Esta atividade se propõe a criar um campeonato envolvente de leitura em voz alta, onde os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de ler trechos selecionados de diversos textos. Após a leitura, os alunos se tornarão juízes, formulando e respondendo perguntas acerca do texto lido, estimulando assim nao apenas a fluência e expressividade na leitura, mas também a escuta ativa, a compreensão textual e o pensamento crítico. Cada apresentação segue critérios pré-definidos que incluem entonação, pausas, ritmo e volume, permitindo aos alunos desenvolver habilidades de comunicação eficaz. Durante o evento, haverá um espaço para perguntas e respostas, garantindo que o entendimento da leitura seja abrangente e detalhado. Este torneio de leitura vai além do desenvolvimento de habilidades linguísticas, pois fomenta a capacidade de argumentação, a criatividade, e promove a valorização da literatura como fonte de conhecimento e prazer.
O principal objetivo dessa atividade é aprimorar a fluência de leitura dos alunos, desenvolver habilidades de oralidade e promover a interação e respeito mútuo entre os estudantes. Além disso, visa a estimulação do senso crítico através da habilidade de formular e responder perguntas pertinentes relacionadas aos textos lidos, melhorando assim a compreensão textual. Queremos, com esse campeonato, transformar a leitura numa prática mais atraente e dinâmica, garantindo que cada aluno perceba a importância da leitura para o desenvolvimento pessoal e acadêmico.
O conteúdo desta atividade está fundamentado na prática da leitura e interpretação textual, articulando competências linguísticas, como a oralidade e a escuta, dentro de um contexto lúdico e participativo. Destaca-se também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, respeito aos colegas e a capacidade de ouvir e processar informações de forma crítica, essenciais para a formação integral dos alunos.
A metodologia ativa será empregada através da Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente os alunos preparar-se-ão em casa, lendo os textos designados (Sala de Aula Invertida). Posteriormente, em sala, participarão de Rodas de Debate, onde defenderão suas ideias e interpretações acerca dos textos lidos. Durante o campeonato, princípios da Aprendizagem Baseada em Jogos serão utilizados para criar um ambiente dinâmico e participativo, onde os alunos poderão vivenciar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos de forma lúdica.
A atividade terá duração de 1 hora, dividida em uma única aula. Este período contemplará uma breve introdução sobre os objetivos do campeonato, realização das leituras, sessão de perguntas e respostas e, por fim, uma reflexão coletiva sobre a experiência vivenciada.
A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, levando em conta a participação, o engajamento e a qualidade das leituras e das perguntas formuladas pelos alunos. Aspectos como fluência, expressividade, compreensão textual e habilidade de escuta serão considerados. Para incentivar a melhoria contínua, receberão feedback construtivo, tanto dos colegas quanto do professor. Exemplos de critérios de avaliação incluem: clareza na leitura, uso de entonação, respostas adequadas às perguntas, entre outros. Este processo foca no desenvolvimento pessoal e no aprendizado colaborativo.
Para a realização efetiva do campeonato serão necessários textos selecionados de diferentes gêneros literários adequados à faixa etária, critérios de avaliação claramente definidos, um ambiente apropriado para a apresentação e participação de todos os alunos, além de materiais para registro das observações e feedbacks. A escolha de textos diversificados visa a garantia de inclusão de interesses variados e a promoção da equidade no acesso aos diferentes tipos de literatura.
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