Nesta atividade dinâmica e interativa, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão convidados a embarcar em uma aventura pelo pátio da escola em busca de 'tesouros' escondidos. Esses tesouros, distribuídos estrategicamente pelos professores, conterão palavras que apresentam sílabas do tipo VV (ditongo) e CVV. Após a emocionante busca, cada grupo de alunos, formado previamente, se reunirá para examinar os tesouros encontrados e, a partir das palavras coletadas, criarão uma história curta. O objetivo principal é estimular nos alunos a prática da leitura e da escrita correta dessas palavras, além de fomentar a criatividade, a cooperação entre pares e o desenvolvimento de habilidades sociais e linguísticas. Ao final da atividade, cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua história aos colegas, oportunidade essa que permitirá a prática da articulação das palavras-alvo em contexto real e estimulará a confiança na expressão oral.
Promover nas crianças do 4º ano o desenvolvimento de habilidades em leitura e escrita, com a atenção voltada para palavras que contêm sílabas VV e CVV, reforçando assim a compreensão e a utilização correta dessas estruturas linguísticas. Através do engajamento em uma atividade empolgante como uma caça ao tesouro, espera-se não apenas aprimorar o conhecimento técnico dos alunos sobre os ditongos nas palavras mas também desenvolver habilidades sociais, como o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e o respeito mútuo. Adicionalmente, essa atividade tem como objetivo fomentar a criatividade e a imaginação dos alunos na construção de uma história, integrando as palavras encontradas de maneira significativa e divertida.
A atividade está estruturada de modo a abordar elementos fundamentais da língua portuguesa e do desenvolvimento pessoal. Focaliza na habilidade de ler e escrever palavras que envolvem complexidades comuns, como os ditongos, e na capacidade de integrar essas palavras em histórias criativas, promovendo assim uma experiência rica no idioma. Para além da gramática, a atividade foi cuidadosamente pensada para incluir a prática de soft skills essenciais, como comunicação, trabalho em equipe e criatividade.
Adotando uma abordagem de metodologia ativa, esta atividade coloca os alunos como protagonistas do processo de aprendizado. Através da caça ao tesouro, os participantes são incentivados à exploração e ao descobrimento ativo, elementos essenciais para uma aprendizagem significativa. Posteriormente, na criação conjunta de histórias, os alunos aplicam de forma prática os conhecimentos adquiridos, enquanto desenvolvem habilidades de colaboração, negociação e resolução de conflitos. Por fim, a apresentação das histórias reforça o aprendizado e as habilidades de comunicação.
A atividade é planejada para ser realizada em duas aulas de 60 minutos cada, perfazendo um total de 2 horas. Na primeira aula, os alunos participarão da caça ao tesouro, seguida da formação dos grupos e do início da criação das histórias. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas histórias e as apresentarão para a classe.
A avaliação desta atividade será qualitativa, focando no envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade, na correta utilização das palavras com sílabas VV e CVV encontradas durante a caça ao tesouro, na criatividade e na coesão do texto da história criada. Além disso, será avaliada a habilidade dos alunos de trabalhar em equipe e a qualidade da apresentação oral, incluindo clareza, articulação, volume adequado e contato visual. Exemplos de bom desempenho serão destacados, valorizando os esforços individuais e coletivos.
Para a realização desta atividade, serão necessários alguns recursos básicos, como cartões ou pequenas caixas para representar os tesouros, contendo as palavras-alvo. O espaço do pátio da escola deve ser preparado para a realização da caça ao tesouro, com os 'tesouros' escondidos anteriormente pelos professores. Na sala de aula, será necessário material para a escrita das histórias, como papel, lápis, borracha e marcadores coloridos, além de um quadro para as apresentações finais.
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