Escritores Mirins: do Papel ao Livro

Desenvolvida por: Lucybe… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criação literária e habilidades digitais

Neste projeto inovador para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, os alunos terão a emocionante oportunidade de se transformarem em escritores e ilustradores por meio de uma experiência imersiva que os conduzirá pelo processo de criação de uma história ficcional. Iniciando com a escolha de temas e personagens, e seguindo pela estrutura clássica de narrativas, os alunos desenvolverão suas histórias, incorporando elementos como detalhes descritivos, sequências de eventos claras e diálogos envolventes entre os personagens. Após a escrita coletiva, os grupos darão vida às suas histórias através de ilustrações que representam as cenas principais, enriquecendo ainda mais o conteúdo criado. A fase final desta jornada criativa envolve o uso de tecnologia, onde os alunos, com apoio do professor, serão introduzidos ao uso de softwares de edição de texto para digitar, formatar e, por fim, imprimir suas histórias, tornando-as livros reais. Este projeto não apenas proporciona o desenvolvimento de habilidades essenciais em organização textual, escrita, pesquisa e tecnologia educacional, mas também promove a colaboração, criatividade e o sentimento de realização entre os estudantes ao verem suas criações se materializarem em obras literárias.

Objetivos de Aprendizagem

O projeto 'Escritores Mirins: do Papel ao Livro' tem como finalidade desenvolver competências de escrita criativa, leitura crítica e habilidades digitais em alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de planejar e estruturar narrativas ficcionais coesas, utilizar elementos descritivos e sequenciais de forma eficaz e dialogar com a tecnologia através de ferramentas de edição de texto. Além disso, o projeto estimula a colaboração, criatividade e o desenvolvimento de habilidades interpessoais, preparando os alunos para a comunicação eficaz em diversos contextos.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e organização textual.
  • Promover a prática de leitura e interpretação de texto através da criação de narrativas.
  • Incentivar o uso de tecnologia educacional na elaboração e apresentação de trabalhos.
  • Estimular a cooperação e trabalho em equipe durante o processo de criação.
  • Despertar a criatividade e imaginação através da ilustração das histórias criadas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP09: Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
  • EF35LP25: Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
  • EF04LP21: Planejar e produzir textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

Este projeto abrange uma ampla gama de conhecimentos e habilidades interdisciplinares. Desde a concepção de uma ideia para uma história, passando pela escrita criativa com foco na estrutura narrativa tradicional, até a ilustração e o trabalho com tecnologias digitais. Os estudantes serão guiados através das etapas de criação de um livro, aprendendo sobre narrativa, descrição, diálogo e organização textual. O aspecto digital da atividade também introduzirá noções básicas de processamento de texto e design gráfico, essenciais para a finalização dos seus livros.

  • Estrutura narrativa: Introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Elementos da narrativa: Personagens, cenário, conflito e resolução.
  • Técnicas de escrita criativa e uso eficaz de detalhes descritivos.
  • Fundamentos de ilustração e representação visual de histórias.
  • Uso de softwares de edição de texto para formatação e publicação de material.

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa, centrada no aluno, combinando Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Projetos. Essa abordagem permitirá que os alunos assumam o papel de protagonistas em seu processo de aprendizado, envolvendo-se diretamente na criação de seu livro. Serão proporcionadas sessões de brainstorming guiadas para a definição de temas e personagens, seguidas por etapas estruturadas para a redação, ilustração e formatação das histórias. As atividades serão realizadas em pequenos grupos para fomentar a colaboração e o intercâmbio de ideias, enquanto o uso de tecnologia para a edição final do livro proporcionará uma experiência multidisciplinar abrangente.

  • Brainstorming guiado para escolha de tema e desenvolvimento de personagens.
  • Oficinas de escrita para estruturação da narrativa e desenvolvimento da história.
  • Sessões de ilustração para criar acompanhar visualmente a narrativa.
  • Workshops sobre uso de softwares de edição de texto e design básico.
  • Apresentações em grupo para compartilhar as histórias criadas.

Avaliação

A avaliação deste projeto será formativa e contínua, focada na participação ativa, colaboração e no produto final apresentado pelos grupos. Serão considerados critérios como criatividade, originalidade, coesão e coerência da narrativa, qualidade das ilustrações, aproveitamento das funcionalidades do software de edição de texto e o envolvimento durante todo o processo de criação. O feedback será personalizado para cada grupo, destacando pontos fortes e áreas para melhoria. A apresentação dos livros permitirá também uma autoavaliação entre os pares, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e construtiva.

Materiais e ferramentas:

Para a realização deste projeto, serão necessários diversos materiais e recursos. Estes incluem materiais de escrita como lápis, canetas, papel, e materiais de arte para as sessões de ilustração, como lápis de cor, marcadores e papel para desenho. Também será essencial o acesso a computadores com software de edição de texto, tais como Microsoft Word ou Google Docs, para a etapa de digitação, formatação e impressão dos livros. Além disso, recursos on-line e livros de referência podem ser utilizados durante a fase de pesquisa e desenvolvimento das histórias.

  • Materiais de escrita (lápis, canetas, papel).
  • Materiais para ilustração (lápis de cor, marcadores, papel para desenho).
  • Computadores com software de edição de texto.
  • Recursos on-line e livros de referência para pesquisa.
  • Impressora para a produção final dos livros.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo