Jornal Falado

Desenvolvida por: Kezia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ef35lp09

A atividade 'Jornal Falado' tem como propósito principal promover o desenvolvimento das habilidades de expressão oral e escrita dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Através da criação de um jornal falado, os estudantes serão estimulados a escrever pequenas notícias ou curiosidades, organizando-as em formato de reportagens. Em grupos, eles desempenharão papéis de redatores e apresentadores, incentivando o trabalho em equipe e a clareza na comunicação verbal. Esta atividade não apenas pratica as habilidades linguísticas, mas também promove o protagonismo estudantil e incentiva a participação ativa dos alunos, alinhando-se ao desenvolvimento das competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Adicionalmente, a dinâmica favorece a integração entre alunos, promovendo o respeito às diferenças culturais e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais essenciais, como empatia e colaboração.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para a atividade são claramente definidos para promover o desenvolvimento integral das competências linguísticas e socioemocionais dos alunos. A atividade busca engajar os alunos em práticas de comunicação efetiva e colaboração em grupo, permitindo-lhes explorar diferentes formas de expressão e perspectivas culturais. Além disso, objetiva-se ampliar a capacidade dos estudantes de organizar informações em sequência lógica, desenvolver uma escuta ativa e prática de feedback construtivo, integrando também a conscientização sobre a diversidade e importância da empatia. Através da experiência do 'Jornal Falado', os alunos são incentivados a assumir diferentes papéis, fortalecendo a autoconfiança e as habilidades de liderança, facilitando a conexão com contextos reais e as aplicações práticas do conhecimento adquirido.

  • Desenvolver habilidades de escrita e comunicação oral.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Estimular a organização lógica de informações e processos.
  • Fomentar práticas de escuta ativa e feedback construtivo.
  • Incentivar a empatia e o respeito à diversidade cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Jornal Falado' está estruturado para apoiar as competências linguísticas essenciais dos alunos do 3º ano, integrando leitura, escrita e expressão oral. A atividade proporcionará exercícios de elaboração de textos informativos curtos, promove práticas de revisão e edição colaborativa, e estimula apresentações orais que exigem clareza e ritmo adequado. Essa estrutura possibilita que os alunos pratiquem a organização de ideias, a interpretação de textos narrativos, e a apresentação de conteúdos de forma coesa e coerente. O desenvolvimento das habilidades linguísticas é potencializado pela ênfase na prática e no refino das capacidades de comunicação verbal e não-verbal, integrando também aspectos da vivência em grupos e do respeito às opiniões divergentes.

  • Leitura e interpretação de textos informativos.
  • Elaboração e revisão de pequenos textos.
  • Apresentação oral com clareza e ritmo.
  • Trabalho em equipe e divisão de papeis.
  • Práticas de escuta ativa e feedback.

Metodologia

A metodologia aplicada para a atividade 'Jornal Falado' é centrada no aluno, com enfoque em práticas colaborativas e desenvolvimento do protagonismo estudantil. Inicialmente, os alunos formarão grupos e terão papéis definidos como redatores e apresentadores. Este método promove a interação social, a divisão de responsabilidades e estimula a auto-organização dos estudantes. A atividade é desenhada para ser prática e interativa, utilizando recursos lúdicos e tecnológicos de forma a enriquecer a experiência de aprendizagem. A facilitação dos professores está orientada para o apoio e feedback contínuo, ajudando os alunos a desenvolverem autonomia e confiança em suas capacidades comunicativas e criativas.

  • Trabalho em grupo com papéis definidos.
  • Práticas de auto-organização e divisão de tarefas.
  • Utilização de recursos lúdicos e tecnológicos.
  • Facilitação orientada pelo feedback contínuo.
  • Promoção do protagonismo estudantil.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'Jornal Falado' foi estruturado para manter os alunos engajados e garantir um desenvolvimento contínuo de habilidades. Em uma aula de 60 minutos, a introdução da dinâmica ocorre através de uma breve explicação seguida da formação de grupos. Os alunos trabalharão então na elaboração das notícias, revisão em equipe e preparação para apresentação. Os últimos minutos da aula são dedicados às apresentações dos grupos, onde cada equipe desempenha suas funções como em um jornal, com interações que favorecem a prática de feedback e desenvolvimento da escuta ativa. O professor age como moderador, garantindo que todos os alunos possam participar ativamente e tenham suas vozes ouvidas.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação de grupos, criação de conteúdos, ensaio e apresentações finais.
  • Momento 1: Apresentação da atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula chamando a atenção dos alunos para a atividade do 'Jornal Falado'. Explique que eles irão se tornar jornalistas, criando e apresentando suas próprias notícias. É importante que os alunos entendam os objetivos da atividade, como desenvolver a escrita e a expressão oral. Permita que façam perguntas e esclareça qualquer dúvida.

    Momento 2: Formação de grupos e distribuição de papéis (Estimativa: 10 minutos)
    Organize os alunos em grupos de 4 a 5. Defina papéis dentro dos grupos, como redator, apresentador e editor. Isso incentivará o trabalho em equipe e a colaboração. Observe se os alunos estão confortáveis em seus papéis e faça ajustes se necessário.

    Momento 3: Criação e elaboração de conteúdos (Estimativa: 20 minutos)
    Cada grupo deve escolher um tema para suas notícias. Incentive a criatividade e auxilie-os na organização das ideias. Circulando pela sala, ofereça orientações sobre a clareza e a coerência dos textos. Avalie o progresso de cada grupo, fazendo anotações sobre o envolvimento e a iniciativa dos alunos.

    Momento 4: Ensaio (Estimativa: 10 minutos)
    Instrua os grupos a praticarem suas apresentações. Reforce a importância de uma boa entonação e ritmo. Forneça feedback adicional e sugestões de melhoria. Permita que os alunos discutam entre si, trocando ideias sobre como aprimorar o desempenho.

    Momento 5: Apresentações finais (Estimativa: 10 minutos)
    Cada grupo apresenta suas notícias para a turma. Incentive os ouvintes a praticarem a escuta ativa e oferecerem feedback positivo. Avalie a clareza e a criatividade das apresentações, focando na participação de todos os membros do grupo.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Jornal Falado' integra métodos formativos e somativos para capturar o alcance dos objetivos de aprendizagem e promover o progresso contínuo dos alunos. Serão utilizados rubricas para avaliar a clareza e criatividade das apresentações, bem como a capacidade de trabalhar em equipe. O objetivo é avaliar como os alunos aplicam suas habilidades de comunicação e colaboração dentro do contexto proposto. Critérios de avaliação incluem a participação ativa, o respeito ao tempo de cada integrante do grupo durante a apresentação, e a capacidade de fornecer feedback para seus pares. Um exemplo prático inclui a observação do uso de linguagem clara e apropriada durante a apresentação, bem como o tempo que cada membro do grupo utiliza para expor suas ideias. A adaptação dos critérios será considerada para permitir que todos os estudantes, independentemente de suas habilidades iniciais, possam melhorar e desenvolver confiança na comunicação.

  • Objetivo: Avaliar a clareza e criatividade nas apresentações.
  • Critérios: Participação ativa e uso de linguagem apropriada.
  • Exemplo Prático: Observação da linguagem e divisão equitativa de tempo durante as apresentações.

Materiais e ferramentas:

Para a atividade 'Jornal Falado', serão utilizados materiais que incentivam a participação ativa e a comunicação eficaz entre os alunos. Recursos como papel, canetas coloridas, e cartolinas estão disponíveis para auxiliar na elaboração das notícias. A tecnologia, como gravadores de áudio e tablets, pode ser incorporada para dar suporte às apresentações orais e tornar o processo mais interativo. Esses recursos são acessíveis e garantem que os alunos possam explorar diferentes formas de expressão. O uso estratégico desses materiais pretende enriquecer a experiência de aprendizagem, proporcionando um ambiente inclusivo e propício ao engajamento dos alunos na atividade.

  • Papel, canetas coloridas e cartolinas.
  • Gravadores de áudio e tablets.
  • Suporte visual para apresentar notícias.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o compromisso com a inclusão e acessibilidade está na essência da prática docente, mas é importante oferecer suporte sem sobrecarregar ainda mais o professor. Para essa atividade, práticas simples e eficazes podem ser implementadas para garantir a participação plena de todos os alunos. Embora não haja alunos com condições ou deficiências específicas nessa turma, é vital promover um ambiente de respeito e colaboração entre todos. Estratégias como a designação de papéis que joguem com as forças dos alunos podem ajudar a garantir que cada um contribua significativamente. Além disso, o ambiente da sala de aula deve ser ajustado para permitir movimentação adequada e acesso aos materiais, garantindo que todos os estudantes possam desenvolver suas habilidades de forma equitativa, respeitando a diversidade cultural e social presente na turma.

  • Designação de papéis compatíveis com as forças dos alunos.
  • Ajustes no ambiente para maior acessibilidade.
  • Promoção de um ambiente de respeito e colaboração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo