A atividade proposta, Festival de Autores Mirins, tem por objetivo estimular nos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a exploração de diversos gêneros literários, desenvolvendo a habilidade de escrita criativa e a capacidade de análise crítica por meio da leitura e debate de narrativas criadas pelos próprios estudantes. Após um período de imersão em uma variedade de textos literários, os alunos serão motivados a descobrir e explorar suas próprias vozes como escritores. Formando pequenos grupos, eles escolherão um gênero literário de seu interesse para criar uma história curta, que posteriormente será apresentada à classe. Esta apresentação dará início a uma Roda de Debate, onde cada grupo de 'autores' terá a oportunidade de compartilhar suas inspirações e processos criativos, enquanto os colegas, assumindo o papel de críticos, fornecerão feedback construtivo através de suas impressões e sugestões. Este ciclo de escrita, apresentação e debate não só enriquecerá a experiência de aprendizado do aluno com a valorização da diversidade literária e do pensamento crítico, como também fomentará a habilidade de falar em público e de escuta ativa.
Para este projeto, o principal objetivo é desenvolver nos alunos do 4º ano uma apreciação mais profunda pelos diversos gêneros literários, além de promover a expressão criativa através da escrita autônoma. Queremos que os alunos aprimorem suas capacidades de leitura e compreensão textual, comunicação e expressão escrita, capacidade crítica e habilidade para dar e receber feedback construtivo. Isso será alcançado através do envolvimento direto com os textos, seja na fase de pesquisa de gênero, seja na escrita de suas próprias narrativas, culminando na apresentação e debate de suas obras. Encorajaremos também o desenvolvimento de competências socioemocionais como trabalho em equipe, respeito pelas opiniões alheias e empatia.
O conteúdo programático visará abrangera imersão em diferentes gêneros literários, incluindo contos, crônicas, poemas, fábulas, entre outros, para fornecer aos alunos uma base rica e diversificada de textos literários. Nesta atividade, exploraremos também as características de cada gênero, tais como estrutura, linguagem e temas comuns. O processo criativo será um ponto vital do currículo, encorajando os alunos a pensarem criticamente sobre os elementos que compõem uma boa história ou poesia, dependendo do gênero escolhido, e como pode ser aplicado em suas próprias criações literárias.
A metodologia desta atividade envolve a aplicação de estratégias de Aprendizagem Baseada em Jogos e Rodas de Debate, promovendo uma experiência educativa interativa e colaborativa. Iniciaremos com a exploração de vários gêneros literários, utilizando jogos e atividades lúdicas para facilitar o entendimento e a escolha dos gêneros pelos alunos. Posteriormente, o processo de escrita será guiado por workshops de escrita criativa, onde serão discutidas técnicas e estratégias para desenvolver narrativas envolventes. As apresentações das histórias e as Rodas de Debate servirão como um espaço para prática discursiva, escuta ativa e desenvolvimento de habilidades críticas.
A carga horária total da atividade é de 4 horas, distribuídas em 4 sessões de 60 minutos. Inicialmente, dedicaremos uma aula para a exploração de gêneros literários e esclarecimento sobre o projeto. Na segunda sessão, focaremos nos workshops de escrita criativa. A terceira aula será destinada à escrita das narrativas pelos alunos, com acompanhamento e suporte do professor. Por fim, na quarta sessão, realizaremos as apresentações das histórias e as Rodas de Debate, seguidas de uma reflexão coletiva sobre o aprendizado obtido.
A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto. Avaliaremos o engajamento na exploração dos gêneros literários, o empenho e criatividade na escrita da narrativa, a habilidade de apresentação pública, bem como a participação e contribuição nas Rodas de Debate. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de incorporar feedback em suas histórias e a manifestação de uma atitude reflexiva e crítica em relação ao próprio trabalho e ao dos colegas. Para tornar a avaliação mais significativa, consideraremos também autoavaliações e avaliações entre pares, estimulando uma reflexão profunda sobre o aprendizado próprio e alheio.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos variados que incentivem a imersão literária e suportem o processo criativo. Isso inclui uma coleção variada de livros e textos digitais englobando diversos gêneros literários, materiais para escrita criativa como papel, canetas, lápis, e um ambiente virtual de aprendizagem que permita a partilha de recursos e a colaboração entre os alunos. Também utilizaremos recursos audiovisuais para a apresentação de histórias e condução das Rodas de Debate, além de acessórios e jogos educativos que possam enriquecer a exploração dos gêneros literários escolhidos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula