Viagem ao Passado dos Verbos!

Desenvolvida por: Vânia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e Produção de Textos no Passado

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental escolherão um evento histórico de seu interesse para criar um diário fictício, assumindo a perspectiva de uma personagem daquela época. A atividade visa desenvolver habilidades de escrita criativa, ortografia e a utilização de verbos no pretérito. A aula começará com a leitura compartilhada de um exemplo de diário, seguida por uma breve explicação sobre as conjugações verbais no passado. Em seguida, cada aluno escreverá sua própria entrada de diário e, depois, compartilhará sua narrativa com a turma. Isso não só promove a prática da escrita, mas também a oralidade e o entendimento da estrutura narrativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem é capacitar os alunos a dominarem o uso dos verbos no pretérito por meio de uma atividade prática e significativa. Ao escrever diários históricos, os alunos exercitam a escrita criativa e a capacidade de se expressarem em forma escrita clara e coerente. Além disso, a atividade visa fomentar a competência de leitura e interpretação ao analisar textos no passado, e a habilidade de comunicar suas ideias verbalmente ao compartilharem seus diários.

  • Desenvolver a habilidade de escrita criativa utilizando verbos no pretérito.
  • Praticar a leitura e interpretação de textos históricos em primeira pessoa.
  • Estimular a expressão verbal através do compartilhamento de textos na turma.
  • Fomentar a compreensão da estrutura narrativa de diários.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP06: Planejar e produzir textos orais e escritos adequados aos contextos de produção.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado no aprofundamento do uso dos verbos no pretérito, compreensão e produção de textos narrativos e a prática da leitura e oralidade. Ao escrever diários fictícios, os alunos trabalharão com a conjunção dos tempos verbais, a criação de narrativas envolventes e a partilha dessas narrativas com os colegas, promovendo a interação e o aprendizado conjunto.

  • Estrutura e características de um diário.
  • Uso de verbos no pretérito.
  • Leitura e escrita de textos narrativos curtos.
  • Práticas de oralidade e compartilhamento de ideias.

Metodologia

A atividade será desenvolvida por meio de uma abordagem prática, centrada no aluno, onde a escrita e a leitura serão exploradas de forma colaborativa. Isso inclui a leitura compartilhada de um exemplo de diário, seguida pela produção individual desse tipo de texto por cada aluno. A metodologia visa incentivar a criatividade, a reflexão crítica sobre eventos históricos e a habilidade de expressão verbal através do compartilhamento de suas criações na turma.

  • Leitura compartilhada de diário histórico.
  • Exploração da estrutura narrativa em grupo.
  • Atividade prática de escrita individual.
  • Compartilhamento de textos na turma.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está desenhado para ser realizado em uma única aula de 60 minutos. Essa aula inicial focará na apresentação do tema, leitura e análise do exemplo de diário, seguido pela produção e partilha de textos pelos alunos. O tempo será distribuído para garantir que todas as etapas sejam cobertas adequadamente, permitindo que os alunos pratiquem tanto a escrita quanto a oralidade.

  • Aula 1: Introdução à atividade, leitura do exemplo de diário, produção individual do diário e compartilhamento dos textos.
  • Momento 1: Introdução e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e introduza o tema da atividade: a criação de um diário fictício de um evento histórico. Explique brevemente o conceito de diário e o uso dos tempos verbais no pretérito. Utilize o quadro branco para destacar as principais características de um diário.

    Momento 2: Leitura Compartilhada de um Diário Histórico (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua cópias de um exemplo de diário histórico para os alunos. Realize uma leitura compartilhada, incentivando os alunos a acompanharem e participarem. Pergunte-lhes sobre aspectos que acharam interessantes na narrativa e nos verbos utilizados. Facilite discussões breves, estimulando a troca de ideias.

    Momento 3: Explicação e Orientação sobre Escrever um Diário (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos como irão produzir suas entradas de diário, escolhendo um evento histórico de seu interesse. Ressalte a importância de usar verbos no pretérito e uma estrutura narrativa clara. Use exemplos no quadro para reforçar a instrução. Permita que os alunos façam perguntas para esclarecer dúvidas.

    Momento 4: Produção Individual do Diário (Estimativa: 20 minutos)
    Incentive os alunos a começarem a escrever suas próprias entradas de diário. Ande pela sala, oferecendo suporte, feedback e sugestões para quem precisar. Observe se estão compreendendo e aplicando os conceitos ensinados de forma correta. Este é um momento crucial de avaliação formativa, onde se pode perceber dificuldades individuais.

    Momento 5: Compartilhamento e Discussão dos Textos (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a atividade pedindo para os alunos que desejarem, lerem suas produções para a turma. Promova um ambiente de respeito e apreciação das histórias compartilhadas. Encoraje os alunos a darem feedbacks construtivos e a reconhecer aspectos positivos nos textos dos colegas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para apoiar alunos imigrantes com barreiras linguísticas, forneça vocabulários ilustrados ou glossários dos verbos mais comuns no passado. Incentive o uso de dicionários digitais, caso estejam disponíveis. Considere organizar pares ou grupos heterogêneos onde eles possam colaborar e receber ajuda de colegas. Use recursos visuais e multimídia para facilitar a compreensão dos conceitos. Crie um ambiente inclusivo que respeite o ritmo de aprendizagem de cada aluno, oferecendo mais tempo, se necessário, para aqueles que enfrentam dificuldades.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita através de uma combinação de observação direta e análise dos diários produzidos. Serão considerados critérios como clareza na escrita, correção gramatical, uso adequado dos verbos no pretérito e criatividade na narração. O professor poderá ainda oferecer feedback formativo durante a partilha das produções, destacando pontos positivos e áreas que podem ser melhoradas, especialmente em relação às barreiras linguísticas enfrentadas por alunos imigrantes.

  • Observação direta durante a atividade.
  • Análise dos textos produzidos.
  • Feedback formativo na partilha das produções.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados materiais impressos e audiovisuais, como exemplos de diários históricos, além de ferramentas de escrita tradicionais e digitais, caso estejam disponíveis. Os recursos visam apoiar o processo de aprendizagem, proporcionando exemplos concretos e estimulando a criatividade dos alunos na produção de seus próprios textos.

  • Exemplos impressos de diários históricos.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Papel e lápis para escrita.
  • Tablets ou computadores (se disponíveis).

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que manter uma sala de aula inclusiva e acessível pode adicionar desafios extras ao seu já atarefado dia a dia. Nesta atividade, a inclusão de alunos imigrantes com barreiras linguísticas pode ser facilitada por meio de explicações bilíngues ou apoio visual, garantindo que todos acompanhem o conteúdo. Estratégias como o uso de traduções de textos ou recursos audiovisuais legendados podem ser implementadas. Além disso, a colaboração entre pares com diferentes habilidades linguísticas pode promover um enriquecimento mútuo, enquanto garante a representatividade cultural e linguística. Essa abordagem pode também criar um ambiente de aprendizagem respeitoso e seguro.

  • Explicações bilíngues ou apoio visual.
  • Uso de traduções ou recursos com legendas.
  • Colaboração entre pares para suporte linguístico.
  • Representatividade cultural nos exemplos utilizados.

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