Paródia Narrativa

Desenvolvida por: Ten Cá… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Estrutura Narrativa

A atividade Paródia Narrativa é projetada para consolidar o conhecimento dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a respeito da estrutura narrativa de forma prática e envolvente. Inicialmente, os alunos se dividirão em grupos para escolher uma música conhecida. Posteriormente, reescreverão a letra dessa música para contar uma história criada por eles ou explorada em atividades anteriores, seguindo a estrutura de um texto narrativo (introdução, desenvolvimento e conclusão), mantendo a melodia original. Esta abordagem visa a revisão desse tipo de estrutura de texto de maneira lúdica e interativa. Além disso, ao apresentar as paródias criadas para a classe, os alunos terão a oportunidade de praticar a expressão oral e desenvolver habilidades de comunicação, ao mesmo tempo em que promovem um ambiente de aprendizagem colaborativo e dinâmico.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a entender e aplicar a estrutura narrativa de forma criativa e prática. Os estudantes irão consolidar seu entendimento sobre os elementos que compõem uma narrativa, como personagens, tempo, espaço, conflito e desfecho, ao reescreverem letras de músicas para contar suas histórias. Essa abordagem dinâmica e lúdica visa também promover a expressão oral e a fluência no uso da língua, que são fundamentais para a comunicação eficaz. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos sobre estrutura narrativa em diferentes contextos, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe e criatividade.

  • Compreender e aplicar os elementos da estrutura narrativa em criações próprias.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa adaptando letras de músicas.
  • Praticar a expressão oral e a apresentação em público.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Estimular a criatividade e a inovação na resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

Conteúdo Programático

Durante a atividade, os alunos irão explorar os conceitos fundamentais da estrutura narrativa, incluindo a compreensão dos diferentes elementos que a compõem. Ao adaptar as letras das músicas para narrar uma história escolhida ou criada, estarão aplicando conhecimentos de introdução, desenvolvimento e conclusão, além de trabalhar temas, personagens, e cenários de forma criativa. Esta prática permite o aprofundamento do entendimento tanto da teoria quanto da prática em escrita criativa, consolidando o aprendizado em um contexto real e significativo para os alunos.

  • Estrutura narrativa: introdução, desenvolvimento, e conclusão
  • Elementos da narrativa: personagens, tempo, espaço, conflito e desfecho
  • Escrita criativa e adaptação de textos
  • Expressão oral e apresentações em público
  • Trabalho colaborativo e técnicas de brainstorming

Metodologia

A abordagem da atividade será centrada no aluno, utilizando metodologias ativas para engajar os participantes ativamente no processo de aprendizagem. Os grupos irão colaborar na escolha da música e na criação da nova letra, envolvendo pesquisa, brainstorming e revisões. A criação será orientada por critérios que enfatizam a coerência narrativa, criatividade e aderência à melodia original. A apresentação das paródias será um momento de partilha e avaliação colaborativa, onde cada grupo receberá feedbacks construtivos de seus colegas e professor.

  • Divisão dos alunos em grupos para fomentar a aprendizagem colaborativa.
  • Escolha de músicas conhecidas e pesquisa de suas letras.
  • Sessões de brainstorming guiadas para desenvolver a letra baseando-se em uma estrutura narrativa.
  • Revisão em grupo das letras para garantir fidelidade aos elementos narrativos.
  • Apresentação das paródias para a classe, promovendo a expressão oral.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá a duração total de 1 hora, dividida em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, os grupos escolherão suas músicas e planejarão suas paródias. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas letras e farão as apresentações para a classe.

  • Aula 1: Escolha de música e início da criação da paródia.
  • Aula 2: Finalização das paródias e apresentação.

Avaliação

A avaliação será baseada na criatividade, coesão, coerência narrativa e na capacidade de trabalhar em equipe. Também será avaliado o processo de apresentação, considerando a clareza da expressão oral, a articulação e o envolvimento do grupo. Será utilizado um sistema de pontuação que contempla cada um desses aspectos, com a possibilidade de feedback qualitativo para promover o aprendizado contínuo. Exemplos e critérios detalhados serão fornecidos para assegurar que os alunos compreendam as expectativas e possam se autoavaliar e avaliar seus pares constructivamente.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários incluirão acesso a internet para pesquisa de letras de músicas e histórias, instrumentos musicais ou aplicativos de música para a prática da melodia, além de material de escrita para anotação das ideias e letras. Será incentivado o uso de recursos multimídia para a apresentação, como microfone ou caixa de som, para garantir que todos possam ouvir as paródias.

  • Acesso a internet para pesquisa de músicas e conteúdo narrativo.
  • Instrumentos musicais ou aplicativos de música.
  • Material de escrita (papel, canetas, etc.).
  • Recursos multimídia para a apresentação (microfone, caixa de som).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo