Criando Meu Futuro

Desenvolvida por: Raissa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Orientação Profissional
Temática: Carreiras e Profissões

Nesta atividade denominada 'Criando Meu Futuro', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão motivados a refletir e explorar sobre o universo profissional que desejam ingressar no futuro. Começarão com uma pesquisa individual sobre a profissão de interesse, investigando como ela era exercida no passado e como é praticada nos dias de hoje, focando em mudanças tecnológicas, sociais e educacionais que influenciaram sua evolução. Com base nessa pesquisa, os estudantes elaborarão um texto criativo narrando um dia na vida de um profissional dessa área no presente e imaginando os possíveis avanços e mudanças que acontecerão no futuro, aproveitando para exercitar a criatividade e a análise crítica. Após a produção textual, realizarão uma roda de debate onde cada aluno terá a oportunidade de apresentar sua profissão estudada, seguido por uma sessão de perguntas dos colegas, desenvolvendo assim habilidades de pesquisa, escrita criativa, oratória e escuta ativa. Essa dinâmica visa não apenas ampliar o conhecimento sobre diversas carreiras mas também facilitar o desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades discursivas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo estimular nos alunos a curiosidade e a reflexão sobre o futuro profissional, utilizando a pesquisa histórica e a criatividade na escrita para explorar as transformações nas profissões ao longo do tempo. Deseja-se que, ao final, os alunos sejam capazes de identificar e analisar mudanças nas carreiras interessadas, compreender a importância da evolução tecnológica e social na transformação das profissões, desenvolver habilidades de escrita criativa e argumentação, aprimorar a capacidade de comunicação em público e fomentar o respeito pelas diversas carreiras e escolhas profissionais dos colegas.

  • Explorar a evolução histórica de diversas profissões
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações
  • Exercitar a escrita criativa com foco em narrativas futurísticas
  • Aprimorar habilidades de comunicação oral e escuta ativa
  • Promover o respeito pelas escolhas e interesses profissionais dos colegas

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF05LP12
  • description": Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nesta atividade engloba a compreensão da temporalidade e transformações das profissões, considerando as influências tecnológicas, sociais e educacionais. Ao mesmo tempo, explora-se a prática da escrita criativa, enfatizando a narrativa de eventos presentes e futuros, e promove-se o desenvolvimento de competências discursivas através de debates orientados.

  • Evolução das profissões ao longo da história
  • Impacto das mudanças tecnológicas nas profissões
  • Técnicas de escrita criativa
  • Prática de debate e oratória

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada por meio de uma roda de debate, incentivando os alunos a apresentarem suas pesquisas e ideias, promovendo um ambiente de troca de informações e opiniões. Antes, passarão pelo processo de pesquisa e escrita, recebendo orientações sobre como buscar informações fidedignas e criar narrativas envolventes. Este método visa estimular a participação ativa dos estudantes, a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades comunicativas.

  • Pesquisa dirigida sobre profissões
  • Escrita criativa de textos sobre o futuro das profissões
  • Roda de debate para apresentação e discussão das profissões pesquisadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de três aulas de 40 minutos, distribuídas em uma semana. Primeiramente, haverá a pesquisa e planejamento para a escrita. Em seguida, os alunos concentrar-se-ão na elaboração dos textos. Por fim, a roda de debate será realizada, onde os resultados da pesquisa e as narrativas criadas serão compartilhados.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início da pesquisa sobre as profissões
  • Aula 2: Continuação da pesquisa e escrita do texto sobre a profissão escolhida
  • Aula 3: Roda de debate para apresentação dos trabalhos e discussão

Avaliação

A avaliação será realizada considerando a participação e envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade, desde a pesquisa inicial até a participação na roda de debates. A qualidade da pesquisa e a criatividade no texto escrito serão avaliadas, bem como a habilidade de apresentar suas ideias de forma clara e construtiva durante o debate. Os critérios específicos incluirão a precisão das informações históricas, originalidade e coerência na escrita criativa, além da habilidade de argumentação e respeito pelas opiniões alheias durante os debates.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, materiais para anotação e escrita, e um espaço adequado para a realização da roda de debate. Recomenda-se o uso de livros, artigos online, vídeos e documentos relacionados às profissões estudadas, além de softwares de edição de texto para a redação dos trabalhos.

  • Acesso à Internet para pesquisa
  • Materiais de escrita (papel, lápis, borracha)
  • Livros e artigos sobre profissões
  • Software de edição de texto
  • Espaço físico adequado para a roda de debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo