Esta atividade propõe uma abordagem inovadora no ensino de narrativas ficcionais por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos, divididos em pequenos grupos, utilizarão um jogo de tabuleiro especialmente projetado para este fim. O tabuleiro apresenta diversos campos que determinam elementos narrativos como personagens, cenários, obstáculos e eventos inesperados. A cada rodada, um novo elemento é adicionado à história que cada grupo está criando, promovendo um ambiente colaborativo de construção narrativa. Ao final da atividade, espera-se que cada grupo consolide sua aventura em um conto, aplicando cuidados na construção de detalhes descritivos, sequências de eventos, e diálogos entre personagens, com especial atenção aos marcadores de tempo e espaço. Este exercício tem por objetivo desenvolver habilidades de escrita criativa, compreensão leitora, e trabalho em equipe, promovendo uma experiência de aprendizado lúdica e significativa.
O objetivo desta atividade é engajar os alunos na criação, estruturação e narração de histórias de maneira colaborativa, utilizando a ludicidade como recurso didático. Espera-se fomentar a imaginação, a criatividade, e habilidades de escrita dos alunos, por meio da narrativa de contos ficcionais. A atividade permite ainda o exercício da capacidade analítica e crítica ao escolherem elementos narrativos adequados para suas histórias, bem como a habilidade de trabalhar em equipe e resolver problemas de forma coletiva. Além disso, busca-se incentivar o respeito aos marcadores de tempo, espaço e a construção adequada de diálogos, elementos cruciais na construção de um texto coeso e coerente.
A construção de narrativas ficcionais é um conteúdo fundamental na formação dos alunos, permitindo o desenvolvimento da criatividade, expressão pessoal e habilidades de escrita. Por meio da criação de contos com base em elementos lúdicos, os alunos têm a oportunidade de compreender a importância dos componentes narrativos, tais como personagens, cenários, conflitos e soluções, marcadores de tempo e espaço, além do uso apropriado de diálogos para dar vida aos personagens.
A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será aplicada nessa atividade, onde os alunos aprendem de forma colaborativa e dinâmica. Os grupos criam suas narrativas baseando-se nos elementos obtidos através do jogo de tabuleiro, permitindo uma imersão criativa no processo de escrita. Esta abordagem promove uma aprendizagem significativa, pois permite aos alunos aplicarem conceitos narrativos de forma prática e atraente, fomentando também a interação e o trabalho em equipe.
A atividade será desenvolvida ao longo de 4 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será apresentado o projeto e explicado o jogo. As duas aulas seguintes serão dedicadas ao desenvolvimento das histórias em grupo, com a orientação do professor. Na última aula, os grupos apresentarão suas narrativas e receberão feedbacks.
A avaliação considerará a criatividade, coesão e coerência das narrativas produzidas pelos grupos, assim como o uso adequado dos elementos narrativos e estruturais da história, incluindo os marcadores de tempo, espaço e diálogos. Será avaliada também a capacidade de trabalho em equipe e colaboração durante o desenvolvimento da atividade. Para tal, observar-se-á o processo de criação coletiva, a contribuição individual dentro do grupo e a apresentação final do conto, considerando a clareza, a originalidade e a aderência aos elementos gerados pelo jogo de tabuleiro.
Para a realização desta atividade, serão necessários um jogo de tabuleiro especialmente projetado para a construção de narrativas ficcionais, contendo elementos como personagens, cenários, e eventos. Além disso, é importante dispor de materiais de escrita, como lápis, caneta, papel, e recursos para a elaboração das versões finais dos contos, tais como computadores ou tablets.
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