Criação do Feitiço Gramatical

Desenvolvida por: Meliss… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gramática e Textualidade

A atividade 'Criação do Feitiço Gramatical' é uma proposta lúdica para o aprendizado de regras gramaticais e estruturais textuais. Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos e desafiados a inventar feitiços que, ao serem 'lançados', exijam dos grupos adversários a escrita de parágrafos que sigam a estrutura ou regra gramatical imposta pelo feitiço. Esta metodologia ativa, chamada Aprendizagem Baseada em Jogos, utiliza a gamificação como ferramenta pedagógica para estimular a participação ativa dos alunos, promovendo a compreensão e prática da normativa da língua de maneira colaborativa e divertida. Ao final da atividade, os feitiços criados e os parágrafos resultantes serão compartilhados com toda a turma. Essa etapa permitirá a edição conjunta dos textos, sob as orientações do professor, visando aprimorar as habilidades de escrita, revisão e edição textual dos alunos, em um ambiente que encoraja o pensamento crítico e a criatividade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é envolver os alunos do 5º ano em um processo ativo de aprendizado das regras gramaticais e estruturais da língua portuguesa, de forma a estimular o desenvolvimento da escrita criativa, da capacidade de análise e revisão textual. Busca-se, assim, promover o letramento e aprofundar o conhecimento sobre as normas gráficas e características dos textos, por meio da prática colaborativa e do incentivo à criatividade no uso da língua.

  • Compreender e aplicar as regras gramaticais e estruturas textuais de maneira criativa.
  • Estimular a escrita criativa e a construção coletiva do conhecimento.
  • Desenvolver habilidades de revisão e edição de textos em ambiente colaborativo.
  • Incentivar o uso da criatividade e do pensamento crítico na resolução de desafios.
  • Promover o letramento por meio da prática e análise textual.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF15LP07
  • description": "Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital." }, { "code": EF35LP09
  • description": Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

Conteúdo Programático

A atividade permitirá aos alunos explorar diferentes aspectos da gramática e estrutura textual, envolvendo-se profundamente com as normas que regem a escrita da língua portuguesa. Ao trabalharem em grupos para criar e responder aos desafios propostos pelos feitiços gramaticais, os estudantes terão a oportunidade de aplicar as regras em um contexto significativo e lúdico, facilitando a compreensão e memorização das mesmas.

  • Regras gramaticais e sua aplicação
  • Estrutura textual e paragrafação
  • Criação e revisão textual coletiva
  • Gêneros textuais e suas características

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão motivados a explorar a gramática e estruturas textuais de forma ativa e engajada. Eles serão divididos em grupos para aumentar a colaboração e a troca de conhecimentos. Cada grupo criará feitiços que desafiarão os demais a escreverem parágrafos seguindo determinadas regras gramaticais. Esta abordagem promove não só a aprendizagem efetiva, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e de trabalho em equipe.

  • Formação de grupos para trabalho colaborativo
  • Desenvolvimento de feitiços gramaticais como desafio
  • Escrita criativa sob regras específicas
  • Revisão e edição colaborativa dos textos produzidos
  • Apresentação e compartilhamento dos resultados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade e formação dos grupos, seguida pela criação dos feitiços e planejamento da escrita. Na segunda aula, os grupos lançarão seus feitiços, realizarão a escrita criativa e promoverão a revisão e edição colaborativa dos textos.

  • Aula 1: Introdução e criação dos feitiços
  • Aula 2: Lançamento dos feitiços, escrita e revisão colaborativa

Avaliação

A avaliação se dará tanto pelo engajamento dos alunos na criação dos feitiços e na escrita dos parágrafos quanto pela sua capacidade de revisão e edição dos textos. Será dada especial atenção à originalidade das ideias, ao respeito às regras gramaticais propostas e à qualidade da colaboração entre os alunos. A participação ativa, a criatividade e o esforço para aprimorar os textos serão os principais critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como papéis, canetas e o quadro branco. Recursos digitais, como projetores e computadores, podem ser utilizados para a apresentação dos feitiços e dos parágrafos escritos, bem como para facilitar a revisão e edição conjunta dos textos.

  • Papel e caneta para cada aluno
  • Quadro branco e marcadores
  • Computadores ou tablets (se disponível)
  • Projetor para apresentações (se disponível)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo