Aventura das Ordens! Descobrindo o Modo Imperativo

Desenvolvida por: Josema… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de mergulhar no conceito de modo imperativo através de uma história interativa e divertida. A proposta é que, em grupos, os estudantes desenvolvam diferentes partes de um roteiro de jogo de aventura. Essa atividade promoverá a criatividade, a cooperação e o entendimento prático sobre comandos e instruções usadas em situações cotidianas, reforçando a importância do modo imperativo na comunicação. Os alunos irão trabalhar em colaboração para construir um jogo que será apresentado ao final da aula, garantindo que todos se envolvam ativamente e contribuam com suas ideias. A atividade, além de promover habilidades linguísticas, estimula a socialização e o trabalho em equipe, enquanto os alunos aprendem de forma lúdica e prática.

Objetivos de Aprendizagem

O plano de aula busca oferecer aos alunos uma compreensão clara e prática do modo imperativo, integrando a teoria e a prática através do desenvolvimento de um jogo interativo. Através desta atividade, os alunos irão desenvolver habilidades de leitura e escrita imperativas, bem como aprimorar sua habilidade de trabalhar em equipe e comunicar suas ideias de forma clara e eficiente. Além disso, pretende-se incentivar a habilidade de resolver problemas de maneira criativa ao elaborar o roteiro do jogo, promovendo a autonomia e o pensamento estruturado.

  • Compreender o uso do modo imperativo em contextos variados.
  • Desenvolver colaboração e comunicação eficaz através do trabalho em grupo.
  • Estimular a criatividade e resolução de problemas na construção de narrativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
  • EF35LP08: Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
  • EF35LP21: Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático explora uma abordagem prática do modo imperativo, potencializando o uso de habilidades linguísticas em atividades criativas. Ao mergulhar no desenvolvimento de um jogo de aventura, os alunos aplicarão os conceitos gramaticais de forma contextualizada, operacionalizando a escrita e a interpretação de ordens e instruções. A propostas de jogos narrativos servirão como meio para demonstrar a aplicação do modo imperativo em situações da vida real, enquanto proporcionam interação significativa entre os alunos, através do trabalho colaborativo.

  • Introdução ao modo imperativo e sua função comunicativa.
  • Construção de roteiros e narrativas utilizando o modo imperativo.
  • Colaboração e o papel da comunicação no trabalho em equipe.

Metodologia

A metodologia empregada na aula busca promover um aprendizado ativo e colaborativo, onde os alunos se tornam protagonistas de seu processo de aprendizagem. Através da criação de uma história interativa em grupos, a atividade coloca os alunos em situações práticas que exigem a aplicação do conhecimento teórico sobre o modo imperativo. Essa abordagem estimula a interação social e o diálogo, permitindo que os alunos desenvolvam competências tanto cognitivas quanto afetivas. As tarefas em grupo e a apresentação final do jogo incentivam os alunos a refletirem sobre seu trabalho e o dos colegas, promovendo uma aprendizagem crítica e integradora.

  • Trabalho em grupo para reforçar a cooperação e o protagonismo.
  • Utilização de história interativa para aplicar o modo imperativo.
  • Apresentação dos projetos para promover feedback e reflexão.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está estruturado para ser executado em uma aula de 60 minutos, focando no equilíbrio entre teoria e prática. A aula começa com a introdução ao conceito de modo imperativo, seguida pela divisão dos alunos em grupos para o desenvolvimento dos jogos. Esse formato de aula permite uma abordagem prática intensa, garantindo que cada aluno possa participar ativamente do processo de aprendizado. A apresentação dos projetos no final da aula cria um espaço de reflexão e feedback, essencial para consolidar os conhecimentos adquiridos.

  • Aula 1: Apresentação do modo imperativo; divisão dos grupos; desenvolvimento dos roteiros; apresentação dos jogos.
  • Momento 1: Apresentação do Modo Imperativo (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente o que é o modo imperativo, sua função nas instruções e comandos cotidianos. Utilize exemplos práticos, como comandos de jogos ou regras de casa. É importante que você faça perguntas para checar a compreensão dos alunos, por exemplo: 'Como vocês dariam uma instrução para...?' Observando as respostas, você pode ajustar sua explicação.

    Momento 2: Formação dos Grupos e Definição das Tarefas (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos de forma a garantir a diversidade e a inclusão. Explique que cada grupo será responsável por desenvolver uma parte do roteiro de um jogo de aventura, usando o modo imperativo. Dê a cada grupo uma tarefa específica para focar, como o início do jogo, o desenvolvimento ou o clímax. Permita que os alunos negociem suas funções dentro do grupo. Observe se todos os alunos estão se envolvendo e incentive a participação ativa de todos.

    Momento 3: Desenvolvimento dos Roteiros (Estimativa: 25 minutos)
    Oriente os alunos a começarem o planejamento de seus roteiros em grupos, utilizando papéis e canetas para esboçar suas ideias. Circule entre os grupos, oferecendo intervenções quando necessário, como sugerir formas de estruturação do roteiro e uso eficaz do modo imperativo. Avalie a capacidade de colaboração e a clareza dos comandos através de observação direta e discussões.

    Momento 4: Apresentação e Feedback (Estimativa: 15 minutos)
    Cada grupo apresenta o seu roteiro, utilizando o espaço disponível. Incentive os alunos a darem feedbacks uns aos outros, focando na coerência e clareza dos comandos. Após as apresentações, forneça feedback formativo, elogiando o uso eficaz do modo imperativo e sugerindo melhorias futuras. Avalie a apresentação de cada grupo observando a clareza e a criatividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir inclusão, permita que alunos que precisem de apoio adicional trabalhem em pares com colegas mais proficientes. Ofereça recursos visuais ou gráficos para ajudar na compreensão do modo imperativo. Estimule a participação de todos, respeitando o ritmo de cada aluno e criando um ambiente acolhedor, onde contribuições de cada um são valorizadas. Seja paciente e reafirme que todas as ideias são importantes no processo colaborativo.

Avaliação

A avaliação será realizada de maneira contínua e diversificada, permitindo verificar o processo de aprendizado em diferentes aspectos. Uma opção é a observação direta durante a atividade em grupo e a participação de cada aluno no desenvolvimento do jogo. Critérios como a compreensão e aplicação do modo imperativo serão fundamentais. Outra estratégia avaliativa será a apresentação, em que os alunos demonstrarão suas criações, permitindo avaliar a clareza e a coerência na comunicação das ideias. Para garantir flexibilidade, o professor pode adaptar critérios para alunos que necessitam de apoio, garantindo um ambiente inclusivo. O feedback formativo será utilizado para orientar o progresso dos alunos, focando em encorajá-los a refletir sobre suas escolhas e decisões durante a atividade.

  • Observação direta e contínua durante as atividades práticas em grupo.
  • Avaliação das apresentações focando na coerência e clareza.
  • Utilização de feedback formativo para apoio e encorajamento ao progresso.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer recursos simples e acessíveis, garantindo que todos os alunos participem efetivamente sem sobrecarregar o professor ou a escola com a necessidade de materiais caros ou complexos. A utilização de papéis, canetas e, se possível, um projetor para a apresentação dos jogos, são essenciais para facilitar o desenvolvimento das atividades e garantir a participação ativa de todos. A criatividade e a improvisação são incentivadas para que cada aluno possa explorar plenamente suas ideias e comunicar seu entendimento sobre o modo imperativo.

  • Papéis e canetas para planejamento do roteiro.
  • Projetor para apresentação dos jogos (opcional, se disponível).
  • Espaço para trabalho em grupo e apresentações.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a carga de trabalho dos professores pode ser intensa, por isso, propomos algumas estratégias simples que possam ajudar a garantir a inclusão sem sobrecarga. Como não há condições específicas nesta turma, recomenda-se a adoção de práticas que promovam a interação e a equidade entre todos. Sugere-se flexibilizar o uso de recursos e metodologias durante a história e garantir que todos tenham voz nas apresentações. Refletir sobre a dinâmica do grupo e oferecer assistência personalizada pode ser uma maneira eficaz de inclusão. A observação atenta do comportamento dos alunos pode fornecer sinais sobre eventuais necessidades de apoio adicionais.

  • Flexibilização dos materiais e adaptação de atividades conforme necessário.
  • Proporcionar um ambiente seguro e respeitoso através da interação positiva.
  • Fomentar a voz de todos os alunos nas discussões e apresentações.

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