Neste plano de aula, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao mundo encantador da escrita criativa, utilizando a tecnologia como uma ferramenta de apoio. A atividade incentiva os alunos a explorarem sua criatividade, escolhendo temas de seu interesse para desenvolverem histórias curtas. Utilizando aplicativos de escrita e edição de texto, como o Google Docs, que favorece a colaboração e o feedback em tempo real, os alunos trabalharão em suas histórias. Este processo não apenas estimula a escrita e a leitura, mas também promove habilidades digitais essenciais. Ao final das atividades, as histórias criadas serão reunidas em um e-book coletivo da turma, promovendo o senso de autoria e incentivando a prática da leitura entre os colegas. Este projeto não só abrange a prática da escrita criativa, mas também introduz noções de edição, publicação e compartilhamento digital, preparando os alunos para se expressarem na sociedade da informação.
O objetivo desta atividade é introduzir e consolidar o uso da tecnologia como um recurso pedagógico na prática da escrita criativa. Visamos estimular a imaginação e a criatividade dos alunos, enquanto desenvolvem suas habilidades de escrita e leitura. Além disso, a atividade tem como meta fomentar a colaboração entre colegas e a capacidade de receber e oferecer feedback construtivo, habilidades essenciais para o século XXI. Ao integrar a tecnologia no processo de aprendizagem, também buscamos familiarizar os alunos com ferramentas digitais contemporâneas, potencializando suas habilidades digitais e de pesquisa.
Neste plano de aula, abordaremos a escrita criativa integrada ao uso de tecnologias, estimulando os alunos a desenvolverem e articularem suas ideias de maneira original. Por meio da criação de histórias, os alunos serão desafiados a explorar diferentes temas, gêneros narrativos e estruturas textuais. A atividade também promove o desenvolvimento de habilidades digitais, como a utilização de aplicativos de edição de texto, o manejo de ferramentas colaborativas online e a compreensão sobre publicação digital, fundamentais para a participação ativa na sociedade contemporânea.
A metodologia a ser aplicada nesta atividade é a Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos serão guiados através de um processo de investigação, criação e colaboração. Utilizando tecnologias atuais, os alunos iniciarão pela seleção de temas de seu interesse para, em seguida, esboçarem suas histórias. O processo de escrita será dinâmico, permitindo interação e feedback contínuos entre colegas e professor. Essa abordagem prática não só encoraja a autonomia dos alunos, como também promove interações significativas, criticidade e refinamento contínuo do trabalho realizado.
A atividade terá uma carga horária total de 20 horas, divididas em 5 aulas de 240 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução aos temas e à seleção pelo aluno. As aulas seguintes focarão na escrita, colaboração e revisão dos textos. Na última aula, os textos serão finalizados e compilados no e-book da turma.
A avaliação será contínua e baseada em critérios como criatividade, capacidade de desenvolver uma narrativa coesa, correção gramatical, participação no processo colaborativo e uso adequado das tecnologias de informação e comunicação. O feedback será fornecido de modo construtivo, promovendo a autoavaliação e a reflexão sobre o próprio processo de escrita. Exemplos específicos do desempenho do aluno, tais como a evolução da escrita, a profundidade da revisão textual e a efetividade da colaboração dentro do grupo, serão utilizados como base para esta avaliação.
Para o desenvolvimento desta atividade, será necessário um conjunto de recursos que inclui acesso a computadores ou tablets com conexão à internet, contas no Google Docs para escrita e colaboração online, um espaço virtual para compartilhamento e discussão das criações, como um fórum ou blog da turma, e softwares para compilação e formatação do e-book. Esses recursos são fundamentais não apenas para a execução prática da atividade, mas também para promover uma experiência de aprendizado integrada e significativa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula