Viajantes do Tempo

Desenvolvida por: Andres… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Temática: História da Terra e Eras Geológicas

Esta atividade, destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, tem como propósito proporcionar uma compreensiva 'viagem no tempo' através das diferentes eras geológicas do nosso planeta. Por meio de textos de divulgação científica, os estudantes irão explorar as características principais de cada era, assim como os seres vivos que dominaram a Terra em diferentes períodos. A atividade desafia os alunos a identificarem, sem indicações prévias, a qual era geológica cada texto se refere, usando como ferramentas as descrições contidas nos textos. Este exercício tem como objetivo não apenas enriquecer o conhecimento dos alunos sobre a história da Terra mas também desenvolver habilidades críticas de leitura, interpretação de texto e trabalho em equipe. Após a identificação das eras, os grupos apresentarão suas conclusões, articulando os elementos textuais que os guiaram a tal determinação. Esta abordagem promove uma imersão ativa na matéria, fomentando a pesquisa, o debate em grupo e a apresentação de ideias.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é enriquecer o conhecimento dos alunos acerca das diferentes eras geológicas e a evolução da vida na Terra, ao mesmo tempo em que se promove aprimoramentos significativos em habilidades de leitura compreensiva, interpretação textual e colaboração. Além disso, busca-se estimular o pensamento crítico dos alunos e a habilidade de usar o texto como ferramenta de investigação e descoberta, desenvolvendo a capacidade de extrair informações relevantes de um texto e usá-las para construir argumentos e apresentações em equipe.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto focadas em descrições científicas.
  • Conhecer as principais características das diferentes eras geológicas e os seres vivos que nelas habitaram.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a apresentação oral como forma de compartilhar o conhecimento adquirido.
  • Estimular o pensamento crítico e investigativo ao identificar e correlacionar informações contidas nos textos para determinar a qual era geológica pertencem.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange um estudo introdutório às eras geológicas, destacando suas características principais e os seres vivos que habitavam a Terra em cada período. Será dada ênfase à compreensão e análise de textos de divulgação científica que descrevem tais eras, promovendo o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e interpretação textual.

  • Introdução à História da Terra e às eras geológicas
  • Características principais de cada era geológica
  • Evolução da vida na Terra ao longo das eras
  • Leitura crítica e interpretação de textos científicos

Metodologia

A metodologia empregada será baseada em aprendizagem ativa, com a utilização de textos de divulgação científica para incitar a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos. Em grupos, eles irão discutir e analisar os textos fornecidos para identificar a qual era geológica cada um se refere. Após esta análise, cada grupo apresentará suas conclusões, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Esta abordagem permite que os alunos assumam um papel ativo em seu processo de aprendizagem, incentivando a pesquisa, o debate construtivo e a síntese de informações.

  • Leitura e discussão em grupo dos textos de divulgação científica
  • Identificação e análise das características descritas nos textos para determinar a era geológica correspondente
  • Elaboração e apresentação das conclusões de cada grupo, utilizando os elementos textuais como evidências
  • Debate e troca de conhecimentos entre os grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema, a leitura compartilhada dos textos e o início da discussão em grupos. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas análises e prepararão as apresentações, que serão realizadas na mesma aula. Este cronograma permite uma imersão profunda no conteúdo, ao mesmo tempo em que oferece tempo adequado para a análise, discussão e síntese das informações.

  • Aula 1: Introdução ao tema, leitura compartilhada e discussão inicial em grupos.
  • Aula 2: Conclusão das análises em grupo, preparação e realização das apresentações.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, levando em conta a participação e o envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade. Será dada especial atenção à capacidade de interpretação textual, o uso de evidências dos textos para fundamentar as conclusões e a qualidade das apresentações em grupo. A avaliação também considerará o trabalho em equipe, o raciocínio crítico e a capacidade de comunicação dos alunos. Exemplos de atividades avaliativas incluem a análise detalhada das discussões em grupo, a clareza e coerência na apresentação das conclusões e a capacidade de responder a perguntas e participar de debates.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem uma seleção de textos de divulgação científica relacionados às diferentes eras geológicas, projetor e tela para as apresentações em grupo, e materiais para anotações. Estes recursos são essenciais para garantir uma experiência de aprendizado rica e interativa, permitindo que os alunos explorem o conteúdo de maneira envolvente e eficaz.

  • Textos de divulgação científica sobre as eras geológicas
  • Projetor e tela para apresentações
  • Materiais de escrita (lápis, canetas, papel etc.)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo