Jornal da Escolinha

Desenvolvida por: Alcien… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de textos e estrutura de jornais

A atividade 'Jornal da Escolinha' tem como propósito engajar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental no processo de leitura e escrita através da criação de um jornal escolar. A atividade é dividida em quatro fases principais, cada uma programada para diferentes aulas. Inicialmente, os alunos, organizados em grupos, aprenderão sobre os diferentes tipos de textos presentes na mídia jornalística, como notícias, reportagens, editoriais e entrevistas. Utilizando recursos visuais e tecnologia, como projetores, eles explorarão a estrutura e o formato de um jornal típico. Na sequência, por meio de jogos interativos, os estudantes praticarão o reconhecimento de manchetes, títulos e seções de um jornal, consolidando seus conhecimentos sobre o gênero textual. Na terceira etapa, cada grupo de alunos será encarregado de escolher uma seção do jornal e produzir o seu conteúdo. Esta parte requer criatividade e cooperação entre os membros do grupo, encorajando-os a serem responsáveis pelo material que criarão e compartilharão. Por fim, a última aula será dedicada à revisão e montagem final do jornal, onde alunos participarão de um jogo coletivo de correção de textos, desenvolvendo habilidades críticas de revisão e métodos para garantir a qualidade do produto final. O projeto não só promove a produção textual e a prática da língua portuguesa, mas também conta com um forte componente de desenvolvimento social, pois precisa da colaboração entre os colegas, tornando-se uma experiência de aprendizado completa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem do 'Jornal da Escolinha' promovem habilidades fundamentais em comunicação escrita, através do reconhecimento e da prática dos estilos e estruturas textuais encontrados em jornais. Ao longo da atividade, os alunos desenvolverão a capacidade de identificar a função social dos textos jornalísticos, desenhando um paralelo com textos de outras áreas do seu cotidiano. Eles serão incentivados a planejar suas criações considerando a finalidade e o público-alvo, aplicando conhecimentos sobre manchetes, suportes textuais e o uso de gráficos e imagens. A atividade se alinha com a BNCC, favorecendo o desenvolvimento de competências de leitura e escrita determinada por esta base curricular. A metodologia utilizada está estruturada em projetar conteúdos de maneira interativa e prática, o que ajuda a fortalecer os vínculos do conhecimento teórico com a prática dia a dia.

  • Identificar a estrutura e o formato de um jornal.
  • Desenvolver textos adaptados aos gêneros textuais jornalísticos.
  • Trabalhar coletivamente na produção e revisão textual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático do 'Jornal da Escolinha' compreende uma série de habilidades e conceitos relacionados à produção de texto. Durante as atividades, os alunos irão explorar diferentes gêneros textuais utilizados em jornais, com foco na criação de títulos e conteúdos próprios. Isso envolverá o entendimento dos processos de construção textual, que inclui desde a concepção de ideias até a publicação. Além disso, os aspectos práticos de montagem e revisão de conteúdos serão cruciais para o aprendizado. A prática do trabalho grupal também é um módulo essencial que será conduzido para melhorar habilidades de cooperação e contribuição significativa em projetos de grupo. A abordagem do conteúdo do projeto visa fornecer aos alunos um entendimento prático e teórico das funcionalidades de um jornal, incentivando a criatividade e a inovação.

  • Gêneros textuais: notícia, reportagem, editorial.
  • Estrutura de um jornal: manchetes, seções, infográficos.
  • Práticas de escrita: planejamento, revisão e publicação.

Metodologia

A metodologia empregada na atividade envolve a adaptação das Metodologias Ativas como base para o engajamento estudantil e a aprendizagem participativa. Durante a primeira aula, a Aprendizagem Baseada em Projetos será utilizada em combinação com Aula Expositiva para fornecer uma introdução abrangente sobre a estrutura e o propósito dos jornais. O uso de projetores e objetos audiovisuais complementa as exposições e viabiliza uma compreensão mais rica. Nas aulas seguintes, os jogos terão papel central, permitindo que os alunos reconectem o conteúdo aprendido com dinâmicas interativas em equipe. A abordagem de projetos regressa para direcioná-los na elaboração do conteúdo da seção escolhida, aplicando o que aprenderam para desenvolver produtos e soluções de forma colaborativa. A última aula foca novamente em jogos, desta vez voltados para a revisão textual, garantindo a qualidade e o aprendizado contínuo.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Aula expositiva com recursos audiovisuais
  • Aprendizagem Baseada em Jogos interativos

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em quatro aulas, cada uma com duração de 90 minutos. No primeiro encontro, os alunos serão introduzidos à estrutura de um jornal através de exposições e projeções, engajando-se na discussão coletiva. A segunda aula empregará jogos de identificação de manchetes e seções, promovendo a atividade lúdica no processo de aprendizagem. Este modelo visa criar um espaço de aprendizagem dinâmico e eficaz, onde os conceitos serão solidificados através de metodologias interativas. Na terceira sessão, a aprendizagem será dedicada à criação de conteúdos pelos grupos, exigindo trabalho cooperativo e focado na área escolhida por eles. A aula final consistirá na montagem e revisão do jornal, utilizando jogos para garantir um produto textual de qualidade. Cada atividade programada busca desenvolver habilidades específicas, alinhando-se aos objetivos de aprendizagem propostos.

  • Aula 1: Introdução à estrutura de jornais utilizando recursos visuais.
  • Momento 1: Abertura e Introdução ao Tema (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e explique brevemente o propósito do projeto 'Jornal da Escolinha'. Utilize perguntas abertas para engajar os alunos, como: 'Quem já leu um jornal ou ouviu uma notícia no rádio ou TV?'. Esta conversa inicial ajudará a despertar o interesse e a contextualizar o tema da aula.

    Momento 2: Exploração de Exemplos Visuais (Estimativa: 20 minutos)
    Utilize o projetor para mostrar exemplos de diferentes formatos de jornais, destacando elementos como manchetes, seções e imagens. Explique a função desses elementos e como eles contribuem para o jornal. Incentive os alunos a identificarem semelhanças e diferenças entre os exemplos mostrados. Pergunte: 'Que tipos de informação encontramos nas diferentes seções de um jornal?'. Avalie a compreensão dos alunos através de suas respostas e participação.

    Momento 3: Discussão sobre Estrutura de Jornais (Estimativa: 20 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e distribua cópias de páginas de jornais. Peça aos grupos para analisar e anotar os principais elementos que encontram (manchetes, imagens, colunas, etc.). Em seguida, cada grupo apresenta suas descobertas para a turma. Auxilie os grupos que encontrarem dificuldades, guiando-os a observar elementos específicos. Avalie através da clareza e profundidade das apresentações.

    Momento 4: Aula Expositiva com Debate (Estimativa: 25 minutos)
    Conduza uma breve apresentação expositiva sobre a estrutura de um jornal, integrando as descobertas dos grupos nas discussões. Utilize recursos visuais como slides para reforçar os conceitos apresentados. Promova um debate mediado onde os alunos possam comentar ou fazer perguntas sobre o que aprenderam até o momento. Estimule a participação, medindo o envolvimento dos alunos pelo número de questões levantadas e pelas reflexões apresentadas.

    Momento 5: Síntese e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que, individualmente, façam uma breve redação sobre o que aprenderam sobre a estrutura de jornais. Sugira um formato simples: introdução, desenvolvimento e conclusão com base nos elementos discutidos. Recolha as redações ao final para avaliação formativa. Conclua a aula reforçando a importância do projeto e motivando a participação nas próximas atividades.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com transtorno do espectro autista, crie um ambiente previsível e rotineiro, usando um cronograma visual para que saibam o que esperar de cada momento. Permita que utilizem fones de ouvido com música suave caso precisem se acalmar. Ofereça a possibilidade de trabalharem dentro ou fora de pequenos grupos se sentirem desconfortáveis. Assegure que tenham acesso antecipado aos materiais visuais utilizados no projetor para que possam acompanhar melhor as explicações. Lembre-se de que essas adaptações são flexíveis e devem respeitar as preferências e necessidades individuais de cada aluno.

  • Aula 2: Jogos de identificação de manchetes e seções.
  • Momento 1: Introdução ao Jogo de Manchetes (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que eles participarão de um jogo para identificar manchetes e seções de um jornal. Explique as regras do jogo e a importância de reconhecer esses elementos em jornais. Use exemplos práticos no projetor para ilustrar o que são manchetes e seções. Pergunte aos alunos se têm alguma dúvida sobre as regras do jogo.

    Momento 2: Jogo de Identificação de Manchetes e Seções (Estimativa: 40 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e distribua cópias de páginas de jornais. Explique que cada grupo receberá cartões com frases misturadas, algumas são manchetes e outras pertencem a diferentes seções (esporte, política, cultura, etc.). Os alunos devem classificar as frases nos cartões como sendo uma manchete ou pertencente a uma seção específica. Circulando pela sala, auxilie os grupos e providencie dicas se necessário. O grupo que classificar corretamente mais frases em um tempo limitado será o vencedor do jogo. Avalie o entendimento através da precisão das classificações dos grupos.

    Momento 3: Discussão Coletiva e Correção (Estimativa: 20 minutos)
    Conduza uma discussão coletiva onde cada grupo apresenta suas classificações. Discuta com os alunos as classificações corretas, promovendo uma reflexão sobre o porquê de cada frase se encaixar em determinada categoria. Diretor o debate destacando a diversidade das manchetes e a variedade de seções que um jornal pode ter. Incentive os alunos a questionarem e apresentarem suas próprias ideias.

    Momento 4: Reflexão e Síntese (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que individualmente escrevam um parágrafo descrevendo o que aprenderam sobre seções e manchetes de jornais. Instrua-os a incluir exemplos das atividades que realizaram e destacar a importância desse conhecimento para a compreensão de textos jornalísticos. Recolha as reflexões como parte da avaliação formativa para entender sua assimilação do conteúdo ensinado.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Caso tenha alunos com transtorno do espectro autista, garanta que as regras dos jogos e os exemplos sejam apresentados de forma clara, gráfica e verbal. Utilize apoio visual com imagens para reforçar cada seção do jornal. Ofereça opções para os alunos participarem individualmente caso se sintam desconfortáveis nos grupos. Permita que eles utilizem dispositivos tecnológicos ou software de leitura de texto, se necessário, para auxiliar no acompanhamento da atividade. Crie um ambiente encorajador e esteja disponível para atender dúvidas ou preocupações específicas, ajudando na gestão do tempo e na adaptação das atividades sempre que apropriado.

  • Aula 3: Criação de conteúdo de jornais em grupo.
  • Momento 1: Planejamento do Conteúdo (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula dividindo os alunos em grupos, assegure que os integrantes do grupo são aqueles que se sentem confortáveis em colaborar juntos. Explique que cada grupo será responsável por criar uma seção do jornal. Permita que discutam entre si qual seção do jornal desejam trabalhar, como esportes, cultura, ou notícias locais. Ajude-os a escolherem temas que sejam pertinentes e de interesse do grupo. Observe se os alunos estão engajados na discussão e sugira que tomem notas para organizar suas ideias. Incentive que façam perguntas e compartilhem suas ideias com criatividade.

    Momento 2: Desenvolvimento do Conteúdo (Estimativa: 40 minutos)
    Oriente os grupos a começarem a escrever o conteúdo de suas seções escolhidas. Ofereça apoio na revisão das ideias e na estruturação dos textos, lembrando-os da importância da clareza e coesão. Circule pela sala para apoiar e estimular os grupos, encorajando aqueles que encontrarem desafios. É importante que os alunos experimentem diferentes papéis dentro do grupo, como redator, editor e ilustrador. Avalie a participação e colaboração dos alunos e forneça feedback positivo sobre o progresso feito.

    Momento 3: Revisão Coletiva e Feedback (Estimativa: 20 minutos)
    Após o desenvolvimento inicial do conteúdo, reúna novamente os grupos para compartilharem uns com os outros suas produções preliminares. Promova um ambiente de feedback positivo, onde cada grupo pode comentar construtivamente no trabalho dos outros, destacando aspectos fortes e oferecendo sugestões de melhoria. Pilote as discussões garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e serem ouvidos. Avalie a capacidade de colaboração e comunicação através do tipo de feedback oferecido e a abertura ao receber críticas.

    Momento 4: Ajustes Finais e Preparação para Publicação (Estimativa: 10 minutos)
    Permita que os grupos voltem a se reunir para fazer os ajustes finais no conteúdo com base no feedback recebido. Incentive-os a finalizarem a escrita, a revisão e, se possível, a inclusão de imagens ou gráficos. Reforce que a qualidade do trabalho depende da criatividade e do espírito de cooperação no grupo. Colete as versões finais dos textos para uma avaliação formativa da coesão, clareza e criatividade, assim como da colaboração entre os membros dos grupos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com transtorno do espectro autista, assegure que eles compreendem as instruções, usando apoio visual sempre que possível, como gráficos ou esquemas para detalhar os passos das atividades. Permita que escolham o papel em que se sentem mais confortáveis dentro do grupo, como editor ou ilustrador, respeitando suas preferências. Proporcione momentos para pausas e ofereça um espaço calmo, caso precisem de um intervalo das atividades em grupo. Reforce suas qualidades e contribuições para o trabalho do grupo, e certifique-se de que os materiais e informações sejam acessíveis antecipadamente quando necessário.

  • Aula 4: Revisão e montagem do jornal com jogos de correção de texto.
  • Momento 1: Introdução aos Jogos de Correção (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o objetivo do dia: revisar e montar o jornal utilizando jogos de correção de texto. Destaque a importância de revisar os textos para garantir a qualidade do jornal. Pergunte aos alunos se lembram da importância de uma boa revisão e peça que compartilhem exemplos de erros comuns encontrados em textos.

    Momento 2: Jogo de Correção de Texto em Grupo (Estimativa: 30 minutos)
    Divida a turma em grupos e explique a atividade. Cada grupo receberá uma versão impressa de um texto jornalístico propositalmente cheio de erros (gramaticais, ortográficos e de formatação). Oriente-os a encontrarem e corrigirem esses erros, discutindo as correções em grupo. Circule entre os grupos para auxiliar e fornecer dicas quando necessário. Avalie a capacidade dos alunos em identificar erros e a colaboração dentro do grupo.

    Momento 3: Apresentação das Correções (Estimativa: 20 minutos)
    Peça a cada grupo para apresentar as correções realizadas. Promova uma discussão coletiva sobre as correções sugeridas, estimulando que os outros grupos façam comentários adicionais. Use este momento para esclarecer dúvidas e reafirmar conceitos importantes de revisão textual. Avalie o entendimento dos alunos através da qualidade das discussões e do número de acertos nas correções.

    Momento 4: Montagem Final do Jornal (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os grupos a aplicarem as correções aprovadas em uma versão digital do jornal. Utilize uma plataforma digital de edição de texto onde eles possam colaborar em tempo real. Circule pela sala para dar apoio técnico e garantir que os alunos aplicam as correções corretamente. Avalie o uso adequado das ferramentas de edição e a finalização do jornal, observando a eficácia do trabalho coletivo.

    Momento 5: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula promovendo uma reflexão sobre o aprendizado e as habilidades desenvolvidas. Peça aos alunos que compartilhem o que consideraram mais desafiador e qual foi sua contribuição para o projeto. Reforce a importância da revisão e da colaboração no trabalho em equipe. Colete feedback sobre a atividade para melhorias futuras.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com transtorno do espectro autista, é importante fornecer um plano de aula claro e previsível. Utilize apoio visual ao apresentar exemplos de correção. Garanta que eles tenham acesso aos materiais da plataforma de edição digital antecipadamente e ofereça suporte adicional em ajustes técnicos. Permita que eles escolham um papel confortável no grupo, como revisores ou editores. Ofereça pausas planejadas para evitar sobrecarga sensorial e mantenha um ambiente tranquilo e encorajador. Elogie suas contribuições positivas à atividade e auxilie em caso de dificuldades na adaptação ao clima de colaboração em grupo.

Avaliação

A avaliação da atividade faz uso de diversas metodologias para captar de forma abrangente o desempenho dos alunos em relação aos objetivos propostos. Através da avaliação formativa, será possível observar e registrar a participação ativa dos alunos, sua capacidade criativa na elaboração dos textos e o engajamento nas atividades de grupo. A avaliação somativa poderá ser aplicada por meio de uma apresentação final do jornal montado por cada grupo, onde aspectos de clareza, estrutura textual e relevância do conteúdo criado são destacados. Critérios como originalidade, organização e colaboração são fundamentais e serão apresentados de maneira adaptável para incluir alunos com necessidades especiais, como aqueles com TEA, garantindo que as estratégias priorizem inclusão e igualdade de oportunidades. O feedback constante permeia o ciclo de aprendizagem, proporcionando momentos de reflexão e sugestão de melhorias, inserindo o aluno no centro do processo avaliativo.

  • Avaliação formativa através da observação da participação.
  • Avaliação somativa por meio da apresentação do jornal.
  • Critérios de avaliação baseados em criatividade e colaboração.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados no 'Jornal da Escolinha' foram selecionados para enriquecer a experiência educativa e promover a interação prática dos alunos com o conteúdo. Além de materiais convencionais como papéis, canetas e cartolinas, serão utilizadas tecnologias como projetores para facilitar apresentações visuais, tornando a aprendizagem mais envolvente. Jogos educativos são integrados às atividades para garantir que o aprendizado ocorra de maneira lúdica e eficaz. O uso de recursos digitais, como softwares de diagramação ou plataformas de edição de texto, pode ser incorporado para viabilizar a produção e edição dos conteúdos do jornal. Estes recursos são oferecidos para garantir que os objetivos de cada aula sejam concretizados de forma dinâmica e participativa, alinhando práticas tradicionais a inovações tecnológicas acessíveis.

  • Projetores e materiais audiovisuais para exposição de conteúdo.
  • Papéis, canetas e cartolinas para atividades práticas.
  • Jogos educativos e plataformas digitais de edição de texto.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que a sobrecarga de trabalho dos professores é uma realidade, mas a garantia de inclusão e acessibilidade é essencial para proporcionar equidade a todos os estudantes. Para apoiar alunos com transtorno do espectro autista (Nível 1), sugerimos estratégias que promovam um ambiente de aprendizagem adaptado e inclusivo. As adaptações metodológicas envolvem oferecer rotinas estruturadas e previsíveis, permitindo que os alunos saibam antecipadamente o que esperar de cada atividade. Estruturas visuais como agendas diárias ou quadros de tarefas são eficazes para auxiliar no acompanhamento das aulas. A comunicação clara e direta, utilizando um vocabulário acessível, é essencial para facilitar a interação. Estratégias de socialização, como pares tutorados, podem incentivar a troca de experiências e suporte social no grupo. Adaptações nos momentos de avaliação, como tempo extra ou opções de resposta verbal, garantirão que todos possam demonstrar suas habilidades sem limitações impostas por suas condições específicas.

  • Rotinas estruturadas com agendas visuais para TEA.
  • Comunicação clara e utilização de vocabulário acessível.
  • Pares tutorados para incentivo e suporte social.

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