Diário de Personagem: Criação e Narrativa

Desenvolvida por: Fabíol… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de textos: Diário

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental criarão um personagem fictício para desenvolver entradas de diário baseadas nas aventuras e desafios enfrentados por este personagem. Em casa, eles pensarão em características do personagem. Durante a aula, utilizarão suas ideias para redigir e aprimorar suas entradas de diário, trabalhando em pares para revisar e expandir suas histórias. O objetivo é estimular a criatividade e melhorar a produção textual através da colaboração e revisão mútua. Esta atividade fomenta a habilidade de escrita autônoma e compartilhada através da interação entre os alunos, desenvolvendo tanto habilidades cognitivas quanto sociais ao longo do processo.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem são desenvolver a criatividade dos alunos através da criação de um personagem fictício e suas aventuras, além de melhorar suas habilidades de escrita ao compor entradas de diário. A atividade incentiva a prática da leitura e interpretação de textos, a colaboração entre colegas através da revisão e aperfeiçoamento de textos produzidos por pares. Ademais, busca-se estimular o engajamento dos alunos na prática da produção textual, fornecendo um meio para que expressem suas ideias de maneira organizada e coerente.

  • Estimular a criatividade e a imaginação através da criação de personagens fictícios.
  • Aprimorar habilidades de escrita narrativa em formato de diário.
  • Fomentar habilidades de revisão textual e trabalho colaborativo com colegas.
  • Desenvolver a capacidade de organização e sequência lógica de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado no desenvolvimento de habilidades de escrita e narrativa através de exercícios práticos e colaborativos. A produção de um diário, um gênero textual que combina aspectos de narrativa pessoal e criativa, é utilizada como ferramenta para a prática da expressão escrita e revisão. A atividade integra o trabalho de planejamento, organização e revisão de textos, além de proporcionar oportunidades para discussões e feedback entre os alunos.

  • Criação de personagem fictício.
  • Desenvolvimento de entradas de diário como narrativa.
  • Revisão e feedback em pares.
  • Trabalho colaborativo e compartilhamento de ideias.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade visa integrar práticas de escrita criativa com estratégias de colaboração e revisão mútua. Os alunos são incentivados a externar suas ideias criativas para a criação de personagens e aventuras fictícias, consolidando habilidades de organização textual. O uso de trabalho em pares permitirá que os alunos recebam feedback construtivo e aprimorem suas habilidades sociais, como negociação e cooperação. A abordagem de 'sala de aula invertida', utilizada na preparação para a atividade, envolverá os alunos em uma compreensão ativa do conteúdo antes do encontro presencial. Tal metodologia promete favorecer um ambiente mais engajado, proporcionando um espaço seguro para a troca de ideias.

  • Incentivo à escrita criativa.
  • Revisão colaborativa em pares.
  • Estratégias de feedback construtivo.
  • Atividade de sala de aula invertida para preparação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi organizado de forma a otimizar o tempo dos alunos e garantir que atingissem o objetivo proposto. Em uma aula de 60 minutos, os estudantes terão a oportunidade de engajar-se na criação de personagens, desenvolver e revisar suas entradas de diário. A estrutura da aula, potencializada pela preparação prévia através da metodologia de 'sala de aula invertida', permitirá um uso eficiente do tempo peça a peça, assegurando que os alunos possam, além de produzir, interagir e colaborar de maneira significativa. O tempo será dividido de modo a contemplar momentos de redação individual, revisão em pares, e discussão coletiva do aprendizado.

  • Aula 1: Os alunos utilizarão ideias previamente pensadas para criar personagens e iniciar suas entradas de diário, revisando em pares e discutindo em grupo.
  • Momento 1: Introdução e Preparação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo da atividade. É importante que o professor explique que o foco será na criação de um personagem fictício para, em seguida, escrever entradas de diário sobre suas aventuras. Permita que os alunos compartilhem algumas ideias que pensaram em casa sobre os personagens. Utilize essa discussão inicial para inspirar outros alunos.

    Momento 2: Criação do Personagem (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que desenhem seu personagem ou criem uma ficha de personagem com características principais, como nome, idade, interesses, e uma situação ou desafio que ele enfrentará. Observe se estão se empenhando e ajude a direcionar ideias caso algum aluno esteja com dificuldade. Sugira adjetivos e características que enriqueçam seu personagem. A avaliação ocorre pela observação do envolvimento dos alunos e pela diversidade das características levantadas.

    Momento 3: Escrita das Entradas de Diário (Estimativa: 20 minutos)
    Instrução: Peça aos alunos que comecem a escrever a primeira entrada de diário sobre as experiências vividas pelo personagem que criaram. Oriente-os a incluir uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão, e incentive-os a serem criativos e estruturados em suas narrativas. Circule pela sala para oferecer suporte, sugerindo palavras e ideias onde necessário. Monitorar a escrita de cada aluno é fundamental para fornecer feedback direto sobre clareza e estrutura.

    Momento 4: Revisão em Pares (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os alunos a compartilharem suas entradas de diário em pares e a realizarem revisões, trocando feedbacks e sugestões de melhorias. É importante que cada aluno escute atentamente seu colega e ofereça retorno construtivo. Instrua-os sobre como dar críticas positivas de forma respeitosa e instrutiva. Esta atividade promove a colaboração e fortalece habilidades de escuta ativa. Use o tempo para observar interações e anote aspectos que mereçam atenção na próxima sessão.

    Momento 5: Conclusão e Compartilhamento (Estimativa: 5 minutos)
    Encerramento: Reserve este tempo para um breve compartilhamento onde alguns alunos possam apresentar as ideias e o que aprenderam com os colegas. Permita que expressem o que acharam mais interessante ou desafiante. Esse momento dá aos alunos a oportunidade de refletir sobre seu processo de escrita e sobre o que aprenderam com os outros, incentivando a autoavaliação e a autorregulação.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que todos os alunos possam participar plenamente oferecendo alternativas para aqueles que podem ter dificuldade com a escrita, como utilizando tecnologia assistiva, se disponível. Para alunos que demoram mais para concluir tarefas, permita tempo adicional ou simplifique as instruções. Use exemplos visuais para aqueles que aprendem melhor com estímulos visuais. Crie um ambiente de apoio, onde todos se sintam confortáveis para compartilhar e pedir ajuda quando necessário, reforçando que todos têm algo valioso a contribuir. Embora a turma não tenha alunos com deficiências específicas, essas estratégias ajudam a antecipar variadas necessidades de aprendizado, promovendo um ambiente inclusivo e equitativo para todos.

Avaliação

A avaliação para esta atividade contemplará múltiplas abordagens, garantindo que os objetivos de aprendizagem sejam verificados de maneira abrangente e inclusiva. Primeiramente, o professor poderá utilizar a observação contínua, avaliando o engajamento e a participação dos alunos durante as atividades práticas e colaborativas. Também será possível realizar uma análise do diário escrito pelos alunos, verificando a criatividade e coerência na narração das aventuras dos personagens. As revisões em pares também serão componentes da avaliação, observando a capacidade dos alunos de fornecer e interpretar o feedback construtivo. Adicionalmente, o uso de autoavaliação permitirá que os alunos reflitam sobre seu progresso, proporcionando um espaço para autorregulação e autoconhecimento.

  • Observação contínua do engajamento dos alunos.
  • Avaliação do diário individual para criatividade e organização.
  • Feedback de pares sobre o texto revisado.
  • Autoavaliação dos alunos para reflexão e autorregulação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados para esta atividade visam apoiar de maneira eficaz o desenvolvimento das habilidades propostas, bem como a interação e colaboração entre os alunos. Serão utilizados cadernos para a escrita das entradas de diário e fichas de atividades para guiarem o processo de criação de personagens. Além disso, a lousa interativa permitirá a projeção de exemplos e estruturação de debates em sala. Estes recursos foram escolhidos para potencializar a prática das estratégias pedagógicas, oferecendo meios concretos para a aplicação das metodologias e para enriquecer a experiência de aprendizado coletivo.

  • Cadernos e fichas para anotações e desenvolvimento de personagens.
  • Lousa interativa para projeção de exemplos e estruturação do debate.
  • Recursos online para pesquisa de ideias (opcional em casa).

Inclusão e acessibilidade

Sabemos da importância de acolher a diversidade e fomentar a inclusão em sala de aula. Embora a turma não possua alunos com condições específicas, é fundamental garantir que todas as atividades propostas sejam acessíveis a todos e fomentem um senso de pertencimento. Portanto, recomendamos práticas que envolvam a participação ativa de todos os alunos, como permitir escolhas criativas durante a atividade, garantindo que diferentes interesses sejam considerados. Ademais, a estruturação do espaço de sala de aula deve ser permeável a revisões, criando um ambiente propício para todos expressarem suas ideias. O uso de linguagem inclusiva e a promoção de um ambiente de respeito são fundamentais para assegurar que todos os alunos se sintam bem-vindos e valorizados.

  • Permissão para escolhas criativas, respeitando interesses diversos.
  • Estruturação do espaço de sala para garantir acessibilidade igualitária.
  • Promoção de um ambiente de respeito e inclusão.

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