar o resumo. Avalie a capacidade de síntese e cooperação dos alunos através da observação dos grupos durante a atividade e das apresentações finais. Ofereça feedback sobre o trabalho colaborativo e a coesão dos resumos.

  • Aula 3: Criação e apresentação de histórias de viagem utilizando dígrafos
  • Momento 1: Introdução à Criação de Histórias (Estimativa: 40 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo da atividade: cada aluno criará e apresentará uma história de viagem com foco no uso correto de dígrafos. Explique rapidamente o que são dígrafos e forneça exemplos. É importante que reforce o uso correto de lh, nh, e ch em palavras. Distribua folhas de papel para que os alunos anotem ideias principais para suas histórias. Observe se todos compreendem a atividade e permitam que expressem dúvidas.

    Momento 2: Planejamento da Narrativa (Estimativa: 45 minutos)
    Peça que os alunos pensem primeiro sobre o lugar que vão criar na história, o protagonista, e os eventos principais. Incentive-os a usar a criatividade e explorar diferentes lugares, reais ou imaginários. Deixe que trabalhem individualmente ou em duplas, a depender da preferência. Observe se há clareza nas ideias e ofereça auxílio através de sugestões e perguntas orientadoras. Avalie a capacidade de estruturar o planejamento de uma narrativa coerente.

    Momento 3: Redação da História (Estimativa: 55 minutos)
    Oriente os alunos a começarem a redigir suas histórias em folhas de papel. Percorra a sala oferecendo feedback sobre a progressão do texto e a aplicação correta dos dígrafos, auxiliando na ortografia correta quando necessário. É fundamental que incentive a revisão dos textos antes de considerar a versão final. Observe as dificuldades específicas e ofereça intervenções no momento. Avalie a utilização dos dígrafos e a fluência textual através de observações diretas durante a escrita.

    Momento 4: Revisão e Edição (Estimativa: 30 minutos)
    Divida a turma em grupos e peça que façam uma troca de textos para revisão. Oriente que leiam o texto do colega atentamente e façam sugestões de melhorias, focando especialmente na ortografia e clareza de ideias. Incentive-os a oferecer críticas construtivas e a respeitarem uns aos outros durante a atividade. Avalie a capacidade de aceitação de críticas e a habilidade de revisar textos.

    Momento 5: Apresentação das Histórias (Estimativa: 50 minutos)
    Permita que os alunos apresentem suas histórias para a turma. Estimule a escuta ativa e o respeito durante as apresentações. Ofereça feedback positivo e sugestões para melhorias após cada apresentação. É importante que todos se sintam valorizados por seu esforço e criatividade. Observe a clareza da apresentação e o uso dos dígrafos. Avalie a qualidade da narrativa e a confiança durante a apresentação.

Avaliação

A avaliação da atividade será multifacetada para capturar o desempenho dos alunos em todas as partes do processo de aprendizagem. Inicialmente, será utilizado um feedback formativo contínuo durante as discussões para ajudar na construção do entendimento dos alunos. Este método levará em conta a participação e o envolvimento dos alunos nas rodas de conversa, permitindo ajustes conforme necessário para o desenvolvimento das habilidades de comunicação e crítica. Na aula prática de escrita, a avaliação somativa estará centrada nos critérios de clareza, coerência e corretude gramatical ao usar dígrafos. Exemplos práticos incluem a avaliação das narrativas criadas, observando a estrutura da história e o uso correto das palavras alvo. É essencial oferecer feedback específico para cada aluno, tanto motivacional quanto em termos de conteúdo, apoiando assim o progresso contínuo. Para adaptações inclusivas, critérios ajustáveis poderão ser empregados para contemplar todas as necessidades, assegurando que os alunos possam se expressar plenamente e receber apoio adequado.

  • Avaliação do envolvimento na roda de conversa
  • Feedback formativo sobre a participação e colaboração
  • Avaliação somativa das narrativas criadas pelos alunos

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados ao longo desta sequência de aulas são selecionados para suportar atividades não mediadas por tecnologia, promovendo um engajamento direto dos alunos com os conteúdos. Material de papelaria como folhas de papel, lápis e borracha estarão disponíveis para a criação das histórias, sendo esses recursos essenciais para o registro das ideias e processos criativos dos alunos. Durante as rodas de conversa, cartazes ou quadros podem ser utilizados para registro visual de ideias, facilitando o debate e a organização do pensamento coletivo. Considerando a ausência do uso de dispositivos digitais, a atenção ao detalhe no suporte físico e visual se torna fundamental para enriquecer a experiência de aprendizagem, proporcionando aos alunos um ambiente de sala de aula robusto e estimulante para o aprendizado.

  • Folhas de papel, lápis e borracha para escrita
  • Cartazes ou quadros para visualização de ideias durante o debate

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que as demandas do dia a dia do docente são numerosas e complexas, contudo, é vital assegurar que todas as atividades propostas atendam às necessidades de todos os alunos, respeitando suas particularidades. Para este plano de aula, mesmo sem a presença de condições e deficiências específicas, é importante ter um olhar atento às diferentes formas de aprendizagem. Recomenda-se estabelecer uma metodologia que acolha as particularidades individuais, como oferecer instruções claras e modelagem de atividades sempre que necessário. O ambiente de sala pode ser organizado de forma flexível para facilitar a participação de todos, mantendo uma comunicação aberta entre alunos e entre alunos e professores. Também é importante criar uma atmosfera de respeito e colaboração, promovendo o apoio entre pares e o reconhecimento das contribuições de cada estudante. Desta forma, asseguramos que todos possam participar plenamente e que o ambiente seja inclusivo e equitativo, alinhado às melhores práticas pedagógicas.

  • Adaptações na apresentação das atividades para incluir diferentes estilos de aprendizagem
  • Promoção de um ambiente colaborativo e respeitoso na sala de aula

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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