Aventuras Gramaticais com Dom Quixote

Desenvolvida por: Crismão (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Uso reflexivo da língua: pronomes e articuladores

Nesta atividade interativa, inspirada pelas imortais aventuras de Dom Quixote, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão transportados para uma jornada de aprendizado único. Divididos em grupos, eles receberão cartas contendo segmentos de um conto que evoca as peripécias do valoroso cavaleiro e seu fiel escudeiro, Sancho Pança. No entanto, esses trechos virão com uma peculiaridade: lacunas a serem completadas. O desafio lançado aos pequenos aventureiros será o de utilizar os pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos ou ainda articuladores de sentido para tornar a narrativa não apenas coesa, mas também coerente. Ferramentas de gramática, que muitas vezes podem parecer abstratas em sua forma tradicional de ensino, ganharão vida e propósito neste emocionante veio de interação e colaboração. Ao decidirem juntos as palavras que melhor preenchem as lacunas, os alunos desenvolverão não só a gramática, mas também habilidades sociais como trabalho em equipe e comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

Com a realização desta atividade, buscamos fazer com que os alunos construam um entendimento prático sobre o papel dos pronomes e dos articuladores de sentido no contexto de uma narrativa. Facilitando assim a compreensão sobre como esses elementos gramaticais contribuem para a coesão e coerência textual, os estudantes ganharão não apenas mais confiança no uso da língua, mas também uma maior habilidade de análise textual. Através do engajamento com a história e do trabalho em colaboração para resolver o desafio proposto, espera-se ainda que desenvolvam habilidades sociais importantes, como o trabalho em equipe, resolução de conflitos e comunicação eficaz.

  • Compreender a função dos pronomes e articuladores de sentido na construção de textos coesos e coerentes.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação através da atividade colaborativa.
  • Incentivar o pensamento crítico e a reflexão sobre o uso da língua.
  • Aprimorar a capacidade de análise e interpretação de textos.
  • Promover a aprendizagem ativa e significativa através da metodologia de aprendizagem baseada em jogos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP08: Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
  • EF35LP25: Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba o estudo dos pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e dos articuladores de sentido como ferramentas de coesão e coerência textuais. Através da experiência prática com a história de Dom Quixote, os alunos terão a oportunidade de explorar o uso e importância desses elementos gramaticais no enriquecimento da narrativa. Este conteúdo situa-se no cerne da capacidade de construir textos claros, expressivos e bem estruturados, fundamentais para qualquer forma de comunicação efetiva.

  • Pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos
  • Articuladores de sentido (conjunções, advérbios, etc.)
  • Coesão e coerência textual
  • Construção de narrativas

Metodologia

Para esta atividade, adotaremos uma abordagem pedagógica centrada na Aprendizagem Baseada em Jogos. Esta metodologia favorece o engajamento dos alunos por meio de desafios práticos e interativos, propiciando um espaço colaborativo de aprendizado. Em pequenos grupos, os alunos discutirão e decidirão juntos quais elementos gramaticais melhor preenchem as lacunas das histórias de Dom Quixote, promovendo a integração de conhecimentos linguísticos e o desenvolvimento de competências sociais.

  • Atividade em grupo
  • Discussão e tomada de decisão coletiva
  • Revisão colaborativa da narrativa
  • Feedback e reflexão guiada pelo professor

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma única aula de 60 minutos, incluindo a divisão dos grupos, explicação das regras, desenvolvimento do jogo, compartilhamento das narrativas entre os grupos e uma sessão de feedback e reflexão final.

  • Aula 1: Introdução e desenvolvimento da atividade (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será realizada através da observação da participação ativa dos alunos no grupo, da habilidade em aplicar os conhecimentos gramaticais na prática da atividade e da capacidade de trabalhar em equipe. Será dada ênfase à reflexão sobre as escolhas feitas durante a atividade e sobre como essas contribuíram para a coesão e coerência do texto. Uma autoavaliação coletiva encerrará a atividade, onde os alunos poderão discutir o que aprenderam e como aplicarão esse conhecimento em situações futuras.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos cartas contendo trechos da história de Dom Quixote com lacunas a serem preenchidas, quadro negro ou lousa digital para instruções gerais e discussões plenárias, além de materiais de apoio como dicionários e gramáticas, caso necessário, para consultas durante a atividade.

  • Cartas com trechos da história
  • Quadro negro ou lousa digital
  • Dicionários e gramáticas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo