Caça ao Tesouro Informativo

Desenvolvida por: Valéri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e compreensão de textos jornalísticos

A atividade 'Caça ao Tesouro Informativo' propõe um desafio estimulante aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental: encontrar informações explícitas em diversos textos jornalísticos. O professor organizará uma coleção variada de materiais jornalísticos, desde artigos a reportagens, e elaborará uma lista de informações para serem descobertas pelos estudantes. Estes, trabalhando individualmente ou em pequenos grupos, se dedicarão à leitura atenta desses textos, com o objetivo de localizar as informações requeridas. Tal tarefa não só fomenta a leitura detalhada e a compreensão textual, mas também promove a síntese de informações, uma vez que os alunos serão solicitados a redigir breves parágrafos que resumam seus achados. Esta atividade é desenhada para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e engajador, estimulando a curiosidade e desenvolvendo habilidades críticas essenciais no manejo de informações diversas.

Objetivos de Aprendizagem

A 'Caça ao Tesouro Informativo' visa desenvolver habilidades fundamentais nos alunos, como leitura atenta e detalhada, localização e compreensão de informações explícitas, e capacidade de síntese e redação. Os objetivos específicos incluem promover a autonomia dos alunos na busca por informações, estimular a leitura crítica de textos de diferentes gêneros jornalísticos e fomentar a habilidade de resumir e transmitir informações de forma clara e concisa. Ao final da atividade, espera-se que os alunos estejam mais aptos a navegar por conteúdos variados, interpretando e selecionando informações pertinentes de maneira eficaz.

  • Desenvolver habilidades de leitura atenta e detalhada.
  • Localizar e compreender informações explícitas em textos.
  • Estimular a síntese de informações em resumos claros e concisos.
  • Promover a leitura crítica e a interpretação de textos jornalísticos.

Conteúdo Programático

Ao integrar a leitura e análise de textos jornalísticos no contexto escolar, esta atividade se alinha ao conteúdo programático de Língua Portuguesa, enfatizando competências de leitura, compreensão e produção textual. Os alunos serão introduzidos ao universo dos textos jornalísticos, explorando suas características, funções sociais e estruturas. A capacidade de identificar informações explícitas e implícitas e de construir sínteses coesas e coerentes será trabalhada de maneira prática, encorajando o pensamento analítico e a expressão precisa.

  • Leitura e interpretação de textos jornalísticos.
  • Características e finalidades dos textos jornalísticos.
  • Estratégias de leitura para localização de informações explícitas.
  • Práticas de redação: síntese e paráfrase.

Metodologia

A metodologia ativa é central nesta atividade, colocando os alunos no papel de protagonistas de seu aprendizado. Através de uma abordagem 'mão na massa', os alunos serão incentivados a explorar os textos jornalísticos com curiosidade e espírito investigativo, praticando a leitura crítica e a análise detalhada. A cooperação em pequenos grupos será estimulada para promover a troca de ideias e a construção colaborativa do conhecimento. Essa experiência prática, enriquecida por discussões em grupo e reflexões individuais, oferece um ambiente dinâmico e participativo, essencial para o desenvolvimento das habilidades propostas.

  • Exploração autônoma de textos jornalísticos.
  • Trabalho em pequenos grupos para estimular a cooperação.
  • Discussões em grupo para compartilhamento de estratégias de leitura.
  • Redação de parágrafos sintetizados baseados nas informações coletadas.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução dos objetivos e a exploração inicial dos textos. Na segunda aula, os alunos continuarão a busca pelas informações e trabalharão na síntese das mesmas em parágrafos concisos.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, formação dos grupos e início da exploração dos textos.
  • Aula 2: Continuação da busca por informações e redação dos parágrafos de síntese.

Avaliação

A avaliação será baseada na capacidade dos alunos de localizar as informações explícitas solicitadas e na qualidade dos parágrafos de síntese produzidos. Será considerada a clareza da expressão escrita, a precisão das informações resumidas e o engajamento durante as atividades em grupo. A participação ativa, o trabalho cooperativo e a capacidade de discussão e reflexão também serão critérios avaliados. Para tornar o processo avaliativo mais dinâmico, poderão ser realizadas apresentações dos resultados encontrados pelos grupos, permitindo uma interação construtiva e a troca de feedback entre alunos e professor.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem uma coletânea de textos jornalísticos variados, tanto impressos quanto digitais, acesso à internet para pesquisa (caso alguns textos sejam selecionados online) e materiais para anotação e escrita (cadernos, canetas). Também pode ser útil o uso de quadro branco ou flip chart para as discussões em grupo e síntese das informações por parte do professor.

  • Textos jornalísticos impressos e digitais.
  • Acesso à internet para pesquisa adicional.
  • Materiais para anotação e escrita.
  • Quadro branco ou flip chart para discussões.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo