Cine Debate Literário

Desenvolvida por: Patric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Texto e imagem: intertextualidade entre literatura e cinema

A atividade 'Cine Debate Literário' propõe transformar a sala de aula em um ambiente cinematográfico, onde os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de assistir a curtas-metragens baseados em obras literárias apropriadas para sua faixa etária. Esta experiência visa proporcionar uma compreensão mais aprofundada e crítica sobre as narrativas, estimulando os alunos a fazerem conexões entre os textos lidos e o conteúdo visual apresentado. Após a exibição dos filmes, a classe participará de uma roda de debate, momento no qual poderão compartilhar suas interpretações, realizar inferências e expressar antecipações relacionadas às obras, estabelecendo comparações entre os textos originais e suas adaptações cinematográficas. O objetivo é desenvolver habilidades de compreensão e produção oral, ao mesmo tempo em que se estimula a análise crítica e a capacidade de relacionar distintas formas de arte, explorando os elementos narrativos presentes tanto nos textos quanto nos vídeos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover uma experiência educativa rica e envolvente que permita aos alunos desenvolverem habilidades de leitura compreensiva e análise crítica de obras literárias e suas adaptações cinematográficas. Deseja-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de realizar conexões entre diferentes mídias, identificando semelhanças e diferenças na forma como as histórias são contadas e interpretadas. Será estimulada a habilidade de ouvir atentamente e expressar opiniões de forma clara durante as discussões, encorajando a construção coletiva do conhecimento através da interação social. Outro objetivo fundamental é fomentar o respeito pelas diferentes interpretações e pontos de vista, contribuindo para a formação de alunos reflexivos e críticos.

  • Desenvolver habilidades de compreensão leitora e produção oral.
  • Estimular a análise crítica sobre elementos narrativos.
  • Promover a interação entre diferentes formas de arte.
  • Fomentar o respeito por diferentes interpretações e pontos de vista.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF35LP01: Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

Conteúdo Programático

A presente atividade busca apresentar aos alunos o conceito de intertextualidade, explorando as relações existentes entre obras literárias e suas adaptações para o cinema. Abordando desde a análise de elementos narrativos fundamentais, como personagens, enredo, e contexto, até a discussão sobre as maneiras com que cada meio de comunicação influencia a interpretação das histórias. A atividade pretende também, por meio da participação ativa dos alunos em rodas de debate, desenvolver sua capacidade argumentativa e de expressão oral, valorizando o raciocínio crítico e a interação social como ferramentas de aprendizado.

  • Intertextualidade entre literatura e cinema.
  • Análise de elementos narrativos em textos e filmes.
  • Desenvolvimento da capacidade argumentativa e de expressão oral.

Metodologia

A metodologia da atividade envolve a exibição de curtas-metragens selecionados, seguida por rodas de debate onde os alunos serão encorajados a discutir suas impressões sobre as obras. Esta abordagem prática e interativa visa promover um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde os estudantes possam compartilhar e construir conhecimentos de forma coletiva. Serão utilizadas técnicas de discussão em grupo e questionamento socrático para estimular o pensamento crítico e a articulação de ideias, procurando sempre vincular os conteúdos abordados com as experiências pessoais dos alunos e com outros conhecimentos prévios.

  • Exibição de curtas-metragens baseados em obras literárias.
  • Roda de debate para discussão e compartilhamento de ideias.
  • Técnicas de discussão em grupo e questionamento socrático.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira sessão, será feita a introdução dos objetivos e a exibição dos curtas-metragens selecionados. A segunda sessão será dedicada integralmente à roda de debate, onde os alunos terão a oportunidade de expressar suas opiniões e realizar análises comparativas entre os textos lidos e os filmes assistidos.

  • Aula 1: Introdução e exibição dos curtas-metragens.
  • Aula 2: Roda de debate.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando-se a participação dos alunos nas discussões e sua capacidade de desenvolver argumentos coerentes e fundamentados. A atenção também será dada à habilidade de ouvir e respeitar as opiniões alheias, valorizando a diversidade de interpretações. Serão avaliadas ainda, a expressão oral e a capacidade de estabelecer ligações entre os textos literários e suas adaptações cinematográficas, demonstrando compreensão crítica das obras.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários um projetor (ou TV), acesso a uma seleção de curtas-metragens baseados em obras literárias apropriadas para o nível de ensino dos alunos, cópias dos textos literários correspondentes para consulta, papel e caneta para anotações e um espaço apropriado para realizar a roda de debate de forma confortável e inclusiva.

  • Projetor (ou TV) para exibição dos filmes.
  • Acesso a curtas-metragens selecionados.
  • Cópias dos textos literários correspondentes.
  • Material para anotação (papel e caneta).
  • Espaço adequado para a roda de debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo