Viagem Imaginária pelo Brasil

Desenvolvida por: Aila B… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Conhecendo as Diversidades Culturais do Brasil

Nesta atividade, chamada 'Viagem Imaginária pelo Brasil', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar a rica diversidade cultural brasileira através de uma investigação sobre diferentes regiões do país, focando em aspectos culturais como culinária, danças e festividades. Antes de iniciar a aula, os alunos realizarão pesquisas sobre a região designada a cada grupo, coletando informações para a criação de um guia de viagem imaginário. Este guia visará convencer o leitor a visitar a região estudada, utilizando textos persuasivos, imagens atraentes, slogans criativos e um layout eficaz que destaque a essência da região. Os grupos deverão empregar recursos de persuasão típicos de textos publicitários, tais como escolha de palavras, jogos de palavras, uso de cores e diagramação, para tornar seus guias mais atraentes. A atividade culminará com a apresentação desses guias de viagem, permitindo aos alunos não apenas aplicarem seus conhecimentos linguísticos e criativos, mas também promovendo a valorização das distintas culturas que compõem o Brasil.

Objetivos de Aprendizagem

Ao realizar a atividade 'Viagem Imaginária pelo Brasil', os alunos desenvolverão habilidades como pesquisa, leitura e interpretação de textos de diferentes fontes, trabalho em equipe, criatividade e argumentação. Especial atenção será dada ao desenvolvimento de competências relacionadas à produção de textos persuasivos e publicitários, focando na habilidade de convencer o leitor através do uso eficaz da linguagem, imagens e layout. Impulsionará, ainda, a capacidade de planejamento e apresentação de conteúdo de forma coerente e atraente. Esta atividade enriquecerá o repertório cultural dos alunos, ampliando sua percepção sobre a diversidade brasileira e fomentando o respeito pelas diferentes culturas.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e coleta de informações variadas sobre as regiões do Brasil.
  • Aprimorar a capacidade de leitura, interpretação e produção de textos persuasivos e publicitários.
  • Estimular a criatividade na elaboração de guias de viagem imaginários, incluindo layout, escolha de imagens e criação de slogans.
  • Promover o trabalho em equipe, dividindo responsabilidades na pesquisa, elaboração e apresentação do guia.
  • Valorizar e aprofundar o conhecimento sobre a diversidade cultural brasileira.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF03LP21
  • description": "Produzir anúncios publicitários, textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, observando os recursos de persuasão utilizados nos textos publicitários e de propaganda (cores, imagens, slogan, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho e tipo de letras, diagramação)." }, { "code": EF03LP25
  • description": Planejar e produzir textos para apresentar resultados de observações e de pesquisas em fontes de informações, incluindo, quando pertinente, imagens, diagramas e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

A proposta da atividade 'Viagem Imaginária pelo Brasil' é engajar os alunos na exploração das diversas culturas presentes nas regiões brasileiras. Este percurso incluirá pesquisa sobre cultura, culinária, danças típicas e festividades, desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação de textos, além de aplicar o conhecimento em produções textuais persuasivas. A atividade visa, também, aprimorar a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe e apresentar informações de maneira criativa e organizada, respeitando as características do gênero textual publicitário.

  • Conceitos de cultura, culinária, danças e festividades brasileiras.
  • Características e estruturas de textos persuasivos e publicitários.
  • Técnicas de pesquisa e coleta de informações.
  • Princípios de design e diagramação para elaboração de guias de viagem.
  • Habilidades de apresentação e argumentação.

Metodologia

Neste projeto, utilizaremos a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos serão os principais agentes de seu aprendizado, por meio da pesquisa prévia e do desenvolvimento colaborativo do guia de viagem. Esta abordagem estimula a autonomia, a colaboração e a aplicação prática do conhecimento. As etapas da atividade serão guiadas com o apoio do educador, facilitando a aprendizagem colaborativa e garantindo que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados.

  • Introdução ao projeto e divisão de grupos.
  • Pesquisa independente sobre a região designada.
  • Discussão em grupo para compartilhamento das pesquisas.
  • Produção colaborativa do guia de viagem.
  • Revisão e aperfeiçoamento do guia com o auxílio do professor.
  • Apresentação dos guias à classe.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Viagem Imaginária pelo Brasil' será desenvolvida em uma única sessão de 60 minutos, com etapas bem definidas para pesquisa, criação, revisão e apresentação, garantindo um aproveitamento eficiente do tempo e dos recursos disponíveis.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, pesquisa e desenvolvimento do guia de viagem, seguida pela apresentação dos trabalhos.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Viagem Imaginária pelo Brasil' será contínua e processual, focando na participação ativa dos alunos durante cada etapa do projeto. Será avaliada a qualidade da pesquisa realizada, a criatividade e persuasão encontrada nos textos, a eficácia do layout e imagens selecionadas, bem como a colaboração entre os membros do grupo. As apresentações serão avaliadas com base na clareza do discurso, uso de argumentos persuasivos e habilidade de engajamento com o público. Este método de avaliação visa reconhecer o esforço individual e coletivo, além de estimular a reflexão sobre os aprendizados adquiridos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário o acesso a computadores com internet para a pesquisa, materiais para a criação dos guias (papel, lápis, canetas coloridas, tesouras, cola) e um projetor para as apresentações finais. Esses recursos permitirão aos alunos explorar suas capacidades criativas e aprofundar-se nas pesquisas, enriquecendo sua aprendizagem.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Materiais para desenho e escrita (papel, lápis, canetas coloridas).
  • Tesouras e cola para montagem dos guias.
  • Projetor para apresentações.

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