Aventuras em Jogo: Crie Seu Conto

Desenvolvida por: Adelai… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativas ficcionais e jogo de tabuleiro

Esta atividade propõe uma abordagem inovadora no ensino de narrativas ficcionais por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos, divididos em pequenos grupos, utilizarão um jogo de tabuleiro especialmente projetado para este fim. O tabuleiro apresenta diversos campos que determinam elementos narrativos como personagens, cenários, obstáculos e eventos inesperados. A cada rodada, um novo elemento é adicionado à história que cada grupo está criando, promovendo um ambiente colaborativo de construção narrativa. Ao final da atividade, espera-se que cada grupo consolide sua aventura em um conto, aplicando cuidados na construção de detalhes descritivos, sequências de eventos, e diálogos entre personagens, com especial atenção aos marcadores de tempo e espaço. Este exercício tem por objetivo desenvolver habilidades de escrita criativa, compreensão leitora, e trabalho em equipe, promovendo uma experiência de aprendizado lúdica e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na criação, estruturação e narração de histórias de maneira colaborativa, utilizando a ludicidade como recurso didático. Espera-se fomentar a imaginação, a criatividade, e habilidades de escrita dos alunos, por meio da narrativa de contos ficcionais. A atividade permite ainda o exercício da capacidade analítica e crítica ao escolherem elementos narrativos adequados para suas histórias, bem como a habilidade de trabalhar em equipe e resolver problemas de forma coletiva. Além disso, busca-se incentivar o respeito aos marcadores de tempo, espaço e a construção adequada de diálogos, elementos cruciais na construção de um texto coeso e coerente.

  • Fomentar o trabalho em equipe e a criatividade na construção de narrativas ficcionais.
  • Exercitar a escrita criativa e o respeito aos elementos narrativos e estruturais de um conto.
  • Desenvolver habilidades analíticas e críticas na seleção de elementos narrativos.
  • Incentivar a aplicação de marcadores de tempo, espaço e diálogos na construção de textos coesos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP25: Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

Conteúdo Programático

A construção de narrativas ficcionais é um conteúdo fundamental na formação dos alunos, permitindo o desenvolvimento da criatividade, expressão pessoal e habilidades de escrita. Por meio da criação de contos com base em elementos lúdicos, os alunos têm a oportunidade de compreender a importância dos componentes narrativos, tais como personagens, cenários, conflitos e soluções, marcadores de tempo e espaço, além do uso apropriado de diálogos para dar vida aos personagens.

  • Elementos de narrativas ficcionais: personagens, cenários, conflitos.
  • Estrutura de um conto: introdução, desenvolvimento, clímax, e conclusão.
  • Uso de marcadores de tempo e espaço nas narrativas.
  • Construção e importância dos diálogos na narrativa.

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será aplicada nessa atividade, onde os alunos aprendem de forma colaborativa e dinâmica. Os grupos criam suas narrativas baseando-se nos elementos obtidos através do jogo de tabuleiro, permitindo uma imersão criativa no processo de escrita. Esta abordagem promove uma aprendizagem significativa, pois permite aos alunos aplicarem conceitos narrativos de forma prática e atraente, fomentando também a interação e o trabalho em equipe.

  • Divisão da turma em pequenos grupos para o trabalho colaborativo.
  • Uso do jogo de tabuleiro como ferramenta lúdica no processo de aprendizagem.
  • Criação e desenvolvimento de narrativas ficcionais baseadas nos elementos indicados pelo jogo.
  • Revisão coletiva das narrativas criadas, com foco no aprimoramento e detalhamento.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 4 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será apresentado o projeto e explicado o jogo. As duas aulas seguintes serão dedicadas ao desenvolvimento das histórias em grupo, com a orientação do professor. Na última aula, os grupos apresentarão suas narrativas e receberão feedbacks.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e explicação das regras do jogo.
  • Aula 2 e 3: Desenvolvimento das narrativas em grupos.
  • Aula 4: Apresentação das narrativas, discussão e feedback.

Avaliação

A avaliação considerará a criatividade, coesão e coerência das narrativas produzidas pelos grupos, assim como o uso adequado dos elementos narrativos e estruturais da história, incluindo os marcadores de tempo, espaço e diálogos. Será avaliada também a capacidade de trabalho em equipe e colaboração durante o desenvolvimento da atividade. Para tal, observar-se-á o processo de criação coletiva, a contribuição individual dentro do grupo e a apresentação final do conto, considerando a clareza, a originalidade e a aderência aos elementos gerados pelo jogo de tabuleiro.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários um jogo de tabuleiro especialmente projetado para a construção de narrativas ficcionais, contendo elementos como personagens, cenários, e eventos. Além disso, é importante dispor de materiais de escrita, como lápis, caneta, papel, e recursos para a elaboração das versões finais dos contos, tais como computadores ou tablets.

  • Jogo de tabuleiro para construção de narrativas.
  • Materiais de escrita: lápis, canetas, borrachas.
  • Papel ou cadernos.
  • Computadores ou tablets para elaboração do conto final.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo