A atividade 'Expedição tipográfica' propõe uma imersão no universo das letras, números e sinais, através de uma exploratória prática pelo ambiente escolar. Munidos de câmeras ou tablets, os alunos terão como missão capturar a diversidade tipográfica presente em seu cotidiano, incluindo cartazes, placas, embalagens entre outros. Este rico material visual servirá como base para a criação de um mural ou livro digital contendo poemas concretos. Em um ambiente estimulante e colaborativo, os estudantes discutirão as características das tipografias capturadas, como tamanho, cor e forma, e como podem ser empregadas estrategicamente na composição de textos poéticos visuais. O professor desempenhará um papel crucial, orientando a discussão e o processo criativo. Esta prática permite o desenvolvimento de habilidades analíticas relacionadas à diagramação nas artes visuais e promove uma apreciação mais profunda pela variedade tipográfica presente em nosso dia a dia. A atividade, se valendo de metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Projetos, fomenta não apenas o aprendizado colaborativo mas também a observação crítica do ambiente e a expressão artística.
O objetivo da 'Expedição Tipográfica' é proporcionar aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental um enriquecimento cultural e educacional através da exploração e análise da tipografia. Esta atividade visa desenvolver a habilidade de observação crítica em relação à diversidade de formas, tamanhos e cores das letras, números e sinais, promovendo a apreciação da presença e importância da tipografia em nosso ambiente cotidiano. Além disso, ao criar poemas visuais a partir das imagens coletadas, os alunos irão experimentar a relação entre texto e imagem, e como a disposição visual das letras pode afetar a interpretação e o impacto do texto. Esta prática de aprendizagem colaborativa fomenta a criatividade, a expressão artística e a capacidade de trabalhar em equipe.
Neste módulo, os alunos aprenderão sobre tipografia e sua presença no cotidiano, além de explorar a criação de textos poéticos visuais através da experimentação e manipulação de letras, números e sinais. Analisarão a importância da forma, tamanho e cor na composição visual de textos e como isso pode influenciar a interpretação e o impacto do conteúdo apresentado. A atividade final culminará na criação de um mural ou livro digital de poemas concretos, aplicando os conhecimentos adquiridos para expressar suas próprias vozes criativas em um formato visualmente estimulante.
A atividade será orientada pela metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, estimulando os alunos a explorarem autonomamente, mas com orientação, o ambiente escolar em busca de tipografias. Através da captura de imagens, estimula-se a observação atenta e a reflexão sobre como as diferenças tipográficas podem ser usadas na comunicação visual. Posteriormente, na sala de aula, as discussões em grupo fomentarão o entendimento crítico e a análise das imagens coletadas, levando à criação colaborativa de poemas concretos. Este método promove não apenas a aprendizagem significativa através do fazer, mas também a colaboração, a discussão crítica e a expressão artística.
A atividade 'Expedição Tipográfica' será conduzida ao longo de 10 aulas de 60 minutos cada. Inicialmente, os alunos serão introduzidos ao conceito de tipografia e à tarefa de coleta. As sessões seguintes serão dedicadas à exploração, coleta de imagens e discussão das características dessas tipografias. Nas últimas aulas, os alunos colaborarão na seleção de imagens e na criação de poemas concretos, finalizando com a montagem do mural ou a composição do livro digital.
A avaliação desta atividade será processual e baseada na participação colaborativa dos alunos durante todas as etapas da 'Expedição Tipográfica'. Será dada especial atenção à habilidade dos alunos em observar e capturar uma variedade de tipografias, bem como sua capacidade de analisar e discutir as características dessas coletas de maneira crítica. A originalidade e criatividade dos poemas visuais criados, assim como a habilidade em aplicar as técnicas de diagramação aprendidas, serão igualmente contempladas. A apresentação final do mural ou livro digital também será considerada, avaliando-se a coesão e impacto visual do trabalho em grupo.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso a câmeras digitais ou tablets para cada grupo de alunos, a fim de realizar a coleta de imagens. Materiais para a montagem do mural (papel grande, cola, tesoura) ou acesso a computadores com software de edição de imagens para a composição do livro digital serão essenciais. Recursos adicionais incluem material para pesquisa sobre tipografia e poemas concretos, além de um espaço adequado para discussão em grupo e trabalho colaborativo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula