Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e escrita de palavras com sílabas VV e CVV

Nesta atividade dinâmica e interativa, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão convidados a embarcar em uma aventura pelo pátio da escola em busca de 'tesouros' escondidos. Esses tesouros, distribuídos estrategicamente pelos professores, conterão palavras que apresentam sílabas do tipo VV (ditongo) e CVV. Após a emocionante busca, cada grupo de alunos, formado previamente, se reunirá para examinar os tesouros encontrados e, a partir das palavras coletadas, criarão uma história curta. O objetivo principal é estimular nos alunos a prática da leitura e da escrita correta dessas palavras, além de fomentar a criatividade, a cooperação entre pares e o desenvolvimento de habilidades sociais e linguísticas. Ao final da atividade, cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua história aos colegas, oportunidade essa que permitirá a prática da articulação das palavras-alvo em contexto real e estimulará a confiança na expressão oral.

Objetivos de Aprendizagem

Promover nas crianças do 4º ano o desenvolvimento de habilidades em leitura e escrita, com a atenção voltada para palavras que contêm sílabas VV e CVV, reforçando assim a compreensão e a utilização correta dessas estruturas linguísticas. Através do engajamento em uma atividade empolgante como uma caça ao tesouro, espera-se não apenas aprimorar o conhecimento técnico dos alunos sobre os ditongos nas palavras mas também desenvolver habilidades sociais, como o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e o respeito mútuo. Adicionalmente, essa atividade tem como objetivo fomentar a criatividade e a imaginação dos alunos na construção de uma história, integrando as palavras encontradas de maneira significativa e divertida.

  • Identificar e compreender o uso de sílabas VV e CVV em palavras.
  • Promover a correta leitura e escrita de palavras com ditongos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação.
  • Estimular a criatividade e imaginação na criação de histórias.
  • Praticar a expressão oral e a confiança na apresentação em público.

Conteúdo Programático

A atividade está estruturada de modo a abordar elementos fundamentais da língua portuguesa e do desenvolvimento pessoal. Focaliza na habilidade de ler e escrever palavras que envolvem complexidades comuns, como os ditongos, e na capacidade de integrar essas palavras em histórias criativas, promovendo assim uma experiência rica no idioma. Para além da gramática, a atividade foi cuidadosamente pensada para incluir a prática de soft skills essenciais, como comunicação, trabalho em equipe e criatividade.

  • Sílabas VV e CVV e ditongos na língua Portuguesa.
  • Criação de histórias utilizando palavras específicas.
  • Técnicas básicas de expressão oral e apresentação em público.
  • Dinâmicas de grupo para o desenvolvimento do trabalho em equipe.

Metodologia

Adotando uma abordagem de metodologia ativa, esta atividade coloca os alunos como protagonistas do processo de aprendizado. Através da caça ao tesouro, os participantes são incentivados à exploração e ao descobrimento ativo, elementos essenciais para uma aprendizagem significativa. Posteriormente, na criação conjunta de histórias, os alunos aplicam de forma prática os conhecimentos adquiridos, enquanto desenvolvem habilidades de colaboração, negociação e resolução de conflitos. Por fim, a apresentação das histórias reforça o aprendizado e as habilidades de comunicação.

  • Caça ao tesouro no pátio da escola.
  • Trabalho em pequenos grupos para criação de histórias.
  • Apresentação das histórias criadas para a classe.
  • Feedback construtivo do professor e dos colegas após cada apresentação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade é planejada para ser realizada em duas aulas de 60 minutos cada, perfazendo um total de 2 horas. Na primeira aula, os alunos participarão da caça ao tesouro, seguida da formação dos grupos e do início da criação das histórias. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas histórias e as apresentarão para a classe.

  • Aula 1: Introdução à atividade e caça ao tesouro.
  • Aula 1: Formação dos grupos e início da criação das histórias.
  • Aula 2: Conclusão da criação das histórias.
  • Aula 2: Apresentação das histórias para a classe e feedback.

Avaliação

A avaliação desta atividade será qualitativa, focando no envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade, na correta utilização das palavras com sílabas VV e CVV encontradas durante a caça ao tesouro, na criatividade e na coesão do texto da história criada. Além disso, será avaliada a habilidade dos alunos de trabalhar em equipe e a qualidade da apresentação oral, incluindo clareza, articulação, volume adequado e contato visual. Exemplos de bom desempenho serão destacados, valorizando os esforços individuais e coletivos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários alguns recursos básicos, como cartões ou pequenas caixas para representar os tesouros, contendo as palavras-alvo. O espaço do pátio da escola deve ser preparado para a realização da caça ao tesouro, com os 'tesouros' escondidos anteriormente pelos professores. Na sala de aula, será necessário material para a escrita das histórias, como papel, lápis, borracha e marcadores coloridos, além de um quadro para as apresentações finais.

  • Cartões ou caixas pequenas com palavras (tesouros).
  • Espaço no pátio da escola preparado para a caça ao tesouro.
  • Material para escrita: papel, lápis, borracha, marcadores.
  • Quadro para apresentação das histórias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo