Viajando Nas Histórias

Desenvolvida por: Alice … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Histórias em Quadrinhos e Tirinhas

A atividade 'Viajando Nas Histórias' convida os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a se imergirem no universo das histórias em quadrinhos e tirinhas. Esta proposta pedagógica pretende não só estimular a leitura e interpretação desses gêneros literários, mas também fomentar a criatividade e expressão dos estudantes por meio da criação de suas próprias histórias em quadrinhos. Inicialmente, a turma será apresentada a uma variedade de histórias em quadrinhos e tirinhas, com temas e estilos diversos, permitindo que cada aluno ou grupo selecione aquele que mais lhes interesse. Após a leitura, serão realizadas atividades de interpretação que desafiarão os alunos a relacionar imagens e texto, interpretar o uso de balões de fala, onomatopeias e outros recursos gráficos. O ponto culminante desta jornada será o momento em que os alunos, utilizando os conhecimentos adquiridos, criarão suas próprias tirinhas. Essas criações serão compartilhadas com a turma, numa apresentação que valoriza a narrativa e a expressão individual ou coletiva. Ao longo de toda a atividade, a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será empregada como estratégia pedagógica, fomentando um ambiente de aprendizagem lúdico, interativo e significativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é promover o desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação e produção textual dos alunos, por meio do contato direto com o gênero das histórias em quadrinhos e das tirinhas. Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar a função social desses textos, estabelecer relações entre imagem e palavra, além de interpretar recursos gráficos específicos como balões de fala e onomatopeias. Outra meta importante é estimular a capacidade criativa dos estudantes, encorajando-os a produzir suas próprias narrativas gráficas, incorporando os elementos estudados. Através desta atividade, busca-se fomentar o gosto pela leitura, melhorar a capacidade de expressão e interpretação visual e textual, além de promover habilidades de apresentação e narração.

  • Leitura e interpretação de histórias em quadrinhos e tirinhas.
  • Reconhecimento e uso de recursos gráficos como balões e onomatopeias.
  • Criação de histórias em quadrinhos próprias.
  • Desenvolvimento de habilidades de apresentação e narração.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP14: Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é estruturado de modo a proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente sobre as histórias em quadrinhos e tirinhas. Inicialmente, serão abordadas as características gerais desses gêneros literários, incluindo sua função social e elementos constitutivos como balões de diálogo, onomatopeias e demais recursos gráficos. Seguindo, o foco se volta para a interpretação e análise crítica de histórias em quadrinhos selecionadas, estimulando o contato direto dos alunos com o material. Por fim, os estudantes serão guiados na criação de suas próprias tirinhas, processo que contemplará desde o rascunho inicial até a apresentação final, ressaltando o valor do processo criativo e expressivo.

  • Leitura e análise de diferentes histórias em quadrinhos e tirinhas.
  • Estudo de elementos gráficos das histórias em quadrinhos.
  • Criação de uma história em quadrinhos pela turma.
  • Apresentação das histórias criadas.

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será a base deste plano de aula, promovendo uma abordagem dinâmica e interativa. Esta metodologia permite que os alunos sejam os protagonistas de seu processo de aprendizagem, incentivando a experimentação, a criatividade e a colaboração. Será dada especial atenção à escolha de materiais e histórias que estimulem o interesse e a participação dos alunos, criando um ambiente propício ao debate e à troca de ideias. A elaboração das próprias tirinhas será um projeto que requer planejamento, execução e revisão, elementos essenciais da Aprendizagem Baseada em Jogos, permitindo que os alunos vivenciem na prática o processo de criação literária.

  • Leitura guiada e discussão em grupo.
  • Atividade de interpretação individual e em grupo.
  • Oficina de criação de tirinhas em grupos.
  • Apresentação das tirinhas criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução ao gênero das histórias em quadrinhos, seguida de uma atividade de leitura e discussão. A segunda aula focará na interpretação das histórias e no estudo dos recursos gráficos. Na terceira aula, os alunos iniciarão o processo de criação de suas próprias tirinhas. Na última aula, as tirinhas criadas serão finalizadas e apresentadas para a turma.

  • Aula 1: Introdução e leitura de histórias em quadrinhos.
  • Aula 2: Atividades de interpretação e análise.
  • Aula 3: Início da criação das próprias tirinhas.
  • Aula 4: Finalização e apresentação das tirinhas.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de forma contínua e formativa, considerando a participação, o envolvimento e o esforço dos alunos em todas as etapas. A qualidade da interpretação das histórias em quadrinhos lidas inicialmente e a capacidade de relacionar imagens e texto serão aspectos relevantes. Na avaliação da criação das próprias tirinhas, será dada atenção à originalidade, coerência da narrativa e uso adequado dos recursos gráficos aprendidos. As apresentações finais serão avaliadas quanto à clareza da narração e à criatividade. Será encorajado um ambiente de feedback construtivo, onde os alunos possam aprender com as criações uns dos outros.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem uma coleção diversificada de histórias em quadrinhos e tirinhas, materiais de escrita e desenho, como lápis, borracha, canetas coloridas e folhas brancas. Acesso à internet e projetor pode enriquecer a experiência, permitindo a exibição de exemplos digitais e facilitando a pesquisa de ideias. A utilização de softwares de criação de histórias em quadrinhos ou aplicativos educativos também pode ser explorada, proporcionando uma experiência multimídia que engaja ainda mais os alunos.

  • Histórias em quadrinhos e tirinhas impressas e digitais.
  • Material de escrita e desenho.
  • Acesso à internet e projetor.
  • Softwares e aplicativos de criação de histórias em quadrinhos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo