Surpresa de Palavras: Cartões de Dia dos Pais

Desenvolvida por: Regina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Dia dos Pais

A atividade 'Surpresa de Palavras: Cartões de Dia dos Pais' visa ao desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação e escrita dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes lerão textos narrativos e informativos sobre o Dia dos Pais, com o objetivo de compreender a função social destas narrativas e como expressar sentimentos e homenagens. A partir disso, cada aluno criará um cartão para seu pai ou figura paternal, utilizando a escrita criativa e as técnicas aprendidas durante as leituras. A atividade não apenas incentiva a prática da escrita, mas também reforça o valor da leitura como ferramenta de expressão e comunicação, promovendo uma experiência significativa e emocionalmente enriquecedora para os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem desta atividade é aprimorar a capacidade dos alunos de compreender e interpretar diferentes tipos de textos, como narrativos e informativos, além de fomentar a escrita criativa e expressiva. A partir da leitura de textos sobre o Dia dos Pais, os alunos serão incentivados a refletir sobre as emoções associadas a este dia e a transpor seus sentimentos em palavras, o que contribuirá significativamente para o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas.

  • Compreender a função social de diferentes tipos de texto.
  • Desenvolver a capacidade de interpretar e expressar emoções através da escrita.
  • Produzir um texto escrito em forma de cartão, utilizando a escrita criativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focaliza na leitura e interpretação de textos relacionados ao Dia dos Pais, introduzindo os conceitos de função social do texto e sua aplicação prática em situações de convivência social. Serão abordados elementos de gramática e estrutura textual que permitirão aos alunos explorar a narrativa dos textos, compreendendo sua intenção comunicativa e aprendendo a replicar esta habilidade na escrita dos cartões.

  • Leitura e interpretação de textos sobre o Dia dos Pais.
  • Exploração da função social dos textos.
  • Prática de escrita criativa para elaboração de cartões.

Metodologia

A metodologia baseia-se em atividades práticas que promovem a participação ativa dos alunos. A leitura e discussão de textos sobre o Dia dos Pais servirá como ponto de partida para a produção dos cartões. A atividade irá explorar o funcionamento dos textos em seu contexto social, incentivando a autonomia dos alunos na interpretação e transposição das ideias lidas para a escrita de seus próprios textos.

  • Leitura coletiva e discussão de textos.
  • Atividades práticas de escrita.
  • Reflexão e compartilhamento em grupo sobre experiências e sentimentos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para uma aula de 60 minutos, dividida em seções que incluem leitura e interpretação de textos, discussão em grupo e a produção dos cartões. O professor direcionará a aula para fomentar a leitura ativa e a colaboração entre alunos, assegurando tempo suficiente para cada parte da atividade sem apressar o processo criativo dos alunos.

  • Aula 1: Introdução ao tema com leitura de textos sobre o Dia dos Pais, seguida por discussão em grupo e criação dos cartões.
  • Momento 1: Introdução ao Tema do Dia dos Pais (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula apresentando o tema do Dia dos Pais. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre essa data e incentive-os a compartilhar experiências pessoais sobre como celebram com suas famílias. É importante que o professor crie um ambiente seguro para que todos se sintam confortáveis em participar. Registre na lousa algumas palavras-chaves mencionadas pelos alunos para usá-las durante a atividade de escrita criativa.

    Momento 2: Leitura Coletiva e Interpretação (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua os textos sobre o Dia dos Pais e faça uma leitura coletiva em voz alta. Divida os alunos em pequenos grupos e peça para que discutam o conteúdo, focando nas diferentes formas como os textos abordam a importância desta data e os sentimentos envolvidos. Permita que cada grupo apresente suas conclusões brevemente para toda a turma. Observe se todos estão participando e auxiliem aqueles com dificuldades de concentração ou interpretação.

    Momento 3: Criação dos Cartões (Estimativa: 25 minutos)
    Peça aos alunos que realizem uma atividade de escrita criativa, na qual devem confeccionar seus próprios cartões de Dia dos Pais. Forneça papéis, lápis de cor e canetinhas para a personalização dos cartões. Oriente-os a utilizar as palavras-chaves discutidas anteriormente para expressar seus sentimentos de forma clara e emocional. Durante essa atividade, circule pela sala para incentivar a expressão criativa e oferecer apoio individual quando necessário. Avalie a participação ativa e a criatividade através da observação e, posteriormente, analise os cartões produzidos quanto à gramática e à coerência do texto.

Avaliação

A avaliação será diversificada, utilizando métodos como observação contínua durante as atividades, avaliação dos cartões criados e autoavaliação dos alunos. O principal objetivo é avaliar como os alunos conseguem interpretar as informações dos textos e utilizá-las na construção de suas mensagens pessoais. Critérios incluem a clareza na expressão das ideias, criatividade na apresentação e a capacidade de articular sentimentos no texto. Exemplos práticos incluem a criação de rubricas para guiar os alunos na autoavaliação, além de feedback construtivo pós-atividade.

  • Observação contínua e registro de participação.
  • Análise dos cartões produzidos quanto à expressão criativa e gramática.
  • Autoavaliação com base em rubricas definidas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados materiais simples que incentivam a criatividade e o engajamento dos alunos. Os recursos materiais incluem papéis de carta, lápis de cor e textos previamente selecionados sobre o Dia dos Pais. A utilização desses recursos visa a estimular um ambiente inclusivo e criativo, proporcionando aos alunos a liberdade de expressão através da linguagem escrita.

  • Textos sobre o Dia dos Pais para leitura.
  • Papéis para confecção dos cartões.
  • Lápis de cor e canetinhas para personalização dos cartões.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos as dificuldades enfrentadas pelos professores no dia a dia, por isso propomos estratégias simples para garantir a inclusão de todos os alunos. Embora não haja condições específicas na turma, recomendamos ajustar as atividades para atender a diferentes estilos de aprendizagem, oferecendo suporte individualizado quando necessário. As estratégias incluem a possibilidade de trabalho em duplas para promover a colaboração e a troca de ideias entre os alunos, e o uso de recursos visuais complementares que enriquecem a compreensão textual.

  • Trabalho colaborativo em duplas ou pequenos grupos.
  • Uso de recursos visuais para complementar a compreensão dos textos.
  • Apoio individualizado para alunos que possam apresentar dificuldades durante a realização das atividades.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo