Nesta atividade prática de Língua Portuguesa destinada aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, vamos explorar a concordância verbal através de trechos do livro 'Judy Moody e Chiclete em um Natal Superlegal'. A aula iniciará com uma leitura em voz alta de partes do livro, salientando exemplos de concordância verbal. Após a leitura, os alunos serão divididos em grupos para identificar e corrigir frases com erros de concordância verbal inseridas intencionalmente. Essa abordagem promove o trabalho colaborativo e o aprendizado prático, permitindo que os alunos internalizem a regra gramatical de maneira significativa e conectada à narrativa. A atividade também incentiva habilidades sociais como cooperação e liderança em grupos, bem como o desenvolvimento das competências de leitura e escrita do currículo da BNCC em um ambiente inclusivo que considera as necessidades específicas de cada aluno.
Os objetivos de aprendizagem estão centrados no desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação, escrita e compreensão de regras gramaticais específicas, como a concordância verbal. Este conhecimento é essencial para a construção de textos coerentes e para a comunicação eficaz. A atividade estimula a aplicação prática dessas regras através de exercícios de correção e criação de frases, reforçando a capacidade de resolver problemas linguísticos. Além disso, promove a interação social e a cooperação entre os alunos, preparando-os para interagir e aprender em ambientes colaborativos e diversos.
O conteúdo programático desta atividade foca no aprofundamento da concordância verbal, uma regra essencial da gramática normativa que garante a coerência e clareza na comunicação escrita e falada. Através de uma exploração ativa de exemplos dentro de um texto narrativo envolvente, os alunos terão a oportunidade de ver como essas regras são aplicadas em contextos reais. O processo de identificar e corrigir erros colabora para o desenvolvimento de competências críticas e metacognitivas que são facilitadas ao integrar a gramática com habilidades de leitura e produção de texto.
A estratégia metodológica empregada busca fomentar a aprendizagem ativa e colaborativa. Através da leitura em voz alta, será aberto um espaço para discussões e perguntas, facilitando a inclusão dos alunos de diferentes perfis. A divisão em grupos é uma metodologia que promove a cooperação e permite que alunos ajudem uns aos outros, respeitando o ritmo individual. O foco na correção de frases com erros promove o pensamento crítico e o engajamento, encorajando os alunos a aplicar o conhecimento de forma prática e a desenvolver habilidades de resolução de problemas.
Esta atividade será realizada em um único encontro de 40 minutos, utilizando uma metodologia expositiva para introduzir o tema e atividades práticas colaborativas para consolidar o conhecimento. A aula começa com uma breve apresentação e leitura do trecho selecionado para, logo após, organizar os alunos em pequenos grupos onde irão trabalhar juntos na identificação e correção dos erros de concordância. Essa abordagem promove o aprendizado ativo e prático em uma única aula, permitindo que o conteúdo seja explorado de forma completa dentro do tempo disponível.
Momento 1: Introdução e Leitura em Voz Alta (Estimativa: 15 minutos)
Inicie a aula explicando brevemente a importância da concordância verbal na escrita e na fala. Faça a leitura em voz alta de trechos previamente selecionados do livro 'Judy Moody e Chiclete em um Natal Superlegal', destacando as frases que exemplificam a concordância verbal. Permita que os alunos ouçam atentamente. É importante que você varie o tom de voz para manter a atenção dos alunos. Observe se todos estão acompanhando e faça perguntas rápidas para garantir a compreensão.
Momento 2: Atividade em Grupo de Identificação (Estimativa: 10 minutos)
Divida a turma em grupos heterogêneos e distribua cópias dos trechos lidos contendo erros de concordância verbal inseridos intencionalmente. Oriente os alunos a discutir em grupo e marcar as frases que julgam estar erradas. Permita que um aluno de cada grupo explique a escolha das frases erradas. O trabalho em grupo estimula a cooperação e a discussão crítica. Observe se a dinâmica dos grupos está funcionando e intervenha quando necessário para orientar e fomentar a participação de todos.
Momento 3: Correção Coletiva e Discussão (Estimativa: 10 minutos)
Chame a atenção da turma para a correção coletiva das frases. Escolha aleatoriamente grupos para compartilhar uma frase corrigida e explique por que aquele erro aconteceu e qual a regra correta de concordância verbal. Permita que os alunos participem enriquecendo a discussão. Use o quadro para escrever as correções, consolidando a aprendizagem. Pergunte se há dúvidas e incentive a classe a ajudar os colegas.
Momento 4: Exercício Individual de Aplicação (Estimativa: 5 minutos)
Entregue uma folha com frases para que os alunos corrijam de forma individual, consolidando o que aprenderam. Observe os alunos enquanto realizam a tarefa individualmente, auxiliando aqueles que apresentarem dificuldades. Recolha as folhas para avaliação formativa, observando se as regras discutidas foram aplicadas corretamente.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para alunos com TDAH, mantenha um ambiente organizado e reduza distrações durante as atividades. Para alunos com transtorno do espectro autista, nivele as atividades com clareza, fornecendo instruções escritas sempre que possível e respeitando o ritmo de cada um. Para alunos com nível 3 de autismo, atribua um facilitador para assistência extra, se disponível, e mantenha o apoio visual nas instruções para ajudar na compreensão. Para todos os alunos, é benéfico reconhecer pequenas vitórias, motivando-os a continuar participando com calma e entusiasmo.
O processo avaliativo irá envolver tanto avaliação formativa quanto somativa. Na avaliação formativa, durante a aula, será observado o engajamento e a participação dos alunos nas atividades em grupo, bem como seu progresso na identificação e correção dos erros de concordância. A avaliação somativa será realizada por meio da entrega de um exercício individual em que os alunos deverão aplicar os conceitos aprendidos corrigindo frases e criando seus próprios exemplos de frases corretas. Ambas as avaliações focarão na capacidade de compreensão das regras e na habilidade de aplicação prática do conhecimento adquirido. Feedbacks serão fornecidos individualmente para apoiar melhorias.
Os recursos utilizados na atividade são voltados para suportar a prática colaborativa e independente, tais como cópias dos trechos do livro 'Judy Moody e Chiclete em um Natal Superlegal', folhas de exercícios para correção prática, e materiais de escrita como lápis e papel. Esses recursos são essenciais para que os alunos possam interagir com o conteúdo de maneira tangível, fixando o conhecimento por meio de atividades em grupo e individuais. A simplicidade dos materiais assegura a acessibilidade e viabilidade da execução sem custo adicional elevado.
Sabemos do desafio que é para o professor adaptar o ensino às necessidades específicas de cada aluno em meio a tantas outras responsabilidades, mas é essencial garantir que todos os alunos possam ter suas necessidades atendidas adequadamente. Para os alunos com TDAH, sugerimos a utilização de horários e tempos definidos para cada atividade, ajudando a manter o foco. Já para os alunos com transtorno do espectro autista de nível 1, é importante garantir uma estrutura clara e previsível da aula para que eles se sintam confortáveis. Para os alunos com transtorno do espectro autista de nível 3, a presença de um auxiliar pode ser fundamental nas atividades práticas, dando-lhes suporte extra. Todas essas estratégias não demandam adaptações de materiais de alto custo, mas sim ajustes no método de ensino e no ambiente de sala de aula, garantindo inclusão e engajamento de todos os alunos.
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