Detetives de Histórias

Desenvolvida por: Andres… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Compreensão leitora e produção textual

Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a desenvolver suas habilidades de compreensão leitora, organização de ideias e criatividade na escrita por meio de uma abordagem lúdica e colaborativa. Divididos em grupos, receberão envelopes misteriosos contendo pedaços de uma história. O desafio será montar a narrativa em uma sequência lógica, estimulando a discussão, o consenso e a habilidade de argumentação. Após determinar a ordem dos eventos, cada grupo apresentará sua versão da história para a turma. Em seguida, será proposto que escrevam uma continuação para a história, exercitando a criatividade e a capacidade de escrita. Esta atividade, baseada na metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, promove a aprendizagem ativa, onde os alunos são protagonistas do processo educacional, facilitando assim o desenvolvimento de competências importantes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é aprimorar a compreensão leitora dos alunos, permitindo que desenvolvam habilidades de análise crítica ao decidir a sequência lógica dos eventos da história. Além disso, busca-se fomentar a criatividade e a capacidade de produção textual ao incentivá-los a escrever uma continuação para a narrativa. Através do trabalho em grupo, os estudantes terão a oportunidade de melhorar suas habilidades de comunicação, colaboração e argumentação, fundamentais para o desenvolvimento do pensamento crítico.

  • Desenvolver a compreensão leitora.
  • Estimular a organização lógica de ideias.
  • Promover a criatividade na escrita.
  • Fomentar habilidades de comunicação e colaboração.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP03 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
  • EF35LP04 - Inferir uma informação implícita em um texto.
  • EF35LP26 - Planejar e produzir textos narrativos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF05LP15 - Empregar, de forma pertinente, recursos coesivos na organização textual.

Conteúdo Programático

Esta atividade pedagógica está inserida no contexto do ensino de Língua Portuguesa, especialmente voltada para o estudo da leitura, interpretação e produção textual. Os alunos praticarão a análise e montagem de narrativas, habilidades essenciais para a compreensão e produção de textos. Ao elaborar uma sequência lógica para os eventos de uma história e criar uma continuação para ela, os estudantes aplicarão conceitos de coesão e coerência textual, além de exercitarem a criatividade.

  • Compreensão leitora
  • Organização textual
  • Criação de narrativas

Metodologia

Adotaremos a Aprendizagem Baseada em Jogos como metodologia, onde os alunos trabalharão em grupos para solucionar um 'mistério' literário. Esta abordagem permite uma experiência imersiva e participativa, promovendo o engajamento dos estudantes. As discussões em grupo para determinar a sequência dos eventos da história e a escrita coletiva da continuação fomentarão o trabalho em equipe e a criatividade.

  • Trabalho em grupo
  • Montagem da sequência narrativa
  • Escrita criativa em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma aula de 90 minutos, divididas em etapas: apresentação da atividade (10 minutos), trabalho em grupo para montar a história (30 minutos), apresentação das histórias pelos grupos (20 minutos), elaboração da continuação (20 minutos) e leitura das continuações para a turma (10 minutos).

  • Aula 1 da atividade

Avaliação

A avaliação será formativa e processual, considerando a participação dos alunos, a habilidade de trabalhar em grupo, a sequência lógica apresentada na montagem da história e a criatividade na escrita da continuação. Feedbacks serão fornecidos após as apresentações de cada grupo, destacando pontos positivos e aspectos a melhorar. A capacidade de argumentação para defender a sequência escolhida e a originalidade da continuação escrita também serão critérios avaliativos. Exemplos de boas práticas serão compartilhados para inspirar outros alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem envelopes contendo os pedaços da história, papel e canetas para a escrita da continuação, além do espaço adequado para acomodar os grupos de trabalho. A disponibilização de dicionários ou acesso à internet pode auxiliar os alunos na compreensão de palavras desconhecidas e enriquecer a atividade.

  • Envelopes com pedaços da história
  • Papel e canetas
  • Espaço adequado para trabalho em grupo
  • Dicionários ou acesso à internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo