Hora do Poema Visual

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Criativa e Visual de Poemas

Na atividade 'Hora do Poema Visual', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental irão explorar o mundo dos poemas concretos de maneira interativa e criativa. O professor inicialmente apresentará exemplos de poemas concretos, focando nos efeitos visuais e de sentido que o formato do texto e a diagramação podem criar. A ideia é instigar nos alunos a apreciação estética e a percepção crítica sobre a conexão entre o texto e sua apresentação visual. Após essa introdução, cada aluno será convidado a produzir seu próprio poema visual. Eles terão a oportunidade de usar diferentes técnicas de diagramação e ilustração, aplicando a criatividade para executar a visão artística de seus poemas. Este exercício estimula não apenas a compreensão e a apreciação de recursos literários, mas também permite aos alunos expressarem suas ideias e sentimentos de forma inovadora, ampliando suas habilidades na produção textual e visual.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade visam o desenvolvimento integral das competências de leitura, escrita e apreciação estética dos alunos. Ao criar seus próprios poemas visuais, os alunos serão incentivados a explorar a relação entre forma e conteúdo, promovendo a compreensão de como a diagramação e a ilustração podem influenciar o sentido textual. As atividades permitirão que os alunos desenvolvam criatividade e habilidades de planejamento ao criar narrativas visuais. Dessa forma, eles fortalecerão suas capacidades de leitura crítica e produção de textos, enquanto também aprimoram suas habilidades socioemocionais através da interação e recepção de feedback construtivo entre pares.

  • Estimular a criatividade na produção de poemas visuais.
  • Desenvolver habilidades de diagramação e ilustração em poesia.
  • Promover a apreciação e análise crítica de textos literários visuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
  • EF15LP17: Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange o estudo e a produção de poemas concretos, explorando suas características e seu potencial expressivo. Inicia-se com a introdução aos poemas visuais por meio de exemplos ilustrativos, acompanhada de discussão em grupo sobre a diagramação e os efeitos de sentido. Segue-se para a prática, onde os alunos produzirão poemas, integrando ideias visuais e textuais. O conteúdo inclui também atividades que envolvem análise crítica, propiciando o desenvolvimento de um olhar atento e criterioso sobre a relação entre texto e visualidade, essencial para a interpretação e produção de mensagens complexas.

  • Introdução aos poemas concretos e visuais.
  • Técnicas de diagramação e ilustração em poesia.
  • Análise crítica de poemas visuais.

Metodologia

A metodologia é fundamentada na aprendizagem ativa, onde os alunos desempenham um papel central na construção de conhecimento. Inicialmente, será oferecida uma breve exposição sobre poemas visuais, seguida de uma discussão participativa para contextualizar os estudantes. Em seguida, eles são convidados a realizar atividades práticas de criação de poemas, incentivando a autonomia e a colaboração entre pares durante a elaboração de suas obras. Este processo criativo é suportado por feedback contínuo e orientação do professor, que facilita momentos de reflexão e diálogo, fortalecendo a confiança dos alunos em expressar suas ideias de maneira visual e textual.

  • Exposição e discussão sobre poemas visuais.
  • Atividades práticas de criação e colagem de poemas.
  • Sessões de feedback entre pares e autocrítica.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade concentra-se em uma única sessão de 60 minutos, proporcionando tempo suficiente para explorar teoricamente os poemas visuais e praticar sua criação. A aula começa com uma introdução e discussão guiada pelo professor sobre os conceitos e exemplos de poemas concretos. Na sequência, os alunos são orientados a iniciar suas próprias criações, experimentando com diferentes formas e diagramações. A aula encerra com a apresentação dos trabalhos e uma sessão de feedback proporcionada tanto pelos colegas quanto pelo professor, fortalecendo o aprendizado colaborativo.

  • Aula 1: Discussão teórica e prática sobre poemas visuais, criação de poemas e feedback.
  • Momento 1: Introdução aos Poemas Visuais (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos exemplos de poemas visuais/projetos concretos. Explique que esses poemas combinam palavras e imagens para criar um efeito estético e de sentido. Mostre como a disposição das palavras e a diagramação influenciam a interpretação do texto. Permita que os alunos compartilhem suas impressões.

    Momento 2: Exploração Criativa e Planejamento (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e distribua materiais artísticos tradicionais, como papéis, lápis e canetinhas. Oriente-os a discutir ideias para seus próprios poemas visuais, incentivando a criatividade e a colaboração. Ajude os alunos a pensar em temas e formatos que desejam explorar. Observe se estão participando ativamente e intervenha quando necessário, oferecendo sugestões ou inspirando novas ideias.

    Momento 3: Produção de Poemas Visuais (Estimativa: 20 minutos)
    Supervisione enquanto os alunos criam seus poemas visuais individualmente. Proporcione um ambiente de apoio, oferecendo ajuda técnica com diagramação e sugestões artísticas. É importante que os alunos sintam liberdade para experimentar e usar sua imaginação. Avalie a originalidade e o envolvimento durante o processo.

    Momento 4: Feedback e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula com uma sessão de feedback entre pares. Organize os alunos para que compartilhem seus trabalhos e recebam comentários construtivos dos colegas. Oriente-os a destacar aspectos que consideraram interessantes nos poemas dos outros e incentivem sugestões positivas. Durante essa troca, avalie a capacidade dos alunos de dar e receber feedback de maneira respeitosa e construtiva.

Avaliação

Para avaliar o processo e os resultados da atividade 'Hora do Poema Visual', o professor pode adotar uma abordagem múltipla, que inclui observação durante a execução das atividades, feedback formativo durante o processo criativo e uma avaliação final da produção dos poemas visuais. O objetivo é observar a capacidade dos alunos de incorporar as características discutidas em seus próprios poemas e expressar suas ideias de forma clara e criativa. Critérios de avaliação incluem a criatividade na disposição visual, a coerência do texto com a formatação escolhida e a capacidade de explicar as escolhas feitas durante a elaboração do poema. Exemplos práticos de aplicação incluem a organização de uma exposição dos poemas, onde os alunos podem apresentar suas obras para a turma, explicando suas intenções e recebendo feedback dos colegas.

  • Observação contínua do envolvimento dos alunos na atividade.
  • Avaliação da criatividade e inovação na produção do poema.
  • Feedback peer-to-peer durante e após a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais de arte clássicos e digitais para criar os poemas visuais. Papel especial, lápis, canetas coloridas, revistas antigas para colagem, tesouras e colas são fundamentais para a exploração da atividade. É recomendado o uso de tablets ou computadores para aqueles alunos que queiram integrar elementos digitais a seus poemas visuais, incorporando tecnologias educacionais e ferramentas de design gráfico disponíveis em software gratuito. O ambiente preciso para essa atividade deve ser um espaço de sala de aula tradicional, ajustado para permitir o trabalho colaborativo e exposição dos trabalhos dos alunos.

  • Papéis e materiais artísticos tradicionais.
  • Recursos digitais como tablets ou computadores para design gráfico.
  • Espaço na sala de aula para exposição dos trabalhos.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos as exigências diárias dos professores e, por isso, apresentamos estratégias práticas e acessíveis para promover a inclusão e acessibilidade na sala de aula. Para garantir que todos possam participar ativamente da atividade 'Hora do Poema Visual', sugerimos adaptações simples, como oferecer suporte visual extra, garantindo que todos os alunos consigam acessar os materiais e recursos disponíveis sem que isso implique em custos financeiros adicionais. Incentivamos o uso de tecnologias assistivas existentes na escola, como lupas digitais, para beneficiar alunos que possam precisar de suporte visual. Além disso, é importante promover um ambiente colaborativo onde todos os alunos trabalham juntos, independentemente de suas habilidades visuais, e encorajar a troca de ideias para criar poemas impactantes.

  • Oferecer suporte visual extra e garantir a acessibilidade aos materiais.
  • Usar tecnologias assistivas, como lupas digitais, quando possível.
  • Promover um ambiente colaborativo e inclusivo, incentivando a troca de ideias e cooperação entre os alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo