Jornal dos Bichinhos Curiosos

Desenvolvida por: Daiana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Pesquisa e Produção de Notícias sobre Animais

A atividade 'Jornal dos Bichinhos Curiosos' terá como foco o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, leitura, escrita e oralidade dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, utilizando como tema curiosidades sobre animais. Os alunos serão divididos em grupos, onde cada grupo escolherá um animal para pesquisar. Na primeira aula, eles terão acesso a materiais de leitura variados, utilizando livros, artigos e fontes online seguras para coletar informações interessantes sobre seus respectivos animais. As atividades visam encorajar a leitura crítica e a coleta organizada de informações. Na segunda aula, os alunos irão transformar as informações coletadas em uma notícia sobre o animal, destacando suas características e hábitos. O texto deverá seguir o formato do gênero notícia, priorizando a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada grupo apresentará sua notícia para a turma, promovendo a prática da oralidade e o trabalho em equipe. A conclusão do processo permitirá que os alunos não apenas desenvolvam habilidades linguísticas, mas também valorizem o trabalho colaborativo e a troca de conhecimentos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam no desenvolvimento de competências fundamentais de leitura, escrita e oralidade dos alunos. Ao pesquisar e escrever sobre um animal, os alunos serão encorajados a organizar suas ideias de forma coerente e coesa em um texto jornalístico, seguindo a estrutura própria do gênero. Isso permitirá que desenvolvam confiança na comunicação escrita e verbal, além de promover o interesse pelo aprendizado autônomo e colaborativo. Durante a atividade, os alunos também irão exercitar a habilidade de trabalhar em equipe, valorizando as contribuições de cada membro do grupo, incentivando a liderança e o espírito solidário. Outro objetivo é desenvolver a capacidade de selecionar, gerar e aplicar informações relevantes para a produção de textos significativos, abordando aspectos semânticos e linguísticos, sempre alinhados à realidade do dia a dia escolar.

  • Aprimorar habilidades de pesquisa através da leitura de diferentes fontes sobre animais.
  • Desenvolver capacidade de escrita coesa ao produzir uma notícia sobre o animal pesquisado.
  • Estimular a oralidade através da apresentação da notícia para a turma.
  • Fomentar o trabalho em equipe ao permitir que grupos colaborem na escolha e pesquisa do tema.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP09: Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
  • EF04LP16: Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui habilidades de leitura crítica, pesquisa, produção textual e apresentação oral. Durante a atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes tipos de texto, entender as convenções gráficas do gênero notícia e aplicar o aprendizado teórico na prática através da criação de uma notícia. A prática da leitura e escrita estará focada em estruturar informações coletadas de maneira lógica e coerente, enfatizando a coesão e a coerência textual. Além disso, a discussão em sala promoverá a construção coletiva do conhecimento, com a troca de experiências e a valorização da diversidade de ideias entre os alunos.

  • Pesquisa sobre animais utilizando diferentes fontes de informação.
  • Leitura crítica e análise de textos informativos.
  • Produção textual seguindo o padrão do gênero notícia.
  • Exercício de oralidade através de apresentações em grupo.

Metodologia

As metodologias empregadas nesta atividade buscarão integrar práticas de ensino ativas, como atividades mão-na-massa, que incentivam o aluno a participar ativamente de seu processo de aprendizagem através de investigação e prática. O aluno será estimulado a trabalhar em colaboração com seus pares, promovendo uma aprendizagem coletiva e significativa. O uso de materiais impressos e digitais para a pesquisa promoverá um ambiente de aprendizado diversificado e abrangente. A apresentação final das notícias permitirá que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação e confiança na oralidade, além de permitir a aplicação prática das competências adquiridas. O professor atuará como facilitador, incentivando a autonomia e o protagonismo dos alunos em momentos de descoberta e construção do conhecimento.

  • Atividades mão-na-massa para engajamento ativo dos alunos.
  • Trabalho em equipe para promoção de habilidades colaborativas.
  • Utilização diversificada de materiais impressos e digitais para pesquisa.
  • Apresentação oral para desenvolvimento da confiança e habilidades comunicativas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será dividido em duas aulas de 60 minutos cada, promovendo uma abordagem prática e integradora. Na primeira aula, os alunos focarão em atividades de pesquisa, utilizando materiais impressos e digitais para coletar informações sobre o animal escolhido por seu grupo. Esta etapa tem como objetivo desenvolver habilidades de leitura crítica e seleção de informações relevantes. Na segunda aula, os alunos trabalharão na produção da notícia, estruturando o texto coletivamente e seguindo as convenções do gênero, culminando com a apresentação oral da notícia para a turma. Este cronograma não só permite a aplicação prática do conhecimento adquirido, como também promove a interação e o trabalho em equipe, essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Aula 1: Pesquisa sobre o animal escolhido utilizando materiais variados.
  • Momento 1: Introdução à Atividade 'Jornal dos Bichinhos Curiosos' (Estimativa: 10 minutos)
    Contextualize a atividade explicando brevemente seu objetivo: a criação de um jornal sobre curiosidades dos animais. Apresente o tema, destacando como isso envolve pesquisa, leitura e escrita. Permita que os alunos façam perguntas para garantir o entendimento da proposta.

    Momento 2: Formação dos Grupos e Escolha dos Animais (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos, incentivando a formação de grupos heterogêneos. Distribua uma lista de animais para escolha, ou permita que eles escolham livremente, incentivando o consenso no grupo. Observe se os alunos estão trabalhando de forma colaborativa e auxiliando nas decisões quando necessário.

    Momento 3: Orientação para Pesquisa (Estimativa: 10 minutos)
    Explique as fontes disponíveis: livros, revistas e artigos, além de mostrar como realizar pesquisas na internet de forma segura. Incentive a leitura crítica, destacando a importância de verificar as informações obtidas. Permita que os alunos manuseiem materiais impressos e explorem sites recomendados.

    Momento 4: Pesquisa e Coleta de Informações (Estimativa: 25 minutos)
    Oriente os grupos a iniciarem a pesquisa utilizando os materiais disponíveis. Circule pela sala, oferecendo suporte e certificando-se de que todos os membros do grupo estão envolvidos na atividade. Sugira maneiras de organizar as informações, como por tópicos, e verifique a compreensão e o andamento da atividade através de perguntas ou comentários sobre as descobertas feitas pelos alunos.

    Momento 5: Fechamento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna os alunos para um breve compartilhamento das informações que reuniram. Faça perguntas que incentivem a reflexão e a troca de ideias entre os grupos. Avalie o engajamento dos alunos através de sua participação e das informações trocadas. Agradeça a colaboração e destaque a importância do trabalho realizado.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com transtorno do espectro autista (Nível 1), incentive-os a participarem ativamente na escolha dos animais e na pesquisa, respeitando suas particularidades e tempos de resposta. Ofereça apoio visual, como esquemas ou listas de tarefas, para facilitar a compreensão da atividade. Garanta que o ambiente não esteja excessivamente barulhento, permitindo assim uma concentração melhor. Trabalhar próximo a eles, se necessário, para reforçar confiança e participação, além de sugerir papéis específicos que possam executar no grupo, respeitando seus interesses e capacidades. Lembre-se de que um ambiente acolhedor e solidário ajuda a promover um aprendizado efetivo para todos os alunos.

  • Aula 2: Produção e apresentação de notícia destacando as peculiaridades do animal pesquisado.
  • Momento 1: Revisão das Informações Coletadas (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula pedindo que cada grupo revise as informações coletadas sobre o animal durante a aula anterior. Peça que relembrem as características e peculiaridades discutidas. É importante que todos os membros do grupo participem, lembrando-os da importância do trabalho em equipe. Observe se há necessidade de mais esclarecimentos ou correções nas informações.

    Momento 2: Estruturação do Texto Notícia (Estimativa: 15 minutos)
    Instruções aos alunos para organizarem as informações coletadas ao longo da pesquisa em um texto no formato de notícia, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Sugira que comecem pela introdução, descrevendo brevemente o animal, seguindo com os detalhes no desenvolvimento, e terminem com um comentário ou curiosidade na conclusão. Auxilie os grupos a organizarem suas ideias de forma a garantir uma escrita coesa e coerente. É importante que o professor circule entre os grupos, oferecendo feedback immediato e sugestões.

    Momento 3: Escrita Colaborativa (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente cada grupo a iniciar a escrita do texto propriamente dito, dividindo o trabalho entre os membros. Eles podem usar papéis grandes ou o quadro para organizar suas ideias mais claramente. Incentive a escrita de forma compartilhada, onde todos participam, seja escrevendo ou contribuindo com ideias. Observe se todos estão engajados ativamente, e intervenha caso algum grupo tenha dificuldades de proceder.

    Momento 4: Ensaio para a Apresentação Oral (Estimativa: 15 minutos)
    Instrua cada grupo a ensaiar a apresentação da notícia para a turma. Sugira que cada membro do grupo seja responsável por uma parte específica do texto durante a apresentação. Estimule a expressão clara e a linguagem corporal adequada. Circulando pela sala, forneça feedback e ajude a ajustar aspectos da apresentação, destacando pontos fortes e sugerindo melhorias.

    Momento 5: Reflexão e Conclusão (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula reunindo os alunos para uma rápida troca de experiências. Peça que compartilhem suas impressões sobre o trabalho em grupo e o processo de produção da notícia. Aproveite para destacar o que foi bem-sucedido e ofereça feedback geral sobre as observações feitas ao longo da aula.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Incentive uma comunicação clara e direta com os alunos com transtorno do espectro autista (Nível 1), explicando as atividades com clareza e assegurando que as instruções sejam compreendidas. Utilize recursos visuais para ajudar na estruturação e organização do texto, como quadros ou cartazes com enumeração dos blocos de texto e tarefas. Garanta um ambiente de ensaio tranquilo e apoio extra no momento da apresentação, se necessário, para que esses alunos se sintam confortáveis e confiantes em participar da atividade final. Permita que escolham papéis que mais se alinhem a seus interesses e capacidades dentro do grupo, respeitando seu ritmo e modo de interação preferido. Lembre-se de que um ambiente inclusivo e receptivo alavanca o aprendizado de todos os estudantes.

Avaliação

A avaliação da atividade deverá ser contínua e diversificada, oferecendo ao professor uma visão ampla sobre o desenvolvimento das competências dos alunos. Pode-se usar a avaliação formativa, na qual o professor observará o progresso dos alunos durante o processo, oferecendo feedback construtivo em cada etapa, para que possam aprimorar seu desempenho. Além disso, a avaliação somativa também pode ser utilizada, analisando o produto final da notícia e a eficiência na apresentação. O principal objetivo da avaliação é verificar se os alunos foram capazes de organizar um texto coerente e rico em informações, além de praticar a comunicação oral de maneira eficaz. Os critérios de avaliação incluirão a compreensão e aplicação das convenções do gênero textual, a qualidade das informações coletadas e a habilidade colaborativa demonstrada durante todo o processo. Exemplos práticos podem incluir checklists de observação durante as aulas e uma rubrica de avaliação para orientar tanto os alunos quanto o professor sobre o que é esperado.

  • Avaliação formativa com feedback ao longo das atividades.
  • Avaliação somativa do produto final e apresentações.
  • Uso de checklists de observação e rubricas de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário dispor de uma variedade de materiais e recursos que viabilizem a pesquisa e apresentação dos textos produzidos. Isso incluirá livros, revistas, artigos, acesso controlado à internet para pesquisa digital e ferramentas de apresentação, como quadros ou projetores, caso disponíveis. Também é importante incluir materiais de escrita e figuras dos animais, para tornar o processo mais visual e atrativo para os alunos. A seleção diversificada de recursos permitirá que os alunos acessem diferentes tipos de informação, enriquecendo o processo de aprendizagem e incentivando a curiosidade e a criatividade na busca por conhecimento.

  • Livros, revistas e artigos sobre animais.
  • Acesso à internet sob supervisão para pesquisa digital.
  • Materiais de escrita e figuras ilustrativas.
  • Ferramentas de apresentação como quadros ou projetores.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos o desafio diário dos professores em coordenar a inclusão em sala, mas é essencial que todos os alunos tenham igual acesso às oportunidades de aprendizagem. Para alunos com transtorno do espectro autista (Nível 1), é importante garantir que as instruções sejam claras e objetivas, e ofertar suporte visual sempre que possível, como imagens de animais. Ajustes no ambiente, como a organização de um espaço de trabalho tranquilo, também podem beneficiar o aprendizado. Dando suporte individualizado, os alunos podem ter um papel ativo no trabalho em grupo, respeitando suas preferências e ritmos. A comunicação com a família para alinhar desafios e progressos feitos em sala pode fortalecer o apoio ao aluno. Em momentos de dificuldade, o professor deve observar sinais de desconforto, oferecendo pausas e estratégias de relaxamento. Também recomendamos a criação de indicadores de progresso que respeitem as particularidades do aluno e que os ajustes necessários sejam feitos em parceria constante com os envolvidos.

  • Instruções claras e uso de suportes visuais para alunos com TEA.
  • Ambiente de trabalho tranquilo com suporte individualizado.
  • Comunicação contínua com a família para suporte e alinhamento.
  • Flexibilidade nos métodos de participação e avaliação para acomodar todos os alunos.
  • Observação e estratégia de intervenção durante momentos de necessidade.

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