Aventuras Ortográficas em Jogo

Desenvolvida por: Michel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia e Coesão Pronominal

Nesta atividade, 'Aventuras Ortográficas em Jogo', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a aplicar seus conhecimentos de ortografia, pontuação e uso de pronomes de maneira lúdica e interativa. Divididos em pequenos grupos, eles irão projetar e jogar em um tabuleiro personalizado, onde cada casa propõe desafios linguísticos específicos. Esta atividade permite que os alunos apliquem o que aprenderam em sala de aula em uma atividade prática, promovendo não apenas o aprendizado, mas também habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e solução de problemas. Durante a concepção do jogo, os alunos irão praticar a coesão textual através da criação de cartas de desafio que devem ser claras e coesas, utilizando corretamente os articuladores de sentido. Esta abordagem incentiva os alunos a refletirem sobre a importância da coesão pronominal e o uso apropriado da pontuação, enquanto se divertem.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa proporcionar aos alunos do 5º ano a oportunidade de consolidar e aplicar seus conhecimentos sobre ortografia, pontuação e coesão pronominal de maneira dinâmica e significativa. Através do desenvolvimento e participação em um jogo de tabuleiro temático, os estudantes irão enfrentar desafios que exigem atenção às regras ortográficas, uso adequado de pronomes, além de compreender e aplicar articuladores de sentido para garantir a coesão textual. Esses objetivos almejam fortalecer a capacidade de escrita e análise textual dos alunos, desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade, e promover uma maior engajamento com o conteúdo de Língua Portuguesa.

  • Consolidar conhecimentos de ortografia e pontuação.
  • Aplicar de forma prática o uso de pronomes e articuladores de sentido para garantir coesão textual.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e criatividade durante a concepção e jogabilidade do tabuleiro.
  • Promover um aprendizado mais significativo e engajador de Língua Portuguesa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05LP14: Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto).
  • EF05LP26: Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.
  • EF05LP27: Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.

Conteúdo Programático

A atividade abordará essencialmente conceitos fundamentais de ortografia, pontuação, coesão pronominal e uso de articuladores de sentido. Considerando esses eixos, os estudantes serão encorajados a explorar as normas da língua portuguesa de forma contextualizada, integrando-as ao jogo de maneira que a aprendizagem aconteça de forma lúdica, mas ainda assim profundamente vinculada aos conteúdos programáticos do 5º ano do Ensino Fundamental.

  • Regras de ortografia comuns ao 5º ano do Ensino Fundamental.
  • Uso de pontuação: ponto final, vírgulas em enumerações, dois-pontos.
  • Coesão pronominal: identificação e correto uso de pronomes.
  • Articuladores de sentido: tempo, causa, oposição, conclusão, comparação.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade inspira-se nas abordagens Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão inicialmente guiados através de uma fase de inspiração e concepção, onde irão projetar as regras, desafios e o layout do tabuleiro de jogo em grupos. Esta etapa promove a criatividade e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Posteriormente, na fase de jogabilidade, os grupos se desafiarão mutuamente, colocando em prática seus conhecimentos em ortografia, pontuação e coesão, de forma que a aprendizagem seja consolidada de maneira dinâmica e divertida.

  • Design colaborativo do jogo de tabuleiro em grupos.
  • Desafios de aplicação prática de conhecimentos linguísticos no jogo.
  • Feedback imediato através da correção dos desafios pelos pares.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e divididos em grupos para o início do design do jogo. A segunda aula será dedicada à finalização dos jogos e à realização dos desafios propostos pelos grupos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início do desenvolvimento dos jogos de tabuleiro.
  • Aula 2: Finalização dos jogos de tabuleiro e realização dos desafios.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, criatividade, e precisão linguística dos alunos durante as duas etapas da atividade. Cada grupo receberá um feedback construtivo sobre as regras ortográficas, uso de pronomes e articuladores de sentido em suas criações. Além disso, será observada a habilidade de trabalhar em equipe e a aplicação prática dos conhecimentos linguísticos durante o jogo. A avaliação também levará em conta o esforço e a dedicação dos grupos na construção e no design de seus jogos de tabuleiro, bem como na sua capacidade de resolver os desafios propostos por outros grupos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples como papel cartão ou cartolina para a confecção dos tabuleiros, canetas coloridas, marcadores ou lápis de cor para a decoração e elaboração das questões, e peões ou outro tipo de marcador para os jogadores. O professor também pode acrescentar um dado por grupo para movimentação no tabuleiro, dependendo da mecânica do jogo criado pelos alunos.

  • Papel cartão ou cartolina para os tabuleiros.
  • Canetas coloridas, marcadores ou lápis de cor.
  • Peões ou marcadores para os jogadores.
  • Dados (opcional).

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