Descobrindo o Mistério dos Poemas Visuais

Desenvolvida por: Rosang… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poemas Visuais e Concretos

Esta atividade didática é direcionada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de explorar o conceito e a prática dos poemas visuais e concretos. A atividade inicia com uma apresentação teórica sobre a origem e as características dos poemas visuais e concretos, abordando como esses exploram a disposição das palavras e elementos visuais para transmitir sentimentos e mensagens. Em seguida, os alunos, organizados em pequenos grupos, receberão cópias de diversos poemas visuais e concretos para análise e discussão sobre suas interpretações pessoais em relação aos textos selecionados, explorando como a forma influencia o conteúdo. Esta fase permitirá aos estudantes compartilhar percepções e desenvolver um entendimento mais aprofundado do tema. A atividade culmina na criação individual de poemas visuais e concretos, utilizando papel, canetas coloridas, e recortes de revistas, incentivando a expressão artística e a reflexão sobre a interação entre forma e significado na literatura. Este projeto visa não só a compreensão da poesia visual como forma de comunicação artística, mas também desenvolver habilidades de análise, interpretação e criação literária nos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos dessa atividade se concentram em introduzir aos alunos as dinâmicas da poesia visual e concreta, destacando a importância da forma e do espaço na construção dos significados dos poemas. Através da análise e discussão de diversos poemas, pretende-se desenvolver habilidades críticas de interpretação e apreciação literária nos estudantes, bem como incentivá-los à expressão individual pela criação de seus próprios poemas visuais. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de entender e aplicar os princípios da poesia visual em suas produções, estimulando a criatividade e a sensibilidade artística no âmbito da literatura.

  • Explorar o conceito de poemas visuais e concretos.
  • Analisar como a disposição visual das palavras e imagens contribui para o significado do poema.
  • Desenvolver habilidades de interpretação e análise literária.
  • Estimular a criatividade e expressão individual na criação de poemas visuais.
  • Refletir sobre a importância da forma na construção de significados.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui o estudo de poemas visuais e concretos, enfatizando como elementos visuais e a disposição espacial das palavras no papel podem alterar e intensificar a interpretação de textos poéticos. Discutir-se-á a história e os principais autores da poesia visual, além de trabalhar com conceitos de linguística visual aplicados à literatura. Os alunos serão introduzidos aos processos de criação de poemas visuais, consolidando o aprendizado através da prática e da experimentação artística.

  • Introdução aos poemas visuais e concretos.
  • Análise de obras de autores renomados de poesia visual.
  • Elementos de linguística visual na literatura.
  • Práticas de criação de poemas visuais e concretos.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, o que permite uma interação direta dos alunos com o conteúdo de forma lúdica e interativa. Após uma introdução teórica, os alunos serão divididos em grupos para a análise e discussão dos poemas visuais, promovendo a colaboração e o compartilhamento de ideias. A criação dos poemas visuals será uma etapa individual, onde cada aluno poderá aplicar seu entendimento e criatividade. Feedbacks construtivos serão fornecidos, valorizando os processos de criação e reflexão.

  • Introdução teórica sobre poemas visuais.
  • Análise e discussão em grupo de poemas selecionados.
  • Atividade prática de criação de poemas visuais individuais.
  • Feedbacks construtivos sobre as criações dos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, concentraremos na introdução teórica e na análise e discussão dos poemas visuais em grupo. A segunda aula será dedicada à atividade prática de criação de poemas visuais pelos alunos, seguida de uma fase de compartilhamento e feedback das criações.

  • Aula 1: Introdução aos poemas visuais e análise em grupo.
  • Aula 2: Criação de poemas visuais e compartilhamento.

Avaliação

A avaliação será formativa e se dará por meio da participação ativa nas discussões em grupo, a profundidade das análises dos poemas visuais apresentados, e a criatividade e originalidade na criação dos poemas visuais próprios. Será valorizada a capacidade de reflexão sobre a forma e o conteúdo, bem como o empenho em explorar novas maneiras de expressão poética. Exemplos de critérios de avaliação incluem: clareza na comunicação de ideias durante as discussões, coesão e coerência na argumentação sobre interpretações, e originalidade na composição visual e textual dos poemas criados.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários incluem cópias de poemas visuais e concretos de diversos autores para análise, papel, canetas coloridas, lápis de cor, tesouras e cola para a criação dos poemas. Participará também o uso de revistas e jornais para recortes, além de recursos digitais como projetor ou lousa digital para a apresentação inicial do conteúdo.

  • Cópias de poemas visuais para análise.
  • Papel, canetas coloridas, lápis de cor.
  • Tesouras, cola, revistas e jornais para recortes.
  • Recursos digitais para apresentações teóricas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo