Campeonato de Leitores Ágeis

Desenvolvida por: Chana … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e Oralidade

Esta atividade se propõe a criar um campeonato envolvente de leitura em voz alta, onde os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de ler trechos selecionados de diversos textos. Após a leitura, os alunos se tornarão juízes, formulando e respondendo perguntas acerca do texto lido, estimulando assim nao apenas a fluência e expressividade na leitura, mas também a escuta ativa, a compreensão textual e o pensamento crítico. Cada apresentação segue critérios pré-definidos que incluem entonação, pausas, ritmo e volume, permitindo aos alunos desenvolver habilidades de comunicação eficaz. Durante o evento, haverá um espaço para perguntas e respostas, garantindo que o entendimento da leitura seja abrangente e detalhado. Este torneio de leitura vai além do desenvolvimento de habilidades linguísticas, pois fomenta a capacidade de argumentação, a criatividade, e promove a valorização da literatura como fonte de conhecimento e prazer.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é aprimorar a fluência de leitura dos alunos, desenvolver habilidades de oralidade e promover a interação e respeito mútuo entre os estudantes. Além disso, visa a estimulação do senso crítico através da habilidade de formular e responder perguntas pertinentes relacionadas aos textos lidos, melhorando assim a compreensão textual. Queremos, com esse campeonato, transformar a leitura numa prática mais atraente e dinâmica, garantindo que cada aluno perceba a importância da leitura para o desenvolvimento pessoal e acadêmico.

  • Desenvolver a fluência e expressão na leitura em voz alta.
  • Estimular a compreensão leitora e a capacidade analítica.
  • Promover a escuta ativa e o respeito mútuo entre os colegas.
  • Potencializar a habilidade de argumentar e questionar de forma construtiva.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade está fundamentado na prática da leitura e interpretação textual, articulando competências linguísticas, como a oralidade e a escuta, dentro de um contexto lúdico e participativo. Destaca-se também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, respeito aos colegas e a capacidade de ouvir e processar informações de forma crítica, essenciais para a formação integral dos alunos.

  • Leitura em voz alta
  • Interpretação textual
  • Expressividade e técnicas de oratória
  • Formação de perguntas e respostas

Metodologia

A metodologia ativa será empregada através da Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente os alunos preparar-se-ão em casa, lendo os textos designados (Sala de Aula Invertida). Posteriormente, em sala, participarão de Rodas de Debate, onde defenderão suas ideias e interpretações acerca dos textos lidos. Durante o campeonato, princípios da Aprendizagem Baseada em Jogos serão utilizados para criar um ambiente dinâmico e participativo, onde os alunos poderão vivenciar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos de forma lúdica.

  • Roda de Debate
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração de 1 hora, dividida em uma única aula. Este período contemplará uma breve introdução sobre os objetivos do campeonato, realização das leituras, sessão de perguntas e respostas e, por fim, uma reflexão coletiva sobre a experiência vivenciada.

  • Introdução ao campeonato e objetivos (10 minutos)
  • Leituras em voz alta pelos alunos (20 minutos)
  • Sessão de perguntas e respostas (20 minutos)
  • Reflexão e feedback coletivo (10 minutos)

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, levando em conta a participação, o engajamento e a qualidade das leituras e das perguntas formuladas pelos alunos. Aspectos como fluência, expressividade, compreensão textual e habilidade de escuta serão considerados. Para incentivar a melhoria contínua, receberão feedback construtivo, tanto dos colegas quanto do professor. Exemplos de critérios de avaliação incluem: clareza na leitura, uso de entonação, respostas adequadas às perguntas, entre outros. Este processo foca no desenvolvimento pessoal e no aprendizado colaborativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização efetiva do campeonato serão necessários textos selecionados de diferentes gêneros literários adequados à faixa etária, critérios de avaliação claramente definidos, um ambiente apropriado para a apresentação e participação de todos os alunos, além de materiais para registro das observações e feedbacks. A escolha de textos diversificados visa a garantia de inclusão de interesses variados e a promoção da equidade no acesso aos diferentes tipos de literatura.

  • Textos selecionados
  • Critérios de avaliação
  • Ambiente de apresentação
  • Materiais de registro e feedback

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo