Viagem pela Poesia

Desenvolvida por: Wyllya… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Exploração de diferentes formas e tipos de poesia

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao maravilhoso mundo da poesia, explorando diversos tipos e formas, como haicais, limeriques e sonetos. Através desta exploração, os alunos terão a oportunidade de conhecer as características distintivas de cada estilo poético, bem como suas estruturas e temas comuns. Após essa imersão inicial, cada estudante escolherá um estilo de poesia que mais lhe agrada e será encorajado a escrever um poema próprio, aplicando os conhecimentos adquiridos. Esta escrita criativa permitirá que os alunos expressem seus sentimentos, pensamentos e visões de mundo de maneira única e pessoal, estimulando a criatividade e o desenvolvimento expressivo. Como culminância da atividade, uma roda de debate será organizada, onde os alunos terão a chance de compartilhar suas criações, discutir as inspirações por trás dos poemas, o uso eficaz de imagens poéticas e a escolha dos temas, proporcionando um momento rico em trocas culturais e aprendizado colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é propiciar aos alunos um contato direto e prático com a arte da poesia, permitindo-lhes não apenas reconhecer e diferenciar diversos tipos e formas poéticas, mas também estimular a habilidade de criar e expressar seus próprios pensamentos e sentimentos através da poesia. Busca-se desenvolver a apreciação literária, a criatividade, a expressão individual e a capacidade de análise crítica, além de fomentar o respeito e a valorização das expressões culturais e artísticas dos colegas.

  • Identificar e diferenciar haicais, limeriques e sonetos.
  • Expressar criatividade e sentimentos por meio da escrita poética.
  • Analisar e debater obras poéticas, promovendo o pensamento crítico.
  • Valorizar e respeitar as criações e expressões dos colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP27: Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

Conteúdo Programático

A unidade abrange a introdução aos elementos básicos da poesia, incluindo rima, ritmo, metáfora e imagens sensoriais, proporcionando aos alunos as ferramentas necessárias para compreender e criar poesias. Explora-se a diversidade poética por meio do estudo e prática de diferentes estilos, como haicais, limeriques e sonetos, visando desenvolver nos alunos a capacidade de expressão poética e a apreciação pela riqueza linguística e cultural da poesia.

  • Elementos da poesia: rima, ritmo, metáfora e imagens sensoriais.
  • Características e estruturas dos haicais, limeriques e sonetos.
  • Criação de poemas: da inspiração à expressão escrita.
  • Roda de debate: compartilhamento, discussão e análise crítica dos poemas criados.

Metodologia

A metodologia ativa escolhida para esta atividade, a Roda de Debate, incentiva a participação ativa dos alunos no seu processo de aprendizagem. Inicialmente, serão utilizadas estratégias como aula expositiva dialogada para introdução dos conceitos poéticos e leitura de exemplos representativos. Segue-se a escrita individual, onde cada aluno escolhe um estilo poético para criar um poema próprio. Finalmente, na roda de debate, os alunos terão a oportunidade de apresentar e discutir suas obras, fomentando o respeito mútuo, a escuta ativa e a capacidade de argumentação.

  • Aula expositiva dialogada sobre poesia.
  • Escrita individual de poemas.
  • Roda de debate para compartilhamento e discussão dos poemas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 4 horas, distribuídas em 6 aulas de 40 minutos, abrangendo desde a introdução aos diferentes tipos de poesia até o compartilhamento e discussão dos poemas criados pelos alunos na roda de debate.

  • Aula 1: Introdução à poesia e seus elementos.
  • Aula 2: Exploração dos haicais e exercícios práticos.
  • Aula 3: Exploração dos limeriques e exercícios práticos.
  • Aula 4: Exploração dos sonetos e exercícios práticos.
  • Aula 5: Escrita individual dos poemas.
  • Aula 6: Roda de debate para compartilhamento e discussão.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Viagem pela Poesia' será processual e formativa, focando no engajamento, criatividade e na capacidade de expressão dos alunos. Não se buscará apenas a correção formal dos poemas, mas a originalidade, o esforço pessoal e a capacidade de compartilhar e discutir abertamente as criações próprias e de seus colegas. A participação na roda de debate, a qualidade da escrita, o respeito pelas obras dos colegas e a habilidade de utilizar elementos poéticos aprendidos durante as aulas serão os critérios principais. Exemplos específicos de contribuições excepcionais ou de superação pessoal serão valorizados na avaliação final.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos, como quadro negro (ou digital), giz (ou caneta para quadro digital), papel e lápis. Adicionalmente, uma seleção de textos poéticos impressos ou digitais será preparada para introdução aos diferentes estilos de poesia. Recomenda-se também o uso de um ambiente virtual de aprendizado (plataforma educacional) para compartilhamento das criações poéticas e feedbacks.

  • Quadro negro ou digital e respectivos materiais para escrita.
  • Papel e lápis ou canetas.
  • Textos poéticos impressos ou digitais.
  • Acesso à Internet e plataforma educacional (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo