Poesia aos Olhos e Ouvidos

Desenvolvida por: Mabson… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poesia Visual e Concreta

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo da poesia visual e concreta. Com início na apreciação guiada de uma seleção cuidadosa de poemas, eles irão explorar como o uso de layout, formas e distribuição espacial do texto contribui para o significado e a expressão emocional da peça. Essa primeira parte, conduzida pelo professor, visa não apenas a familiarização com o gênero, mas também o desenvolvimento de capacidades críticas e estéticas. Na sequência, os alunos receberão o desafio de criar seus próprios poemas visuais. Para isso, utilizarão palavras, desenhos e técnicas de distribuição do texto na página para comunicar suas emoções, ideias e mensagens de maneira criativa e original. Esta etapa prática da atividade não só incentiva a expressão artística individual como também promove habilidades de escrita criativa. O projeto culminará em uma exposição dos poemas produzidos, proporcionando uma oportunidade para os alunos apresentarem suas obras, valorizando assim a criatividade, esforço e aprendizado de todos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é mergulhar os alunos no universo da poesia visual e concreta, para que eles possam compreender como elementos visuais e textuais se interconectam para criar significados complexos. Busca-se desenvolver a capacidade de análise crítica, apreciação estética e habilidades de expressão escrita e visual. Os alunos serão incentivados a experimentar com a forma e conteúdo dos poemas, cultivando a criatividade e o pensamento original. Espera-se que, ao final, os estudantes possam não só interpretar os poemas visuais de forma mais profunda, mas também criar suas próprias obras com confiança e originalidade.

  • Compreender a natureza e os objetivos da poesia visual e concreta
  • Desenvolver habilidades de interpretação e apreciação de textos poéticos que integram elementos visuais e textuais
  • Incentivar a criatividade e a expressão individual na criação de poemas visuais
  • Promover o desenvolvimento de competências de análise crítica e estética
  • Realizar uma exposição que valorize o processo criativo e as produções individuais dos alunos

Conteúdo Programático

Os conteúdos programáticos visam fornecer aos alunos um panorama amplo e diversificado da poesia visual e concreta, abordando desde seus fundamentos históricos e características marcantes até a prática de criação. A estratégia de ensino inclui a análise de obras significativas do gênero, o estudo de elementos-chave como forma, espaço e interação entre texto e imagem, além do desenvolvimento de projetos criativos próprios. Ao final, os alunos serão capazes de reconhecer e valorizar a importância da forma visual na comunicação poética e aplicar esses conceitos na criação de suas obras.

  • Introdução à poesia visual e concreta: história e principais autores
  • Análise de poemas visuais: elementos de forma, espaço e texto
  • Técnicas e ferramentas para a criação de poemas visuais
  • Desenvolvimento de projetos individuais de poesia visual
  • Organização e realização de uma exposição dos poemas criados pelos alunos

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa de aprendizado, esta atividade estimula a participação ativa dos alunos em todo o processo educativo. Inicialmente, haverá momentos de exploração e descoberta guiada pelo professor, com análise de exemplos de poesia visual e concreta, promovendo a interação e discussão entre os alunos. Em seguida, a atividade se concentra na fase de criação, onde cada aluno terá a oportunidade de criar seu próprio poema, aplicando conceitos aprendidos e experimentando livremente com formas e conteúdo. A colaboração entre pares será incentivada para a troca de ideias e feedbacks. A culminância do projeto na forma de uma exposição enriquece a experiência, propiciando reconhecimento e valorização dos esforços criativos.

  • Análise guiada de poemas visuais e concretos
  • Workshops de criação com técnicas de poesia visual
  • Sessões de feedback em grupo e revisões colaborativas
  • Organização coletiva da exposição final dos poemas
  • Apresentação e discussão das obras criadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totaliza 20 horas, organizadas em 20 aulas de 60 minutos cada. Inicialmente, dedicaremos aulas para a introdução e análise de poemas visuais. Segue-se a fase de workshops de criação, intercalados com momentos de compartilhamento e revisão coletiva. O projeto culmina na organização e realização da exposição dos trabalhos.

  • Aula 1-2: Introdução à poesia visual e concreta
  • Aula 3-5: Análise de poemas e discussão sobre elementos visuais
  • Aula 6-10: Workshops de criação de poemas visuais
  • Aula 11-14: Revisões colaborativas e feedback entre colegas
  • Aula 15-19: Preparação para a exposição
  • Aula 20: Realização da exposição dos poemas

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação dos alunos nas discussões e atividades práticas, a originalidade e esforço aplicado na criação dos poemas visuais, bem como a colaboração no processo de revisão e na organização da exposição. Será dada especial atenção à capacidade de integrar elementos visuais e textuais de maneira eficaz, criando poemas que comuniquem emoções e ideias de forma clara e impactante. A exposição final dos trabalhos servirá não só como um momento de celebração do aprendizado, mas também como uma instância de avaliação, onde o esforço individual e coletivo será reconhecido e valorizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem uma seleção de poemas visuais e concretos para análise, material para a produção dos poemas (papel, lápis, canetas, tintas, etc.), dispositivos digitais para pesquisa e criação (opcional), além do espaço físico para a realização da exposição final. Também será útil contar com um ambiente online de compartilhamento, onde estudantes e professor possam trocar ideias, materiais e feedbacks ao longo do projeto.

  • Seleção de poemas visuais e concretos
  • Materiais de escrita e desenho
  • Dispositivos digitais (computadores ou tablets)
  • Espaço para a exposição dos poemas
  • Ambiente online de compartilhamento para a turma

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo