Diálogos com a História: As Vivências Indígenas

Desenvolvida por: Josian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e História
Temática: Culturas e Histórias Indígenas Brasileiras

Nesta atividade prática, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar e aprofundar o conhecimento sobre as histórias e culturas indígenas brasileiras. Divididos em pequenos grupos, terão o desafio de pesquisar diversos aspectos da vida indígena, incluindo sua história, cultura, os desafios sociais enfrentados e as contribuições culturais para a sociedade atual. Cada grupo, ao longo das aulas, irá organizar suas descobertas em um texto coletivo, prestando atenção especial à ortografia, pontuação, concordância verbal e nominal. Este trabalho exigirá dos alunos a habilidade de síntese, análise crítica e respeito pelas diversas visões e vivências. A atividade culminará com uma Roda de Debate, onde cada grupo apresentará suas descobertas para o restante da classe, estimulando não apenas a argumentação, mas também o desenvolvimento de habilidades de escuta, o respeito por opiniões divergentes e a valorização da diversidade cultural brasileira.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma imersão nas ricas e diversas culturas indígenas brasileiras, ampliando seu entendimento sobre o tema e desenvolvendo habilidades relacionadas à pesquisa, leitura, escrita e oratória. Espera-se que, ao final, os estudantes consigam reconhecer a importância das culturas indígenas na construção da sociedade brasileira e estejam aptos a discutir diferentes perspectivas com respeito e empatia.

  • Explorar e reconhecer a diversidade das culturas indígenas brasileiras.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Aprimorar a escrita com foco na correta utilização de pontos, ortografia e concordâncias.
  • Exercitar a oratória e habilidades de apresentação em público.
  • Promover o respeito e valorização das diversas visões e culturas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade engloba um estudo multicultural focado nas culturas indígenas brasileiras, desde seus aspectos históricos até as contribuições para a sociedade contemporânea. Os alunos serão levados a investigar e compreender as histórias, as lutas, as tradições e as artes indígenas, promovendo um aprendizado que valoriza a diversidade e enriquece a visão de mundo sobre a formação do Brasil.

  • História e diversidade das culturas indígenas no Brasil
  • Contribuições indígenas à sociedade brasileira
  • Desafios sociais enfrentados pelas comunidades indígenas
  • Tradições, arte e cultura indígena

Metodologia

A atividade será desenvolvida por meio de uma abordagem que privilegie a pesquisa colaborativa e o diálogo, utilizando a metodologia ativa da Roda de Debate. Os grupos de alunos atuarão como pesquisadores e expositores, enquanto os momentos de debate favorecerão a escuta ativa, a argumentação crítica e o respeito mútuo. Cada etapa do trabalho será acompanhada e orientada pelo professor, que atuará como mediador nas discussões.

  • Divisão da turma em pequenos grupos para pesquisa
  • Preparação de texto coletivo com base na pesquisa
  • Organização e realização da Roda de Debate
  • Avaliação participativa do processo e dos resultados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os grupos realizarão as pesquisas e iniciarão a elaboração dos textos. Na segunda sessão, os textos serão finalizados e ocorrerá a Roda de Debate, com apresentação dos trabalhos e discussões.

  • Aula 1: Pesquisa e início da elaboração do texto
  • Aula 2: Finalização do texto e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e processual, observando-se a participação dos alunos nas etapas de pesquisa, escrita e debate. Será dada atenção especial à habilidade de trabalhar em grupo, à capacidade de realizar pesquisas relevantes, à qualidade da escrita dos textos (correção gramatical e riqueza de conteúdo) e à participação ativa e respeitosa no debate. Exemplos de critérios incluem: coesão e coerência do texto produzido, respeito às normas ortográficas, contribuição para a pesquisa e para o debate, capacidade de argumentação e respeito pelas opiniões alheias.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários acessos a internet para pesquisa, materiais para escrita (papel, lápis, borracha), recursos audiovisuais para apresentação dos trabalhos e um espaço adequado para a realização da Roda de Debate, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.

  • Acesso à internet
  • Materiais de escrita (papel, lápis, borracha)
  • Recursos audiovisuais (computador, projetor, etc.)
  • Espaço físico adequado para a Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo