Autores Mirins Digitais

Desenvolvida por: Amanda… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Criativa e Tecnologia

Neste plano de aula, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao mundo encantador da escrita criativa, utilizando a tecnologia como uma ferramenta de apoio. A atividade incentiva os alunos a explorarem sua criatividade, escolhendo temas de seu interesse para desenvolverem histórias curtas. Utilizando aplicativos de escrita e edição de texto, como o Google Docs, que favorece a colaboração e o feedback em tempo real, os alunos trabalharão em suas histórias. Este processo não apenas estimula a escrita e a leitura, mas também promove habilidades digitais essenciais. Ao final das atividades, as histórias criadas serão reunidas em um e-book coletivo da turma, promovendo o senso de autoria e incentivando a prática da leitura entre os colegas. Este projeto não só abrange a prática da escrita criativa, mas também introduz noções de edição, publicação e compartilhamento digital, preparando os alunos para se expressarem na sociedade da informação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é introduzir e consolidar o uso da tecnologia como um recurso pedagógico na prática da escrita criativa. Visamos estimular a imaginação e a criatividade dos alunos, enquanto desenvolvem suas habilidades de escrita e leitura. Além disso, a atividade tem como meta fomentar a colaboração entre colegas e a capacidade de receber e oferecer feedback construtivo, habilidades essenciais para o século XXI. Ao integrar a tecnologia no processo de aprendizagem, também buscamos familiarizar os alunos com ferramentas digitais contemporâneas, potencializando suas habilidades digitais e de pesquisa.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa
  • Estimular a imaginação e a criatividade
  • Promover a leitura e a apreciação literária
  • Familiarizar os alunos com tecnologias digitais de escrita e colaboração
  • Incentivar o trabalho colaborativo e o feedback construtivo

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04LP03: Produzir textos orais que tenham coerência, clareza, precisão e adequação a diferentes interlocutores e situações comunicativas, utilizando vocabulário amplo e variado.
  • EF04LP19: Utilizar, ao produzir texto, as convenções da escrita alfabética e outras notações.
  • EF04LP21: Planejar e produzir textos narrativos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF04LP26: Revisar e editar o texto, considerando os aspectos discursivos, textuais, gramaticais e ortográficos.
  • EF15AR06: Utilizar as tecnologias da informação e comunicação (TIC) de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as práticas escolares), para se comunicar por meios digitais

Conteúdo Programático

Neste plano de aula, abordaremos a escrita criativa integrada ao uso de tecnologias, estimulando os alunos a desenvolverem e articularem suas ideias de maneira original. Por meio da criação de histórias, os alunos serão desafiados a explorar diferentes temas, gêneros narrativos e estruturas textuais. A atividade também promove o desenvolvimento de habilidades digitais, como a utilização de aplicativos de edição de texto, o manejo de ferramentas colaborativas online e a compreensão sobre publicação digital, fundamentais para a participação ativa na sociedade contemporânea.

  • Escrita criativa: técnicas e estratégias
  • Temas e gêneros narrativos
  • Ferramentas digitais para escrita e edição de texto
  • Colaboração e feedback em ambientes digitais
  • Noções básicas de publicação digital e e-book

Metodologia

A metodologia a ser aplicada nesta atividade é a Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos serão guiados através de um processo de investigação, criação e colaboração. Utilizando tecnologias atuais, os alunos iniciarão pela seleção de temas de seu interesse para, em seguida, esboçarem suas histórias. O processo de escrita será dinâmico, permitindo interação e feedback contínuos entre colegas e professor. Essa abordagem prática não só encoraja a autonomia dos alunos, como também promove interações significativas, criticidade e refinamento contínuo do trabalho realizado.

  • Seleção de temas pelos alunos com base em seus interesses
  • Esboço inicial e brainstorming em grupos
  • Escrita colaborativa utilizando Google Docs
  • Sessões de feedback em grupo e revisões
  • Compilação final das histórias em um e-book coletivo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 20 horas, divididas em 5 aulas de 240 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução aos temas e à seleção pelo aluno. As aulas seguintes focarão na escrita, colaboração e revisão dos textos. Na última aula, os textos serão finalizados e compilados no e-book da turma.

  • Aula 1: Introdução à escrita criativa e seleção de temas
  • Aula 2-4: Desenvolvimento do texto, colaboração e feedback
  • Aula 5: Revisão final e compilação do e-book

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada em critérios como criatividade, capacidade de desenvolver uma narrativa coesa, correção gramatical, participação no processo colaborativo e uso adequado das tecnologias de informação e comunicação. O feedback será fornecido de modo construtivo, promovendo a autoavaliação e a reflexão sobre o próprio processo de escrita. Exemplos específicos do desempenho do aluno, tais como a evolução da escrita, a profundidade da revisão textual e a efetividade da colaboração dentro do grupo, serão utilizados como base para esta avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para o desenvolvimento desta atividade, será necessário um conjunto de recursos que inclui acesso a computadores ou tablets com conexão à internet, contas no Google Docs para escrita e colaboração online, um espaço virtual para compartilhamento e discussão das criações, como um fórum ou blog da turma, e softwares para compilação e formatação do e-book. Esses recursos são fundamentais não apenas para a execução prática da atividade, mas também para promover uma experiência de aprendizado integrada e significativa.

  • Computadores ou tablets com acesso à Internet
  • Google Docs
  • Espaço virtual para compartilhamento (fórum ou blog da turma)
  • Software para compilação e formatação do e-book

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo