Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao maravilhoso mundo da poesia, explorando diversos tipos e formas, como haicais, limeriques e sonetos. Através desta exploração, os alunos terão a oportunidade de conhecer as características distintivas de cada estilo poético, bem como suas estruturas e temas comuns. Após essa imersão inicial, cada estudante escolherá um estilo de poesia que mais lhe agrada e será encorajado a escrever um poema próprio, aplicando os conhecimentos adquiridos. Esta escrita criativa permitirá que os alunos expressem seus sentimentos, pensamentos e visões de mundo de maneira única e pessoal, estimulando a criatividade e o desenvolvimento expressivo. Como culminância da atividade, uma roda de debate será organizada, onde os alunos terão a chance de compartilhar suas criações, discutir as inspirações por trás dos poemas, o uso eficaz de imagens poéticas e a escolha dos temas, proporcionando um momento rico em trocas culturais e aprendizado colaborativo.
O objetivo desta atividade é propiciar aos alunos um contato direto e prático com a arte da poesia, permitindo-lhes não apenas reconhecer e diferenciar diversos tipos e formas poéticas, mas também estimular a habilidade de criar e expressar seus próprios pensamentos e sentimentos através da poesia. Busca-se desenvolver a apreciação literária, a criatividade, a expressão individual e a capacidade de análise crítica, além de fomentar o respeito e a valorização das expressões culturais e artísticas dos colegas.
A unidade abrange a introdução aos elementos básicos da poesia, incluindo rima, ritmo, metáfora e imagens sensoriais, proporcionando aos alunos as ferramentas necessárias para compreender e criar poesias. Explora-se a diversidade poética por meio do estudo e prática de diferentes estilos, como haicais, limeriques e sonetos, visando desenvolver nos alunos a capacidade de expressão poética e a apreciação pela riqueza linguística e cultural da poesia.
A metodologia ativa escolhida para esta atividade, a Roda de Debate, incentiva a participação ativa dos alunos no seu processo de aprendizagem. Inicialmente, serão utilizadas estratégias como aula expositiva dialogada para introdução dos conceitos poéticos e leitura de exemplos representativos. Segue-se a escrita individual, onde cada aluno escolhe um estilo poético para criar um poema próprio. Finalmente, na roda de debate, os alunos terão a oportunidade de apresentar e discutir suas obras, fomentando o respeito mútuo, a escuta ativa e a capacidade de argumentação.
A carga horária total da atividade será de 4 horas, distribuídas em 6 aulas de 40 minutos, abrangendo desde a introdução aos diferentes tipos de poesia até o compartilhamento e discussão dos poemas criados pelos alunos na roda de debate.
A avaliação da atividade 'Viagem pela Poesia' será processual e formativa, focando no engajamento, criatividade e na capacidade de expressão dos alunos. Não se buscará apenas a correção formal dos poemas, mas a originalidade, o esforço pessoal e a capacidade de compartilhar e discutir abertamente as criações próprias e de seus colegas. A participação na roda de debate, a qualidade da escrita, o respeito pelas obras dos colegas e a habilidade de utilizar elementos poéticos aprendidos durante as aulas serão os critérios principais. Exemplos específicos de contribuições excepcionais ou de superação pessoal serão valorizados na avaliação final.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos, como quadro negro (ou digital), giz (ou caneta para quadro digital), papel e lápis. Adicionalmente, uma seleção de textos poéticos impressos ou digitais será preparada para introdução aos diferentes estilos de poesia. Recomenda-se também o uso de um ambiente virtual de aprendizado (plataforma educacional) para compartilhamento das criações poéticas e feedbacks.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula