Viagem pelo Mundo das Palavras

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Arte
Temática: Interculturalidade e Diversidade

Neste projeto, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma emocionante aventura multicultural através da exploração de histórias e tradições orais de diferentes culturas ao redor do mundo. Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, juntamente com a Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, a turma criará um mapa mundi literário. Cada grupo será responsável por pesquisar, ler e apresentar um conto ou lenda de um determinado país, enfatizando as questões raciais e culturais inerentes. Esta atividade permitirá aos estudantes não apenas aprender sobre a diversidade cultural global, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, leitura crítica, expressão oral e escrita. Posteriormente, inspirados nos elementos culturais aprendidos, os alunos produzirão textos criativos, integrando imagens e símbolos representativos em seus trabalhos, proporcionando uma rica expressão da imaginação e criatividade inspirada pelas culturas estudadas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são ampliar o conhecimento dos alunos sobre diversidade cultural e incentivar o respeito pelas diferentes tradições ao redor do mundo. Além disso, busca-se desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos, capacidade de pesquisa, habilidades de escrita criativa, e a competência de apresentar informações de maneira coesa e interessante. Espera-se também que os estudantes aprimorem suas habilidades de colaboração e trabalho em equipe, fundamentais para o sucesso em projetos coletivos.

  • Conhecer e valorizar a diversidade cultural e racial
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos
  • Aprimorar a capacidade de pesquisa e síntese de informações
  • Estimular a escrita criativa e a expressão artística
  • Fomentar habilidades de apresentação oral e trabalho em equipe

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
  • EF03LP14: Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.

Conteúdo Programático

A atividade proporcionará um aprofundamento no entendimento de narrativas culturais, enfocando na diversidade e suas expressões através de contos e lendas. Será um estudo comparativo que permite reconhecer as semelhanças e diferenças entre várias culturas, promovendo a empatia e o respeito mútuo entre os povos. Através da leitura e análise dessas narrativas, os alunos aprenderão a interpretar textos dentro de seus contextos culturais específicos e a criar novos textos a partir de elementos culturais apreendidos.

  • Literaturas de diferentes culturas
  • Elementos de narrativas (personagens, cenários, tramas)
  • Questões raciais e culturais em textos e narrativas
  • Produção textual e expressão criativa
  • Integração de imagens e símbolos culturais em textos

Metodologia

Este projeto será desenvolvido através da combinação de Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida, e Aprendizagem Baseada em Jogos. Essas metodologias ativas permitirão que os alunos se engajem diretamente na pesquisa e exploração de culturas diversas, preparando apresentações e textos com base no que aprenderam. A estrutura do projeto promoverá interações constantes entre os alunos, discussões em grupo e trabalho colaborativo, fomentando uma aprendizagem significativa e prática.

  • Pesquisa em grupo sobre diferentes culturas e suas literaturas
  • Leitura e análise crítica de contos e lendas
  • Preparação e apresentação de contos escolhidos
  • Oficinas de escrita criativa
  • Uso de recursos digitais para criação de mapas literários interativos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá a duração total de 20 horas, divididas em 20 aulas de 60 minutos cada, distribuídas ao longo de várias semanas. Iniciaremos com a introdução ao projeto e divisão de grupos, seguida pela fase de pesquisa e leitura. Depois, dedicaremos aulas à preparação das apresentações e à escrita dos textos criativos. O projeto culminará com a apresentação dos mapas literários e a avaliação dos trabalhos produzidos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação de grupos
  • Aula 2-5: Pesquisa sobre os países e culturas designadas
  • Aula 6-10: Leitura e discussão dos contos e lendas
  • Aula 11-15: Preparação das apresentações e início da escrita dos textos
  • Aula 16-19: Finalização dos textos e preparação dos mapas literários
  • Aula 20: Apresentação dos projetos e avaliação

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos ao longo do projeto, na qualidade das pesquisas realizadas, na criatividade e expressividade das apresentações e dos textos produzidos, e na capacidade de trabalhar eficazmente em equipe. Será considerado o uso adequado de recursos e referências culturais nas produções textuais e visuais. Feedback construtivo será oferecido ao longo do projeto para orientar os estudantes no desenvolvimento de suas habilidades.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, utilizaremos recursos como livros e textos digitais sobre as diversas culturas e suas literaturas, acesso à internet para a pesquisa, materiais para a criação dos mapas literários (papel, canetas, lápis de cor, etc.), recursos de tecnologia da informação (computadores, softwares de apresentação), além de espaços adequados para as apresentações e discussões em grupo.

  • Livros e materiais didáticos sobre culturas diversas
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para artes visuais (papel, canetas, lápis de cor)
  • Computadores e softwares de apresentação
  • Espaço adequado para apresentações em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo