Criadores de Aventuras

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de texto e criatividade

Nesta atividade intitulada Criadores de Aventuras, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão o desafio de unir criatividade, trabalho em equipe e habilidades de escrita para desenvolver jogos de tabuleiro originais, focados em aventuras e desafios. O principal objetivo é que os alunos planejem e criem, em grupos, um jogo que inclua regras claras, objetivos definidos, desafios a serem superados e critérios de vitória, promovendo assim a capacidade de escrita autônoma e compartilhada. Os alunos receberão suporte preliminar por meio de um vídeo que detalha o processo de criação de um jogo de tabuleiro, abordando desde a concepção da ideia até a execução final, incluindo exemplos de mecânicas possíveis. Após a fase de planejamento e criação, cada grupo apresentará sua invenção, articulando as regras e a mecânica de jogabilidade perante a classe. Essa atividade objetiva não só o desenvolvimento da escrita e da comunicação, mas também estimula a imaginação, a cooperação entre os alunos e a aplicação prática de conteúdos aprendidos em sala de aula.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é fomentar o desenvolvimento de diversas habilidades fundamentais para os alunos. Espera-se que, ao longo do processo, os participantes aprimorem sua capacidade de trabalhar em equipe, essencial para a organização coletiva e a divisão de tarefas durante a criação dos jogos. A habilidade de escrita autônoma e compartilhada será exercitada na medida em que os alunos precisarão planejar e redigir as regras de seus jogos de tabuleiro, um exercício valioso para a aplicação prática de conceitos gramaticais e de coesão textual. Além disso, espera-se que a atividade estimule a criatividade dos alunos, permitindo-lhes explorar novas ideias e formas de expressão. A capacidade de comunicação também será desenvolvida, já que cada grupo terá que apresentar e explicar sua criação para a turma.

  • Fortalecer a habilidade de trabalho em equipe
  • Desenvolver a escrita autônoma e compartilhada
  • Estimular a criatividade
  • Aprimorar a capacidade de comunicação
  • Aplicar na prática conhecimentos da língua portuguesa

Conteúdo Programático

A atividade Criadores de Aventuras é fundamentada no desenvolvimento de habilidades linguísticas e sociais. Os alunos terão a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos de língua portuguesa na criação de textos instrucionais, ao mesmo tempo em que exercitam a oralidade e a escuta ativa. O planejamento e a execução do jogo de tabuleiro propiciam uma imersão em situações práticas de negociação, decisão e expressão criativa. A dinâmica de apresentação dos jogos serve como um cenário autêntico para a prática da oratória, estimulando assim, de forma integrada, o desenvolvimento linguístico e interacional dos estudantes.

  • Redação de textos instrucionais
  • Elementos de um jogo de tabuleiro
  • Expressão oral e escrita
  • Trabalho em equipe e divisão de tarefas
  • Apresentação de projetos

Metodologia

A atividade será realizada sob a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão primeiro o contato com o conteúdo sobre criação de jogos de tabuleiro através de um vídeo explicativo como preparação prévia. Na sala de aula, as discussões e o trabalho em equipe serão centrados na aplicação do conhecimento adquirido para a concepção de seus próprios jogos, promovendo um ambiente de Aprendizagem Baseada em Jogos. Este enfoque metodológico permite que o aluno seja o protagonista de seu aprendizado, favorecendo a autonomia, a participação ativa e o engajamento no processo de criação e desenvolvimento das regras e desafios dos jogos.

  • Preparação prévia com vídeo explicativo
  • Discussões em grupo para planejamento do jogo
  • Elaboração do jogo de tabuleiro
  • Apresentação e explicação do jogo criado
  • Feedback coletivo e melhorias

Aulas e Sequências Didáticas

O projeto Criadores de Aventuras será realizado em uma única sessão de 120 minutos.

  • Aula 1 da atividade: Introdução e briefing do projeto (20 min), Planejamento e criação dos jogos de tabuleiro em grupos (60 min), Apresentações das criações e feedback coletivo (40 min)

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, baseando-se na participação ativa dos alunos durante todo o processo. Observar-se-á a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo, a criatividade na construção dos desafios e na estética do jogo, a clareza e a coesão na redação das regras, e a eficiência na comunicação durante a apresentação do jogo. A avaliação levará em conta também os aspectos de cooperação, resolução de problemas e a aplicação dos conhecimentos prévios. Será valorizado o esforço individual e coletivo no cumprimento das etapas propostas, bem como a capacidade de acolhimento e integração de feedbacks para possíveis melhorias no jogo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários alguns materiais básicos e recursos educacionais. O vídeo explicativo serve como um recurso inicial para introduzir os alunos ao mundo da criação de jogos de tabuleiro, oferecendo uma base sólida para a construção de suas próprias ideias. Materiais como papel cartão, canetas hidrocor, lápis, borrachas, réguas, dados e peões serão essenciais para a prototipagem dos jogos. Além disso, o acesso a computadores ou tablets pode ser útil para a pesquisa de elementos que possam inspirar a criação dos jogos.

  • Vídeo explicativo sobre criação de jogos de tabuleiro
  • Papel cartão para o tabuleiro
  • Canetas hidrocor, lápis, borrachas e réguas para desenho
  • Dados e peões para os jogadores
  • Computadores ou tablets para pesquisa

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