Detetives dos Porquês

Desenvolvida por: Renata… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Uso dos porquês

Nesta atividade prática e dinâmica, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental se transformam em detetives linguísticos na busca pelos diferentes usos dos porquês em um contexto de caça ao tesouro literário. Equipados com dicionários e uma lista de palavras com grafias irregulares, os estudantes receberão pistas que os guiarão pela escola em busca do tesouro escondido. Cada pista contará com um enigma que envolverá o correto uso de um dos porquês (por que, porque, por quê ou porquê), desafiando os alunos a aplicarem seus conhecimentos sobre a língua e a pensar criticamente sobre o contexto de uso de cada forma. Este plano estimula não somente o trabalho em equipe mas também a aplicação prática do conhecimento linguístico sobre irregularidades fonema-grafema.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade 'Detetives dos Porquês' é engajar os alunos na prática reflexiva sobre o uso e a grafia das diversas formas do termo 'porquê' em contextos variados, apoiando-se em conhecimentos prévios e novos adquiridos durante a atividade. Pretende-se, assim, desenvolver habilidades de pesquisa, interpretação de texto, raciocínio lógico, e trabalho em equipe. Este plano busca também fortalecer o uso do dicionário como recurso para esclarecer dúvidas linguísticas, incentivando a autonomia dos alunos em sua jornada de aprendizado.

  • Identificar e aplicar corretamente as diferentes formas do termo 'porquê' conforme o contexto.
  • Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e resolução de problemas.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a comunicação efetiva entre os alunos.
  • Incentivar o uso do dicionário e de recursos textuais para esclarecimento de dúvidas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP12: Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.
  • EF35LP13: Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.

Conteúdo Programático

A atividade Detetives dos Porquês cruza conhecimentos linguísticos com a prática da investigação, inserindo os alunos em um contexto lúdico de aprendizagem. A revisão das regras de uso dos porquês permite aos alunos consolidar seu entendimento sobre variações linguísticas em contextos diferentes, estimulando o reconhecimento e aplicação das regras gramaticais de maneira divertida e significativa. Complementarmente, o uso de dicionários ajuda a destacar a importância das fontes de consulta para a resolução de dúvidas, promovendo a autonomia nos estudos.

  • Revisão sobre o uso dos porquês.
  • Leitura e interpretação de textos.
  • Resolução de enigmas e problemas linguísticos.
  • Prática de trabalho em equipe.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade promove a imersão dos alunos no processo de descobrir, analisar e aplicar os conhecimentos sobre os usos dos porquês através de um jogo de caça ao tesouro. As pistas serão distribuídas pela escola, levando os alunos a se movimentarem fisicamente e incentivando a interação com os colegas e com o espaço ao seu redor. Educação ativa, como proposto aqui, estimula a participação direta do aluno, tornando o aprendizado mais significativo.

  • Caça ao tesouro com pistas envolvendo os porquês.
  • Trabalho em equipe para decifrar as pistas.
  • Uso de dicionários e consultas a materiais de apoio.
  • Discussão em grupo sobre as soluções encontradas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada uma revisão dos conteúdos relacionados aos porquês e a explicação da dinâmica do jogo. Na segunda aula, os alunos participarão efetivamente da caça ao tesouro, aplicando os conceitos aprendidos

  • Aula 1: Revisão sobre os porquês e explicação da dinâmica da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Realização da caça ao tesouro.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Detetives dos Porquês' será baseada na participação, engajamento e no desempenho dos alunos durante a caça ao tesouro, observando a capacidade de trabalhar em equipe, a aplicação correta do uso dos porquês nas respostas das pistas e a utilização adequada de recursos como o dicionário para esclarecimento de dúvidas. Será avaliada também a reflexão coletiva após a conclusão da atividade, onde os alunos partilharão suas experiências e aprendizados, permitindo uma autoavaliação e retroalimentação do conhecimento adquirido.

Materiais e ferramentas:

Para realizar a atividade, será necessário preparar dicionários, listas de palavras irregulares, pistas impressas envolvendo os diferentes usos dos porquês em contextos variados, e um 'tesouro' como recompensa final para o grupo vencedor. Além disso, o espaço físico da escola será integralmente utilizado para estimular a dinâmica e o aspecto investigativo da atividade.

  • Dicionários e listas de palavras irregulares.
  • Pistas impressas com enigmas sobre os porquês.
  • Recompensa ou 'tesouro' para os participantes.
  • Espaço físico da escola.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo