Caça ao Tesouro dos Poemas

Desenvolvida por: Licila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Apreciação e Análise de Poemas

A atividade 'Caça ao Tesouro dos Poemas' tem o objetivo de despertar nos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a apreciação pela linguagem poética através de uma caça ao tesouro temática dentro da sala de aula ou em locais estratégicos da escola. Nesta atividade, os alunos explorarão diferentes poemas escondidos pelo espaço, cada um apresentando aliterações e rimas. Eles deverão ser lidos em grupo ou individualmente, e os alunos serão incentivados a identificar e discutir os elementos linguísticos e semióticos presentes nos poemas, além de observar os efeitos de sentido produzidos pelas figuras de linguagem. Esta investigação prática e sensorial visa a desenvolver a sensibilidade para os sons e ritmos das palavras, fundamentais para o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e criativa. A atividade está alinhada com as diretrizes da BNCC, promovendo uma integração entre a escuta partilhada e análise crítica de textos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Caça ao Tesouro dos Poemas' buscam promover a leitura crítica e a apreciação estética da poesia, explorando as sonoridades e estruturas líricas. Através da identificação de rimas, aliterações e dos efeitos estilísticos, os alunos poderão desenvolver sua habilidade de inferir significados implícitos e explicitar a organização textual conforme as normas gráficas. Além disso, a atividade pretende fomentar o trabalho colaborativo, incentivando a troca de percepções e a argumentação coletiva sobre as características e a função dos textos poéticos.

  • Apreciar poemas com identificação de rimas e aliterações.
  • Para alcançar o objetivo de aprendizagem de apreciar poemas com a identificação de rimas e aliterações, os alunos serão inicialmente incentivados a explorar a sonoridade e o ritmo das palavras através de exemplos práticos durante a atividade. Durante a 'Caça ao Tesouro dos Poemas', cada aluno ou grupo encontrará poemas especialmente selecionados, que contêm rimas e aliterações bem destacadas. Como parte da atividade, eles deverão ler esses poemas em voz alta, preferencialmente mais de uma vez, para perceber os padrões de som e as repetições que ocorrem.

    Por exemplo, após a leitura de um poema que contenha a linha O rato roeu a roupa do rei de Roma\

  • Desenvolver sensibilidade para a estrutura e o ritmo poético.
  • Para desenvolver a sensibilidade dos alunos para a estrutura e o ritmo poético, a atividade será cuidadosamente planejada para despertar a atenção aos padrões sonoros e à harmonia das palavras dentro dos poemas. Inicialmente, durante a caça ao tesouro, os alunos terão a oportunidade de encontrar poemas que utilizem diferentes combinações de som, como aliterações e rimas internas. Cada grupo ou aluno será incentivado a ler os versos em voz alta, perceber variações no tom, e identificar como essas escolhas sonoras contribuem para o ritmo do texto poético. Isso permitirá que os alunos façam conexões entre o som, o valor emocional e o significado dos poemas, desenvolvendo uma apreciação mais profunda do uso da linguagem.

    Ao final da atividade de caça ao tesouro, será promovida uma discussão coletiva, durante a qual os alunos poderão compartilhar suas interpretações e descobertas sobre os elementos estruturais que identificaram. Essa troca busca fomentar a habilidade de reconhecer os padrões rítmicos mesmo em leitura silenciosa, instigando a reflexão sobre porque um poeta escolheria um determinado ritmo ou métrica e como tais escolhas moldam a recepção do poema pelo leitor. Como exemplo prático, após a identificação de um verso com rima alternada, o docente pode pedir que os alunos criem uma pequena estrofe seguindo o mesmo padrão rítmico, utilizando suas próprias palavras. Essa prática favorecerá um entendimento ativo de como a estrutura poética não apenas atende a requisitos estéticos, mas também intensifica a comunicação do poema.

  • Incentivar a colaboração e argumentação coletiva em análises poéticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP04: Inferir informações implícitas nos textos lidos.
  • EF35LP09: Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
  • EF35LP24: Identificar funções do texto dramático (escrito para ser encenado) e sua organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está centrado na análise e apreciação de poemas, com foco em aliterações, rimas e efeitos de sentido gerados pelas estruturas líricas. Abordaremos a leitura partilhada e a apreciação de textos versificados, explorando sua divisão em versos, estrofes e refrães. Este conteúdo será apoiado por atividades que fomentem a leitura autônoma e a discussão coletiva, ampliando o repertório semântico dos alunos e promovendo a sensibilidade estética por meio de uma abordagem prática e integrada.

  • Leitura e apreciação de poemas.
  • Identificação de rimas e aliterações.
  • Discussão sobre a estrutura dos textos poéticos.

Metodologia

Para a atividade 'Caça ao Tesouro dos Poemas', adotaremos metodologias ativas que promovem a aprendizagem experiencial e a participação ativa dos alunos. A aula expositiva inicial servirá como contextualização do tema, seguida da exploração prática de poemas escondidos estrategicamente na sala de aula ou escola. Trabalhando em duplas ou pequenos grupos, os alunos terão a oportunidade de discutir suas descobertas, refletir sobre as estruturas líricas e desenvolver suas habilidades de comunicação ao compartilhar suas análises com a turma. Essa abordagem permite maior engajamento e responsabilidade coletiva sobre a aprendizagem.

  • Aula expositiva para contextualização do tema.
  • Exploração prática em caça ao tesouro de poemas.
  • Trabalho em grupo para análise e discussão dos poemas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ocorrer em uma aula de 60 minutos, dividida em duas fases principais. A aula começará com uma introdução expositiva de 20 minutos, contextualizando o tema e explicando a dinâmica da caça ao tesouro. Os 30 minutos seguintes serão dedicados à exploração prática, onde os alunos buscarão, lerão e analisarão os poemas escondidos. Os últimos 10 minutos serão reservados para uma conversa final em grupo, permitindo que os alunos compartilhem suas descobertas e reflexões sobre a atividade.

  • Aula 1: Introdução ao tema e atividade prática de caça ao tesouro com análise de poemas.
  • Momento 1: Introdução ao Tema Poético (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema, destacando a importância da poesia como forma de expressão. Utilize um poema curto e envolvente como exemplo inicial. É importante que você contextualize o significado de aliterações e rimas, estimulando a curiosidade dos alunos sobre como esses elementos criam efeitos de sentido. Convide-os a compartilhar suas experiências com poesia, se desejarem, para gerar identificação e interesse.

    Momento 2: Explicação da Caça ao Tesouro dos Poemas (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos a atividade da caça ao tesouro. Destaque que os poemas estão escondidos em diferentes locais da sala ou em áreas seguras designadas da escola. Cada grupo ou aluno deve encontrar um poema e, após uma leitura em voz alta, identificar as aliterações e rimas presentes. Reforce a importância de trabalhar juntos e dividir responsabilidades, caso estejam em grupos.

    Momento 3: Caça ao Tesouro Prática (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os alunos se movimentem pelo espaço para encontrar os poemas. Este momento deve ser uma atividade dinâmica e divertida, então incentive o entusiasmo e a curiosidade. Esteja disponível para orientar e ajudar aqueles que têm dificuldades em encontrar ou ler os poemas. Após a leitura, movimente-se entre os grupos para direcionar discussões sobre os elementos linguísticos identificados.

    Momento 4: Discussão e Análise Coletiva (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna a turma novamente para partilhar as descobertas. Cada grupo pode apresentar seu poema e discutir as aliterações e rimas que identificaram. Promova um ambiente onde todos se sintam à vontade para participar e debater os efeitos de sentido que os diferentes elementos poéticos produzem. Utilize o quadro branco ou cartolinas para resumir as observações coletivas. Finalize com um momento de reflexão sobre o que aprenderam e como se sentiram durante a atividade.

Avaliação

Para avaliar a atividade 'Caça ao Tesouro dos Poemas', utilizaremos uma abordagem diversificada de avaliação. Primeiramente, a avaliação formativa ocorrerá através da observação contínua durante a atividade, onde o professor poderá monitorar a participação e engajamento dos alunos. Adicionalmente, a avaliação somativa incluirá uma reflexão escrita individual sobre a experiência da caça ao tesouro e os elementos poéticos descobertos. Objetivo: Avaliar a compreensão sobre as estruturas poéticas e o engajamento na atividade. Critérios de Avaliação: Participação ativa, identificação correta de rimas e aliterações, e clareza na reflexão escrita. Exemplo Prático: Durante a discussão final, cada aluno pode apresentar rapidamente uma descoberta, enquanto a reflexão escrita abordará um ou dois poemas específicos, garantindo a adaptação das avaliações para alunos com necessidades especiais, fornecendo feedback formativo e construtivo para apoiar o progresso contínuo.

  • Observação contínua e discussão em grupo.
  • Reflexão escrita individual sobre a atividade.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer recursos acessíveis e fáceis de utilizar para garantir seu sucesso. Serão necessários cópias dos poemas impressos, escondidos pela sala de aula ou escola, folhas para as reflexões escritas, e cartolinas ou quadro branco para a apresentação das descobertas coletivas. Também será útil o uso de dispositivos de áudio, caso seja necessário gravar a leitura dos poemas ou permitir que os alunos com dificuldades de leitura possam ouvir as interpretações dos colegas, tornando o processo inclusivo.

  • Cópias impressas dos poemas escondidos.
  • Folhas para reflexão escrita individual.
  • Quadro branco ou cartolinas para resumo coletivo.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos que os professores enfrentam diversos desafios, contudo, garantir a inclusão e acessibilidade na atividade é essencial para o desenvolvimento integral de todos os alunos. Para alunos com TDAH, sugerimos atividades em pequenos grupos para manter o foco. Alunos com deficiência intelectual podem receber suporte adicional através de instruções mais simples e repetitivas. Para alunos com transtornos de ansiedade, encorajamos um ambiente tranquilo, oferecendo opção de participar em pares ou pequenos grupos. Tecnologia assistiva, como aplicativos de leitura, pode ser utilizada para alunos com dificuldades de leitura, preservando a experiência pedagógica e respeitando a diversidade.

  • Estratégias de grupo para alunos com TDAH.
  • Instruções simplificadas para alunos com deficiência intelectual.
  • Ambiente tranquilo e participativo para alunos com ansiedade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo